Política

TCE VAI APLICAR A INTELIGEMCIA ARTIFICIAL NA AUDITORIA DE CONVÊNIOS

Bolsonaro diz que se não tiver 60% votos algo aconteceu
Tasso Franco , Salvador | 19/09/2022 às 18:35
Presidente Marcus Presidio está entusiasmado com a tech
Foto: Reprodução
   MIUDINHAS GLOBAIS:

1. O Núcleo de Inteligência do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), composto por auditores e por analistas de tecnologia da informação, desenvolveu um modelo preditivo, com a utilização de inteligência artificial com foco nas auditorias de convênios.

2. O Tribunal de Contas passou a fazer uso do novo modelo para selecionar, já no momento da celebração dos convênios, aqueles que serão acompanhados de forma mais próxima e desde o início da execução das ações previstas, visando prevenir a ocorrência das falhas. A perspectiva é que essa nova sistemática de atuação do TCE aumente a percepção de controle e também o zelo dos gestores para a boa aplicação dos recursos públicos e na elaboração das prestações de contas.

3. O presidente do TCE/BA, conselheiro Marcus Presidio, ao falar sobre a iniciativa, afirmou que a Corte de Contas tem promovido todos os esforços para que a tecnologia da informação seja um elemento catalisador para o desenvolvimento e a produtividade, acrescentando: “Por isso, vejo com muito entusiasmo o lançamento desse novo projeto para uso da inteligência artificial na auditoria dos convênios. Espero que essa iniciativa depois seja estendida para outras atividades de controle, para que possamos prestar serviços e oferecer retornos melhores e mais eficientes para a sociedade”.

4. O modelo preditivo, de forma simplificada, é uma lógica matemática que, aplicada a uma quantidade de dados, identifica padrões históricos de comportamento e oferece uma previsão sobre as perspectivas futuras. Foram utilizados os dados históricos sobre os órgãos e unidades que repassam recursos a título de convênios, sobre as entidades que recebem recursos estaduais e, principalmente, sobre o histórico de julgamento das contas nos órgãos colegiados e dos gestores a fim de se estabelecer a probabilidade de determinado convênio ter as contas desaprovadas por este Tribunal.

5. Para verificar o grau de assertividade desse novo modelo, foram realizados testes com os julgamentos realizados pelas câmaras do Tribunal, no período de fevereiro a julho de 2022. E o resultado é que o foram registrados 87% de acerto. Ou seja, quando o modelo disse que um determinado termo de convênio tinha probabilidade de ter as contas desaprovadas ele acertou quase nove em cada dez casos.

6. O objetivo é produzir um relatório, mensalmente, com aqueles convênios que o modelo preditivo indicou como tendo uma expectativa de provável desaprovação futura, para que os auditores possam acompanhar de forma tempestiva e contribuir para que a administração previna a ocorrência das falhas.
                                                *****
7. O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que, se não vencer a eleição no primeiro turno com mais de 60% dos votos, “algo de anormal” terá acontecido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável pela realização do pleito e contabilização do resultado.

8. A declaração foi dada durante uma entrevista para o SBT em Londres, onde Bolsonaro viajou para o funeral da rainha Elizabeth II.

9. Investigada na Operação Faroeste por atuar em um esquema de venda de sentenças no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a desembargadora Lígia Maria Ramos Cunha Lima foi autorizada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Og Fernandes, a retirar a tornezeleira eletrônica.

10. Assim como aconteceu com outros investigados da Operação, o ministro decidiu pelo benefício, analisando relatórios médicos que apontam que Lígia, que tem mais de 70 anos e teve a prisão revogada em junho de 2021, tem apresentado quadro de ansiedade.

11. A desembargadora ainda está proibida de acessar as dependências do Tribunal e se comunicar com servidores ou com os demais réus.

12. Nesta quarta (21) de setembro de 2022, às 16h, com transmissão pelo canal youtube.com/ighbba, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove a quinta edição do Ciclo 'Aprendendo e ensinando no Café', com palestra do engenheiro Sergio Faria (Ufba) sobre "Portos e o Porto da Bahia”. O projeto tem a coordenação dos professores Caiuby Alves e Lúcia Góes.

13. Entre os temas a serem abordados estão: Cronologia dos portos da Bahia; A Baía de Todos os Santos, suas características e sua importância; Atividade portuária na Baía de Todos os Santos; A evolução da atividade portuária na Bahia após a Lei 8.630/93; Panorama da atividade portuária na Bahia e perspectivas futuras.

14. Sérgio Faria é engenheiro civil (UFBA); mestre em engenharia de produção (PUC/RJ), tendo defendido a dissertação intitulada “Utilização de modelos teóricos de filas no estudo do comportamento operacional do Terminal de Granéis Sólidos do Porto de Aratu(BA)”; 

15. Ex-diretor de Engenharia da CODEBA – Cia das Docas do Estado da Bahia; foi professor universitário durante 25 anos (UFBA e UNIFACS), dedicando-se ao ensino e pesquisa nas áreas de transportes e logística, com especial ênfase em projeto e construção de portos e logística portuária; é empresário do setor de logística e atividade portuária. 

16. Escritor, com 13 livros publicados, dentre os quais “Introdução ao estudo da atividade portuária (Edufba)”, “Transporte Aquaviário e a modernização dos portos (Aduaneiras)” e “Fragmentos da história dos Transportes (Aduaneiras)”.

17. O Instituto Coca-Cola Brasil e o MOVER (Movimento pela Equidade Racial) promovem uma colaboração inédita pensando na expansão de oportunidades de emprego, capacitação para jovens negros e equidade racial no mercado de trabalho.

18. O curso Coletivo MOVER é dedicado a jovens brasileiros negros/as que têm entre 16 e 25 anos, moram em comunidades urbanas de baixa renda, já concluíram ou estão cursando o Ensino Médio e estão à procura de qualificação para conseguir oportunidades de emprego. 

19. O curso contará com 16 videoaulas curtas e objetivas, focadas em temas do mundo do trabalho, elaboração de um plano de vida, planejamento financeiro, construção de currículo e como se preparar para entrevistas e processos seletivos. Além disso, pela primeira vez, haverá aulas exclusivas sobre a temática racial. Ao final do curso, poderão receber um certificado de conclusão e se cadastrar nas comunidades de vagas do programa, podendo se candidatar aos processos seletivos de uma rede de parceiros de mais de 200 empregadores. 

20. A capacitação 100% gratuito e digital, Coletivo MOVER, tem um formato que permite que o jovem faça o curso de qualquer lugar, a qualquer momento, através de seu WhatsApp, aplicativo amplamente utilizado por jovens que podem ter problemas de conectividade. As vagas para participar do Coletivo MOVER são limitadas. Para realizar a inscrição, basta acessar o link: Inscrição Coletivo MOVER.