Ataque está sendo considerado um crime de guerra no meio internacional
Tasso Franco , Paris |
28/06/2022 às 04:09
Ataque está sendo considerado um crime de guerra
Foto: Rep TV
Um míssil russo atingiu um shopping center "ocupado" em Kremenchuk, no centro da Ucrânia, na segunda-feira. “Mais de mil civis” estavam lá, segundo o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. As condenções internacionais indicam um "crime de guerra" com 18 mortos e dezenas de feridos.
Na terça-feira, o Ministério da Defesa britânico, em sua atualização diária , explicou que “as forças ucranianas continuam [têm] que consolidar suas posições nas alturas de Lyssytchansk, depois de deixar Sievierodonetsk” . Além disso, eles "continuam a perturbar o comando russo com ataques bem-sucedidos muito atrás das linhas russas" .
A inteligência britânica também escreve que "de 24 a 26 de junho, a Rússia lançou ondas de ataques extraordinariamente intensas na Ucrânia usando mísseis de longo alcance " . Ataques realizados "provavelmente usando o AS-4 Kitchen da era soviética [Kh-22 Burya em russo, um míssil de cruzeiro antinavio] e mísseis AS-23A Kodiak [cruzeiro de ataque furtivo] .
“Dezoito mortos… Minhas sinceras condolências às famílias e entes queridos. Os socorristas continuam trabalhando”, disse o chefe interino da administração regional de Poltava, Dmytro Lunin, na manhã de terça-feira sobre o bombardeio em Kremenchuk, uma cidade a 330 quilômetros a sudeste de Kiev e a mais de 200 quilômetros da frente.
RELATÓRIO BRITÂNICO
Durante a noite, um relatório anterior dos serviços de emergência relatou dezesseis mortos e cinquenta e nove feridos, vinte e cinco dos quais estão hospitalizados.
Segundo o canal americano CNN , que cita funcionários americanos, assessores do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, duvidam que a Ucrânia seja capaz de recuperar todos os territórios perdidos desde o início do conflito.]
"Os assessores do presidente Joe Biden começaram a debater internamente se o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky poderia mudar sua definição de 'vitória' ucraniana - levando em conta a possibilidade de que seu país tenha encolhido irreversivelmente" . Autoridades dos EUA disseram à CNN que "essa avaliação mais pessimista não significanão que os Estados Unidos planejem pressionar a Ucrânia a fazer concessões territoriais formais em um esforço para acabar com a guerra . ”