Política

RAINHA DA AXÉ SARAJANE ESTARÁ NO SHOW DE ABERTURA DO CARNAVAL DE SSA

Emabsa diz que está pronta para oferecer um bom serviço durante o Carnaval
Tasso Franco , Salvador | 21/02/2025 às 19:33
A rainha da Axé não poderia faltar
Foto: REP
      MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O Carnaval de Salvador 2025, que celebra os 40 anos do Axé Music, está pronto para ganhar as ruas: a Prefeitura lançou a programação nesta sexta-feira (21), na Senzala do Barro Preto, sede do bloco Afro Ilê Aiyê, no Curuzu. Serão mais de 700 atrações nos circuitos oficiais e 600 em palcos temáticos e nos bairros. 

   2. A abertura será no Campo Grande, em homenagem às quatro décadas do Axé Music. Vão se apresentar Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Claudia Leitte, Sarajane, Ricardo Chaves, Margareth Menezes, Xanddy Harmonia, Gilmelândia, Márcio Victor, Felipe Pezzoni e Serginho, todos de graça, no Trio 40 Anos de Axé. Além deles, participam os blocos Filhos de Gandhy, Muzenza, Olodum, Ilê Aiyê e Commanche do Pelô. O desfile será na quinta-feira (27), a partir das 15h30min.

   3. Para reforçar a folia no Centro, a Prefeitura vai levar grandes atrações em trios pipoca para o Circuito Osmar já a partir do sábado (1º). Por lá, vão se apresentar de graça Ivete Sangalo, BaianaSystem, Léo Santana, Claudia Leitte, Carlinhos Brown, Saulo, Timbalada e Thiago Aquino, entre outros artistas. O Circuito Dodô (Barra-Ondina) também será impulsionado por atrações pipoca como Psirico, Parangolé, Vina Calmon, Oh Polêmico, Lá Fúria entre outros.

   4. “Neste ano, já vamos ter um sábado com grandes atrações no Centro, para equilibrar melhor os públicos com a Barra-Ondina. No ano passado, no sábado, em algum momento os portais tiveram que ser fechados por conta da superlotação da Barra. Então, estamos começando com a força maior no Centro já no sábado, com artistas que mobilizam grandes públicos, que têm uma quantidade expressiva de fãs, para ter esse equilíbrio”, explicou Bruno Reis.
                                                                         ****
 
  5. Alegria, cultura e tradição. A TVE entra no ritmo da folia e realiza a maior transmissão do Carnaval que este ano homenageia os 40 anos do Axé Music. A TV pública vai exibir os seis dias do evento, com 65 horas de transmissão ao vivo, diretamente dos três principais circuitos da festa: Campo Grande, Barra-Ondina e Pelourinho. 

  6. O telespectador poderá assistir ao vivo pelo sinal digital da TVE e ainda pelo Youtube. A folia será retransmitida ainda para todo o País pela TV Brasil, e também para o exterior pela TV Brasil Internacional. 

  7. Além de mostrar os trios elétricos e artistas que arrastam multidões, a TVE também dará destaque aos blocos afro, afoxés, de índio, de samba e de reggae, reforçando a importância dessas manifestações para a cultura afro-brasileira. Entre os blocos estão Ilê Aiyê, Afoxé Filhos de Gandhy, Olodum, Malê Debalê e Cortejo Afro, Alvorada, Alerta Geral e muitos outros. 

   8. A TVE e a Rádio Educadora FM são as únicas emissoras de rádio e televisão a acompanharem a folia nos três circuitos, valorizando a diversidade e a riqueza musical do Carnaval baiano. Além da folia em Salvador, também serão exibidas reportagens sobre o Carnaval em diversas cidades do interior da Bahia.

  9.  Para esta grande operação, cerca de 350 profissionais estarão envolvidos, trabalhando para levar ao público toda a energia do trio elétrico, a vibração dos blocos, além de conteúdos especiais sobre a história das quatro décadas do gênero musical que surgiu na Bahia e virou uma referência nacional. Os apresentadores Ana Mametto, Naiara Oliveira, Vânia Dias, Jhonatã Gabriel, Raoni Oliveira e Sulivã Bispo ficarão responsáveis por trazer informações sobre a festa.

  10. A Rádio Educadora FM também preparou uma programação musical especial durante todos os dias, das 17h à 00h, com programas especiais e a transmissão ao vivo dos circuitos do Carnaval. A novidade este ano é a estreia de um programa semanal dedicado ao Axé Music, todos os domingos, a partir do dia 02 de março, às 14h. A homenagem ao gênero musical segue ao longo do ano com um rico repertório.  

