Política

LIDER ESTUDANTIL E DEPUTADO DA ESQUERDA É O NOVO PRESIDENTE DO CHILE

Com informações de periódicos do Chile
Tasso Franco , Salvador | 19/12/2021 às 20:00
Gabriel Boric
Foto: LA CUARTA
   Segundo a terceira e última projeção do centro de informática Radio Bío Bío, Gabriel Boric é o novo presidente do Chile. Especificamente, o deputado obteve 55,7% das preferências.

Aos 35 anos, Boric foi deputado e líder estudantil. Numa eleição marcada pela polarização política, ele venceu o advogado José Antonio Kast, da ultradireita. Kast informou em rede social que telefonou para o Boric reconhecendo a derrota e parabenizando-o pela vitória.

Até as 19h40 deste domingo, com 92,12% das urnas apuradas, Boric tinha 55,7% dos votos, contra 44,3% de Kast. Boric havia ficado em segundo lugar no primeiro turno, com 25,82%. Já Kast teve 27,91%. É a primeira vez desde a redemocratização, três décadas atrás, que um candidato que não v

Este domingo, após uma eleição histórica, Gabriel Boric Font assumirá a presidência da República, diz o periódio la Cuarta, el diário pop.

Depois de uma votação marcada por uma grande participação dos cidadãos, foi confirmado que o porta-estandarte do Approve Dignity será o presidente mais jovem da história do Chile.

Neste domingo, 19 de dezembro, o ex-líder da Federação dos Estudantes da Universidade do Chile (Fech), e deputado desde 2013, prevaleceu sobre a carta da Frente Social Cristã, José Antonio Kast.

Nascido em Punta Arenas, Boric cresceu em uma família rica, seguidora dos democratas-cristãos.

CARREIRA POLÍTICA DO BORIC

Em 2009, o atual presidente ganhou fama quando, enquanto cursava Direito na citada casa de estudos da capital, foi um dos promotores da tomada de um prédio por 40 dias exigindo a saída do reitor Roberto Nahum. Algo que eles finalmente conseguiram.

No final de 2011, assumiu a presidência da Fech, substituindo Camila Vallejo, alcançando a liderança nas mobilizações estudantis.

Desse cargo, sem se formar, veio ao Congresso em 2014 como deputado de Magalhães. Cargo político que renovou em 2018 com a Convergencia Ciudadana (CS), integrante da Frente Amplio (FA), tornando-se o segundo legislador mais votado em nível nacional.

A partir de 2022, Gabriel Boric sucederá Sebastián Piñera no La Moneda e será o novo Presidente da República nos próximos quatro anos.
[
Por região, o candidato Dignity Approve mantém a vantagem na Região Metropolitana, como aconteceu no primeiro turno, exceto nas chamadas comunas de “rejeição”. Mas também lidera nas regiões do norte, com exceção de Arica, onde Kast é mais forte. Seu desempenho é mais marcante em Antofagasta, região que favoreceu Franco Parisi no primeiro turno, e também prevalece no sul de O'Higgins e em Los Lagos. O líder do Partido Republicano, por sua vez, lidera no resto do sul, especialmente na região de La Araucanía. Os comandos aguardam atentamente pelos resultados. 

A equipa de Boric mudou-se para o bairro Paris-Londres em Santiago e instalou um palco na estrada sul da Alameda com a Santa Rosa. Enquanto isso, se vencer, a equipe de José Antonio Kast vai comemorar em um palco montado em Presidente Errázuriz 4503 no município de Las Condes