Segunda-feira, 22, tem votação do 1º turno do Orçamento do Estado
Tasso Franco , Salvador |
18/12/2025 às 18:54
Galo Pena Marrom, de plantão na entrada da ALBA
Foto: BJÁ
Em almoço recente com os jornalistas credenciados na Assembleia Legislativa a presidente Ivana Bastos (PSD) estimou que encerraria os trabalhos no último dia 17, pelo menos estaria tudo acordado para isso, ou planejado com as pautas de votações encaminhadas.
Porém, o governador Jerônimo Rodrigues enviou o 23º pedido de autorização para empréstimos no valor de R$720 milhões, no apagar das luzes. E, como sempre, com pedido em regime de urgência.
Como a bancada da oposição resolveu mudar de estratégia depois de um encontro com ACM Neto mês passado, a estratégia atual é zero acordo com o governo e obstruir ao máximo as sessões dos projetos em urgência e que não são discutos nas comissões.
O resultado é que embolou o meio de campo, as últimas sessões terminaram nas madrugadas, e a presidente Ivana Bastos marcou para segunda-feira, 22, votar as pendências ainda na pauta (a indicação dos novos membros do TCE e a Lei de Diretrizes Orçamentárias). Isto é, o orçamento do estado para 2026 votação que são necessários dois turnos.
O primeiro turno se a oposição seguir com o propósito de obstrução votará na noite de segunda, 22 ou na madrugada de terça, 23, já com os sinos de Belém quase tocando. A propósito, o mascote da Casa Legislativa, o Galo Pena Marrom (vide foto) estaria de plantão esperando o convite para participar da missa do galo que acontece de 24 para 25 de dezmbro, na igreja do CAB.
Pelo que se pode observar o segundo turno da votação do Orçamento do Estado ao que tudo indica ficará para depois do Natal, entre 29 e /ou 30 de dezembro. Votado esse segundo turno, a ALBA entra em recesso parlamentar e volta em fevereiro de 2026 (TF)