Política

FUGA DE JERÔNIMO AO DEBATE REDE GLOBO NÃO MUDA CENÁRIO NA ELEIÇÃO (TF)

Estruturas partidárias da coligação PT/PSD/PCdoB/PSB são fortíssimas e nada muda para dia 30 de outubro
Tasso Franco , Salvador | 28/10/2022 às 08:42
Jerônimo, ausente
Foto:
     A ausência de Jerônimo Rodrigues no debate com ACM Neto na TV Bahia/Rede Globo, ontem, à noite, representou um fato extremamente negativo para a imagem do candidato petista ao governo do estado, porém não deve modificar o quadro político da eleição em segundo turno que acontece no domingo, 30, onde é o favorito segundo as pesquisas de opinião dos institutos que realizaram amostra no estado.

  A estratégia do candidato, certamente orientado pelos coordenadores político e de marketing de sua campanha, e circula nas redes sociais um video em que Geddel Vieira Lima, MDB, lider político que indicou o vice na chapa de Jerônimo, o vereador Geraldo Jr, afirma com todas as letras que "o candidato do PT não deverá ir a debates no segundo turno", era isolar ACM Neto de qualquer confronto visto que, é público e notório, a sua capacidade limitada de articulações em pensamentos nas entrevistas que deu em emissoras de TV e no debate da Band, no primeiro turno.

  A questão essencial visto na prática política é que, a estrutura partidária comandada pelo PT na Bahia, a partir de Jaques Wagner em 2007 e que já dura 16 anos no comando do estado está bem organizada e enraizada na sociedade com um projeto de poder que JW apelidou de "cuidar de gente" com um amplo guarda-chuva protetor à população mais carente na base de atendimento médico em policínicas e hospitais, apoio a agricultura familiar, bolsas de toda natureza, do partiu estágio à família, distribuição de viaturas e ambulâncias, recuperação de estradas vicinais, instalação da casas de farinha, tudo isso somado a integração do PSD, do senador Otto Alencar, do PCdoB e PSB, é muito difícil para um candidato romper o ciclo.

 ACM Neto só conseguiu chegar ao 2º turno diante da fragilidade do seu adversário. Fosse JW ou Otto Alencar certamente não haveria sequer essa segunda rodada das eleições repetindo-se o que aconteceu com JW em 2016/2010; e com Rui Costa em 2014/2018. Na última eleição, Rui Costa foi eleito no 1º turno com 76% dos votos válidos contra José Ronaldo de Carvalho, DEM. 

 Ainda assim o que se percebe diante dos números apresentados pelas últimas pesquisas é de que, a diferença entre os dois candidatos não é tão acentuada como se imaginava. 

  A eleição será domingo e voltando ao debate que não houve, a TV Bahia/Rede Globo fez uma entrevista de 30 minutos com ACM Neto, não acreditamos que isso possa provocar um tsunami na campanha Jerônimo porque o eleitorado, em sua maioria, não presta a atenção em debates, e na Bahia, como Jerônimo venceu em mais de 300 municípios no 1º turno, locais em que funciona muito mais as estruturas partidárias e os cabos eleitorais, isso não deverá ser alterado.

    Ademais, como as propagandas eleitorais na TV e nas rádios já chegaram ao fim não dá mais para a campanha de ACM Neto explorar a fuga de Jerônimo em veículos de massa faltando 48 para o pleito.