Política

PUTIN DETERMINA QUE FORÇAS NUCLEARES FIQUEM EM ALERTA CONTRA OTAN

Guerra na Ucrânia ameaça a paz mundial
Tasso Franco ,  Salvador | 27/02/2022 às 11:18
Vladimir Putin, o ditador russo
Foto: REP
   A capital, Kiev, foi colocada sob toque de recolher até segunda-feira de manhã. Seu prefeito, Vitali Klitschko, disse no domingo que não havia tropas russas em sua cidade, mas que a polícia "continua a identificar e neutralizar sabotadores".

As forças ucranianas recuperaram o controle de Kharkiv, a segunda maior cidade do país na fronteira russa, disse o governador local Oleg Sinegoubov, acrescentando que uma "eliminação de inimigos na cidade" está em andamento.

Vladimir Putin ordena que a “força de dissuasão” nuclear russa seja colocada em alerta. Putin justificou sua decisão dizendo que as principais potências da Otan fizeram “declarações agressivas”.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky levou a Rússia ao Tribunal Internacional de Justiça em Haia.
Da Alemanha à Suécia, passando pela Bélgica, Polônia, França ou Estônia, os países europeus anunciaram no domingo o fechamento de seu espaço aéreo para aviões russos. Muitos países também estão anunciando o envio de equipamentos militares e ajuda humanitária para a Ucrânia.
14:
A OFERTA DE GÁS

A gigante argelina de hidrocarbonetos Sonatrach está pronta para fornecer mais gás para a Europa, no caso de uma queda nas exportações russas com a crise ucraniana, através do gasoduto Transmed que liga a Argélia à Itália, disse seu chefe no domingo. . A Sonatrach está "pronta para apoiar os seus parceiros de longo prazo em situações difíceis", declarou o seu CEO, Toufik Hakkar, ao jornal Liberté.

A oferta adicional de gás natural ou gás natural liquefeito (GNL) continua, no entanto, dependente da "disponibilidade de volumes excedentários após satisfação da procura do mercado interno" e "compromissos contratuais" com parceiros estrangeiros, acrescentou.

Uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros Europeus encarregados da Energia será realizada segunda-feira em Bruxelas, enquanto vários países europeus dependem fortemente da Rússia para suas importações de gás.

POSSÍVEL ACORDO

A presidência da Ucrânia disse no domingo que concordou em participar de negociações com a Rússia. Eles terão lugar na fronteira com a Bielorrússia, “na região do rio Pripyat”, perto de Chernobyl.

Anteriormente, Vladimir Putin havia tentado impor a realização dessas trocas na cidade bielorrussa de Gomel. Esta proposta foi recusada pela Ucrânia, porque Moscou lançou parte de sua invasão da Ucrânia a partir desta região perto de Kiev.

O presidente bielorrusso "assumiu a responsabilidade de garantir que todos os aviões, helicópteros e mísseis estacionados em território bielorrusso permaneçam no solo durante as viagens, conversas e retorno da delegação ucraniana", disse a presidência ucraniana.

itali Klitschko, prefeito de Kiev e ex-campeão dos pesos pesados, à direita, e seu irmão Wladimir Klitschko, ex-boxeador profissional ucraniano, na Prefeitura de Kiev, Ucrânia, domingo, 27 de fevereiro de 2022