Está perto de se saber qual será, de fato, a chapa da base governista
Tasso Franco , Salvador |
22/02/2022 às 18:03
Gilberto Kassab acha que é punição a Otto Alencar
Foto: REP
A entrevista do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, no Canal Livre da Band News, dia 21, quando afirmou que a possível candidatura do correligionário Otto Alencar (PSD) ao governo da Bahia seria "uma punição" ao senador baiano, só fez embolar ainda mais o jogo na base governista que, por manobra de Jaques Wagner, o PT estadual lançou seu nome como pré-candidato a governador, a revelia de Rui Costa.
Para Kassab, que deu a declaração durante ao Canal Livre, da Band News, o panelão politico fervendo ocorre porque o governador Rui Costa (PT) quer disputar uma vaga no Senado no lugar de Otto. “Rui Costa quer ser senador e Otto também quer. Isso poderia ser um gesto negativo. Muito ruim. Otto é um tradicional parceiro do PT”, disse Kassab.
“Dentro do partido [o PSD] é ele quem lidera as manifestações em favor da aliança com Lula até no primeiro turno. Isso é traduzido de maneira negativa para o Otto e para o partido. Ele é aliado do PT na Bahia”.
Os rumores de um novo arranjo no grupo de apoio a Rui Costa surgiram após reunião entre Rui, Otto, Jaques Wagner, João Leão e o ex-presidente Lula em São Paulo. “Acredito que lá, sim, Otto sai candidato a senador e isso agrada muito o PSD”, acrescentou.
A dúvida no mundo da política é se a proposta de Rui candidato ao Senado partiu do governador para dar um troco ao PT estadual, que, muito antecipadamente lançou o nome Wagner a governador; ou se partiu de Lula, o qual deseja o apoio do PSD nacional e viu na chapa encabeçada por Otto, a possibilidade de manter João Leão (PP) agregado à base, ele que já se manifestara com desejo de ser candidato a governador e possibilitaria a Rui ter um possível mandato.
Quanto a Wagner, o senador tem mandato por mais 4 anos e poderia - caso Lula vença o pleito - ser candidato a presidência do Senado.
Saber, ao certo, de quem teria partido a ideia de Rui candidato ao Senado é muito difícil porque muito do que se conversa nos bastidores da política fica sepultado no local e surgem as especulações movidas por representantes de aliados e da oposição. Rui, provavelmente, jamaias falará diretamente o que aconteceu. Muito menos, Otto, Wagner e Leão que são políticos tarimbados.
O certo é que, hoje, a sinalização mais provável da chapa da base é Otto (a governador), Rui (a senador), um pepista na vice e Leão no cargo de governador por 8 meses. (TF)