Política

HAMAS E ISRAEL LIBERTAM MAIS 52 PESSOAS REFÉNS E PRESOS DOS DOIS LADOS

Com Washington Post informações
Tasso Franco ,  Salvador | 25/11/2023 às 10:22
Ohad Munder se reencontra com seu pai e irmão após sua libertação de Gaza
Foto: Schneider Hospital Infantil
  Israel recebeu uma lista de reféns a serem libertados pelo Hamas no sábado, disse o Gabinete do Primeiro Ministro israelense, antes da troca planejada de mais prisioneiros israelenses em Gaza por prisioneiros palestinos em Israel, no segundo dia de uma pausa de quatro dias nos combates. 

O Serviço Prisional de Israel disse no sábado que está preparando 42 prisioneiros palestinos para libertação; sob o acordo de pausa, espera-se que o Hamas liberte um refém israelense para cada três prisioneiros palestinos. A Sociedade do Crescente Vermelho Palestino disse que recebeu quase 200 caminhões de ajuda na sexta-feira após o início da pausa.

As Nações Unidas disseram que a pausa de sexta-feira permitiu que “o maior volume de ajuda” entrasse em Gaza desde o início da guerra. Parte da ajuda chegou a um abrigo no norte de Gaza pela primeira vez em mais de um mês, disse, acrescentando que 129 mil litros de combustível cruzaram para Gaza e que gás de cozinha foi entregue a Gaza pela primeira vez desde 7 de outubro.

O Hamas libertou 13 reféns israelenses na sexta-feira, alguns com dupla cidadania alemã – enquanto Israel libertou pelo menos 33 prisioneiros palestinos, segundo a Cruz Vermelha e o Catar. O Hamas também libertou separadamente 10 cidadãos tailandeses e um filipino. Segundo o acordo, Israel e o Hamas trocarão 50 reféns israelenses por 150 prisioneiros palestinos.

A pausa será estendida por um dia para cada 10 reféns adicionais libertados pelo Hamas, disse Israel. Biden disse na sexta-feira que “as chances são reais” de que a trégua possa ser prorrogada por mais alguns dias e disse que “não iria parar” até que os reféns americanos fossem trazidos