Política

ÁRBITRO INTERNACIONAL JUDÔ ALOISIO SHORT É CIDADÃO SERRINHENSE, DIA 16

Indicação do título de cidadão serrinhense foi da vereadora Edylene Lopes Ferreira
Tasso Franco , Salvador | 14/12/2021 às 10:48
O sensei (mestre em ensinar judô) Aloisio Short
Foto: REP
    A Câmara de Vereadores de Serrina, por indicação da vereadora Edylene Lopes Ferreira, outorga o título de cidadão serrinhense ao arbitro internacional de judô e sensei (mestre do ensino) Aloisio Costa Short Sobrinho, na próxima quinta-feira, 16, em sessão solene de encerramento dos trabalhos legislativos 2021.

   Filho de Anibal da Costa Short e Damarides Barreto Shoirt, Aloisio nasceu em Santa Luz, em março de 1953 e sua familia transferi-se para Serrinha, em setembro deste mesmo ano. Ou seja, toda sua vida infantil e de adolescente deu-se em Serrinha onde, em 1968, aos 15 anos de idade, começou a treinar judô com o professor Mário Bento aquele mesmo que foi assassinado lá se vão quase 10 anos e a Policia, em sua inoperância, nunca prendeu os autores desse crime.

   Em 1970, Aloisio transferiu-se para Salvador, onde sagrou-se campeão baiano de judô por várias vezes, integrante da seleção baiana em campeonatos brasileiros. Em 1974, por questões de saúde fez uma cirurgia de extração do baço, o que o impossibilitou de continuar a competir.

   Passou, então, a se dedicar a ser professor, técnico, dirigente e árbitro  de judô. Foi professor e coordenador do Colégio Marista de Salvador, por 30 anos. Foi também técnico  da seleção baiana de judô em vários campeonatos brasileiros. Como dirigente ocupou todos os cargos da Federação baiana de Judô, até  ser seu Presidente. Como árbitro, atuou em campeonatos, baianos, brasileiros e internacionais.

   Estudou Letras Vernáculas na Universidade Católica do Salvador sendo coordenador pedagógico do Colégio Marista de Patamares. Se aposentou em 2012 e retornou, em 2020, para morar em Serrinha.

   Independente de ser tudo isso e mais delegado técnico da seleção Brasileira, no Campeonato mundial de judô, membro eleito do Conselho Nacional de Graus - da Confederação Brasileira de Judô - e membro da Comissão de Artes Marciais e do Conselho Regional de Educação Física, o que representa de mais importante é o seu amor a Serrinha, a sua relação afetiva com a cidade, levando o nome do município por onde está presente.

   Aloisio integra há muitos anos a cordenação do Encontro dos Amigos de Serrinha e, por assim lembrar, é irmão do saudoso poeta Antônio Short, o Bocage serrinhense.

   Ao BJÁ dise que se sente muito honrado com o titulo de cidadão serrinhenes. "Creio que é o que me faltava e fico muito grato a vereadora Edylene Ferreira e a CMS e saberei honrar essa láurea, eu que, com minha esposa, voltamos a morar em Serrinha com muito orgulho".