Confira os horários de transmissão na TVE:

Quinta (27): 18h à 1h
Sexta (28): 17h à 1h
Sábado (01): 14h às 4h30
Domingo (02): 13h30 às 00h
Segunda (03): 13h às 00h
Terça (04): 13h às 00h
                                                                     *******
  11. Fevereiro em Salvador. Faltando pouco para o Carnaval, a Embasa está concluindo as vistorias nas redes e as instalações provisórias de água e esgoto nos circuitos da folia. Todo ano, nessa época, as equipes executam a Operação Carnaval com ações preventivas e corretivas para deixar tudo pronto e atender a estrutura montada para a festa. 

  12. Camarotes, trios elétricos e pontos de hidratação são exemplos de locais diretamente beneficiados com a empreitada pré-carnavalesca da Embasa. 

  13. Além dos três principais circuitos da cidade – Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande/Rua Chile) e Batatinha (Rua Chile/Rua da Ajuda/Praça da Sé) –, os técnicos também inspecionam e reforçam as redes dos circuitos Sérgio Bezerra (Farol da Barra/Cristo), Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina) e Orlando Tapajós (Clube Espanhol/Barra), palco dos movimentos Fuzuê e Furdunço que acontecem neste final de semana.

  14. Além das revisões nas ligações já existentes de água e esgoto, a Embasa realiza cerca de 200 ligações provisórias que serão utilizadas por postos das polícias Civil e Militar, Bombeiros, camarotes e banheiros, entre outras estruturas.

   15.  “A ação se estende aos bairros onde são montados palcos para a festa e no trecho entre o Curuzu e a avenida San Martin, juntamente com algumas ruas do bairro da Liberdade, onde acontece a saída do bloco Ilê Ayiê”, diz a diretora de Operação de Salvador e RMS, Joana Rolemberg. 

  16. Nos dias da folia, as equipes de plantão se revezam para manter os sistemas em plena operação e agir rapidamente em caso de manutenções emergenciais. “O trabalho da Embasa é constante e exige uma dedicação e um esforço que nem sempre são vistos, mas que são essenciais para que, a cada ano, o mundialmente conhecido Carnaval de Salvador encante mais baianos e turistas e seja a alegria da cidade”, reforça o presidente da Embasa, Gildeone Almeida.

   17. Inspeções noturnas – Iniciadas em novembro e vai até a véspera da festa, equipes especializadas em geofonamento percorrem mais de 15 quilômetros (Km) de redes, sempre durante a madrugada, para identificar a existência de possíveis vazamentos. 

  18. Também chamada de pesquisa acústica, esta técnica se baseia na avaliação do som da tubulação, que pode indicar que a água está escapando e reduzindo a pressão na rede distribuidora. As ruas Afonso Celso, Professor Lemos de Brito, Airosa Galvão Almirante Marques de Leão, Miguel Burnier, Carlos Gomes e as avenidas Oceânica e Sete de Setembro fazem parte dessa rota. 

   19. Lavagem da rede de esgoto - No mesmo período, de novembro a fevereiro, acontece também a lavagem de mais de 12 Km de redes de esgoto, incluindo aquelas existentes nas ruas da Mouraria, Gamboa de Cima, do Rosário, Augusto Viana, João das Botas, Sabino Silva, as avenidas Oceânica, Milton Santos, Sete de Setembro, Centenário, Leovigildo Filgueiras e o Largo Dois de Julho, entre outros locais. 

   20. Coleta de esgoto dos trios elétricos - Outra ação igualmente importante é a instalação de cestos nos poços de visita da rede de esgoto onde são lançados os dejetos dos sanitários dos trios elétricos. Em todos os circuitos com trios há pontos sinalizados para esse descarte, de acordo com as orientações da Vigilância Sanitária.

   21. Vistoria em hidrantes - Os hidrantes dos circuitos e adjacências também são vistoriados nas semanas que antecedem a festa. São aproximadamente 40 deles entre no Centro e Centro Histórico, Barra, Ondina, Graça, Corredor da Vitória e Garcia.

  22. Pontos de coleta de água: Durante o período festivo é intensificada a vistoria/manutenção dos pontos de coleta, visando o monitoramento da qualidade da água fornecida.

  23. Manutenção preventiva e plantão na folia - A Embasa realiza a operação e manutenção constantes dos sistemas de produção de água e de esgotamento sanitário, com melhorias operacionais e manutenções preventivas para garantir a regularidade dos serviços, com equipes de plantão trabalhando 24 horas para monitorar os sistemas de Salvador e região metropolitana, além de equipe específica atuando 24 horas nos circuitos.