Política

ASSEMBLEIA NACIONAL DA FRANÇA ESCOLHE QUEM VAI PRESIDIR A CASA

Com Le Monde informações
Tasso Franco , Salvador | 18/07/2024 às 11:07
Novos rumos para a França
Foto: Le Moinde
A 17ª legislatura da Quinta República abre-se numa situação sem precedentes, com uma Assembleia Nacional fragmentada. Seis candidatos estão na disputa: o cessante Yaël Braun-Pivet (Renascença), o comunista André Chassaigne, o centrista Charles de Courson, Philippe Juvin (La Droite Republicane), Sébastien Chenu (Reunião Nacional) e Naïma Moutchou (Horizontes). Sem dúvida serão necessárias três rodadas para decidir entre eles.

Após o seu discurso, José Gonzalez, que presidiu à abertura da legislatura, rodeado pelos seis secretários da sessão – os seis deputados mais jovens – confirmou os seis nomes dos candidatos que concorrem à primeira volta.

A sua “popularidade” poderia ser medida pelo medidor de aplausos medido no anúncio de cada nome: André Chassaigne, candidato conjunto do NFP, recebeu um grande número de aplausos de representantes eleitos à esquerda. O presidente cessante, o deputado macronista Yaël Braun-Pivet, também recebeu um certo apoio, tal como o deputado do RN, Sebastien Chenu.

O centrista Charles de Courson foi menos aplaudido, com algumas risadas surgindo no hemiciclo em reação. Os deputados se revezam para colocar seu voto secreto na tribuna. A letra F foi intitulada por sorteio, portanto foram os deputados cujo sobrenome começava com esta letra que abriram a votação. O reitor anunciou o encerramento desta votação em primeiro turno às 16h15.