Política

FRANÇA COMEMORA FIM DA II GUERRA MUNDIAL E TEME NOVA GUERRA NA EUROPA

Aconteceu hoje em Paris (c/ Le Monde)
Tasso Franco , PARIS | 08/05/2022 às 10:52
Emmanuel Macron no Arco do /triunfo
Foto: BJÁ
     Emmanuel Macron chegou de carro para colocar uma coroa de flores em frente à estátua do general de Gaulle, no final da Avenue des Champs-Elysées, às 11h. Centáurea na lapela, o Chefe de Estado trocou algumas palavras com o neto do general, antes de voltar para o carro para chegar ao Arco do Triunfo, acompanhado pela grande escolta mista da Guarda Republicana, saudada pelos transeuntes. Foi a primeira vez desde 2019 que o público foi autorizado a assistir a esta cerimónia, após dois anos de restrições ligadas à epidemia de Covid-19.

Na Place de l'Etoile, o Sr. Macron encontrou o Primeiro Ministro, Jean Castex, e os Ministros das Forças Armadas e Assuntos de Veteranos, Florence Parly e Geneviève Darrieusecq. Ele honrou a bandeira, antes de rever as tropas. Então ele colocou uma coroa de flores no túmulo do Soldado Desconhecido e reacendeu a chama.

Questionada sobre o contexto muito particular desta cerimónia, a Ministra da Cultura, Roselyne Bachelot, disse aos jornalistas presentes que se trata de um “momento que assume um significado muito considerável” com a guerra na Ucrânia. “Achávamos que a guerra tinha acabado na Europa ”, acrescentou.

“Hoje comemoramos o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa e a vitória dos combatentes aliados sobre a Alemanha nazista. Não esquecemos os soldados de toda a ex-URSS, incluindo ucranianos e russos, que contribuíram para esta vitória ”, escreveu o ministro das Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian, no Twitter .