Política

COVID: SESAB E SMS NÃO CONTROLAM CHEGADA PASSAGEIROS NO AEROPORTO SSA

BAHIA já tem 12.262 casos ativos da Covid no estado
Tasso Franco , Salvador | 19/01/2022 às 23:58
Controle no aeroporto de Lisboa com obrigatório apresentar teste covid
Foto: BJÁ
  MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Nem a SESAB (Estado da Bahia) e nem a SMS (Prefeitura de Salvador) têm postos de fiscalização no Aeroporto Luis Eduardo Magalhães, em Salvador, para verifcar se os passageiros - sobretudo os indo ou vindo do exterior - possuem testes da Covid. Em Lisboa e Valencia existem agentes do aeroporto e da saúde da Câmara de Lisboa e da Generalitat Saúde (Valencia). Os brasileiros que voltaram de Lisboa, ontem, à noite, se apresentaram o passaporte e foram embora para suas casas.

2. A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, 4.887 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,38%). O boletim epidemiológico divulgado aponta ainda que 13.262 casos da doença encontra-se ativos, 2.589 recuperados (+0,21%) e 16 óbitos. Dos 1.299.156 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.258.183 já são considerados recuperados e 27.711 tiveram óbito confirmado.

3. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.717.796 casos descartados e 284.849 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta quarta. Na Bahia, 54.132 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

5. Até o momento temos 10.950.791 pessoas vacinadas com a primeira dose, 262.943 com a dose única, 9.100.096 com a segunda dose e 1.909.520 com a dose de reforço.
                                              *****
6. A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Sebrae-BA) e a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) celebram nesta sexta-feira (21), às 11h, termo de cooperação técnica para oferecer consultoria de inovação e gestão aos comerciantes e prestadores de serviços que solicitaram crédito emergencial em razão dos prejuízos causados pelas chuvas do fim do ano passado. 

7. A solenidade acontece no gabinete da Setre, localizado na 2ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O objetivo do convênio é propiciar uma reestruturação orientada para resultados e ampliação de competitividade dos negócios atendidos. 

8. Serão oferecidas consultorias para reformulação de estrutura de gestão e, a depender do caso específico, layout de loja, concepção de novo modelo de negócios, projeto arquitetônico conceitual, meios digitais de promoção, estoque, renegociação de dívidas com fornecedores, finanças, entre outros. 

9. A ação faz parte de um conjunto de medidas do Governo do Estado para amparar os empreendedores que sofreram com os estragos das chuvas, entre elas a oferta de crédito subsidiado, sem juros – para valores até R$ 150 mil –, com parcelamento em até 48 meses, incluindo carência de até 12 meses para pagamento da primeira parcela. 

10. Instituições de ensino que integram o IDOMED estão com inscrições abertas para o processo seletivo de bolsas integrais para os cursos de Medicina autorizados no âmbito do Programa Mais Médicos. Ao todo são 25 vagas distribuídas em diferentes regiões. 

11. Interessados podem acessar o edital pelo site https://www.idomed.com.br e realizar a inscrição até o dia 17 de fevereiro. A seleção é destinada para ingresso no primeiro semestre de 2022.

12. Para participar do processo seletivo, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, entre 2017 e 2021, e atender às condições estabelecidas no edital de cada unidade, como: não ter diploma de curso superior, ter renda familiar mensal que não exceda o valor de até 3 salários-mínimos por pessoa e ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral. Também é necessário enviar a documentação que comprove a participação no ENEM.

13. “As Unidades do IDOMED vão oferecer aos futuros médicos uma infraestrutura que inclui o que há de mais moderno para garantir a adequada execução do projeto pedagógico. O curso de Medicina tem duração de seis anos com aulas teóricas e práticas em laboratórios e cenários externos (unidades de saúde, policlínicas e hospitais)”, destaca o Diretor Nacional dos Curso de Medicina do IDOMED, Dr. Silvio Pessanha Neto.

14. Ao longo do curso, os alunos terão acesso a equipamentos com tecnologia de ponta para a prática de procedimentos médicos em simuladores/robôs, antes do contato com o paciente real, no Laboratório de Simulação Realística, além de terem acesso a estudo em realidade virtual. 

15. As escolas de medicina do IDOMED vão disponibilizar também laboratórios de imagenologia (para o estudo aprofundado dos exames de diagnóstico por imagem - tomografia, ressonância magnética, radiografia, entre outras), de anatomia e de técnicas cirúrgicas simuladas.

16. uatro novos Pontos de Atenção às Urgências com foco no atendimento de síndromes gripais passam a funcionar em Salvador, a partir desta quinta-feira (20), de modo a estruturar a Rede de Atenção à Saúde para o enfrentamento dos casos de Covid-19 e do vírus da gripe H3N2. 

17. As estruturas montadas pela Prefeitura, que vão funcionar como mini UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) 24h, tiveram os detalhes apresentados pelo prefeito Bruno Reis, em coletiva realizada nesta quinta-feira (20) em uma dessas estruturas – a Unidade de Saúde da Família (USF) Imbuí.

18. Além do Imbuí, as novas unidades, que devem iniciar o atendimento até esta sexta-feira (21), estão localizadas nas USFs Itapuã, IAPI e São Caetano e vão ampliar a capacidade de atendimento em mais 14 leitos de estabilização. 

19. Também estiveram presentes na solenidade a vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, e o titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Léo Prates, além de outras autoridades municipais.

20. "Os novos casos da variante Ômicron do coronavírus estão se alastrando rapidamente, em uma proporção muito maior que antes. No quadro da Prefeitura há muitos contaminados, com mais de 2 mil pessoas afastadas por conta da pandemia. E isso tudo provoca uma procura imensa nos pontos de atendimento e nas unidades de urgência e emergência”, declarou Bruno Reis.

21. O prefeito comentou ainda que, segundo o Ministério da Saúde, é preciso haver uma UPA para atender cada 300 mil habitantes, e que Salvador supera as expectativas ao oferecer uma capacidade de atendimento superior à média nacional. 

22. "Atualmente temos 25 unidades de atendimento em toda a cidade de Salvador. Amanhã, com a inauguração do gripário na UPA Pirajá/Santo Inácio, alcançaremos 26, ou seja, dez unidades a mais que o que é preconizado pelo Governo Federal”.

23. No entanto, de acordo com o gestor, ainda há a demanda reprimida provocada por outras doenças, a maioria crônicas, já que muitos pacientes não conseguiram prosseguir com o tratamento devido à pandemia de Covid-19. 

24. “Diferentemente da primeira e da segunda onda, quando a pressão estava em não superlotar o sistema, é preciso tratar também as demais doenças. Mas há o risco desses pacientes contraírem Covid e acabar causando congestionamento nas unidades de saúde. Mas nunca deixamos de atender ninguém, seja no momento mais crítico, seja agora”, afirmou.

25. Além da infraestrutura e tecnologia, as escolas médicas do IDOMED vão oferecer um curso de Medicina com elevado nível de qualidade à população local e de seu entorno.