Política

MAIS 53 REFÉNS E PRESOS PALESTINOS SÃO TROCADOS ENTRE HAMAS E ISRAEL

Com Le MOnde informações e o Ttimes of Israel
Tasso Franco ,  Salvador | 26/11/2023 às 19:05
Os 14 reféns libertados pelo Hamas
Foto: Times of Israel
      Quatorze reféns israelenses, incluindo dois com dupla nacionalidade, um americano e outro russo, bem como três tailandeses, foram libertados no domingo. Todos eles chegaram a Israel. Esta terceira ronda de libertações de reféns eleva para cinquenta e oito o número de reféns libertados desde o início da trégua acordada entre o Estado judeu e o Hamas.

As autoridades israelitas libertaram trinta e nove palestinianos, todos com menos de 19 anos, da prisão em troca dos dezassete reféns libertados pelo Hamas, observaram jornalistas da Agence France-Presse. Os autocarros saíram da prisão israelita de Ofer, na Cisjordânia ocupada, para onde os prisioneiros foram transferidos antes de serem libertados. Eles então chegaram a Beitunia.

Nenhum francês está entre os reféns libertados de sexta a domingo, mas “temos esperança” de que os reféns franceses sejam libertados, garantiu a ministra das Relações Exteriores da França, Catherine Colonna, à BFM-TV. “Eu sei que é uma espera cansativa. (…) Estamos trabalhando incansavelmente para a sua libertação”, acrescentou.
Joe Biden espera que a trégua de quatro dias possa continuar “além de amanhã”.

Majed Al-Ansari, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, anuncia sobre russos e três tailandeses fora do âmbito do acordo, que foram entregues à Cruz Vermelha. » Algumas fontes, como o jornal israelita Haaretz, afirmam que o refém russo também possui cidadania israelita.

Os militares israelitas afirmam que doze reféns foram entregues a uma das suas “unidades de elite e a uma força do Shin Bet [inteligência doméstica israelita]” perto da cerca da fronteira no centro da Faixa de Gaza. Outro refém foi enviado diretamente para o hospital e outros quatro foram levados para a passagem de Rafah, de onde serão transportados para Israel.

PALESTINOS BALEADOS NOS EUATrês jovens palestinos foram baleados e feridos na noite de sábado por um homem no estado americano de Vermont, anunciou a polícia local. Duas das vítimas estão em “estado estável”, enquanto a terceira “sofre ferimentos mais graves”, informou a polícia de Burlington num comunicado enviado à Agência France-Presse.

Com 20 anos, os jovens caminhavam “quando se viram confrontados por um homem branco armado” que “sem falar com eles, disparou pelo menos quatro tiros antes de aparentemente fugir a pé”, segundo o comunicado de imprensa.

“Neste momento, não há informações adicionais que sugiram o motivo do suspeito, como declarações ou comentários”, disse a polícia. Mas o chefe Jon Murad acredita que “neste momento, ninguém pode olhar para este ato sem suspeitar que foi um crime de ódio”. Durante o ataque, duas das vítimas usaram o tradicional keffiyeh, detalhou a polícia.

A guerra entre Israel e o Hamas está a causar fortes tensões em todo o país e levou a um aumento de actos islamofóbicos e anti-semitas.