Política

SÍLVIO HUMBERTO PARTICIPA DO DIA DA BELEZA NEGRA EM FEIRA DE SANTANA

Edil foi convidado para fazer uma palestra no evento
Danúbio Trindade , Salvador | 24/09/2021 às 13:35
Sílvio Humberto participa do Dia da Beleza Negra em Feira de Santana
Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Feira de Santana celebrou na tarde desta quinta-feira, 23,  o Dia Municipal da Beleza Negra e o Dia Municipal do Sacerdote e Sacerdotisa de Religião de Matriz Africana durante sessão solene na casa legislativa. O evento foi promovido pelo Núcleo Cultural Educacional e Social Quilombola (Odungê) que contou com o requerimento do vereador Petrônio Lima (Republicanos) para viabilização do projeto. 

 

A presidenta do (Odungê), Lourdes Santana, destacou em seu discurso a importância de mais eventos como estes para fortalecer a luta contra discriminação. " Precisamos de mais eventos desse porte, pois ainda é muito grande o número de denúncias sobre atos discriminatórios por raça e religião em nossa cidade", apontou. O vereador Sílvio Humberto (PSB) frisou a importância da união para o fortalecimento do movimento negro. " Estamos falando de uma dimensão imaterial ao celebrarmos o Dia Municipal do Sacerdote e Sacerdotisa de Religião de Matriz Africana, bem como, o Dia Municipal da Beleza Negra que é fortalecido através da  aceitação dos nossos traços, das cores de nossa africanidade, das indumentárias que refletem e homenageiam os nossos ancestrais, e do respeito com a nossa fé", apontou.

  

O edil comentou sobre a importância de leis que garantam a liberdade culto na cidade. " Não poderia deixar de destacar a importância da criação de leis que garantam a liberdade de culto, e a punição em caso de atos discriminatórios seja por questões religiosas ou por questões raciais. Conseguimos aprovar em Salvador, o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa, no qual sou relator,  destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, defesa dos direitos individuais e combate à discriminação e às demais formas de intolerância, portanto, faz-se necessário que o município tenha uma lei que assegure a liberdade do nosso povo preto", finalizou. 

 

Fundado em 1980, o Núcleo Cultural Educacional e Social Quilombola Odungê já elaborou 18 propostas de Projetos de Lei para a Câmara Municipal de Feira de Santana. O Odungê é uma entidade sem fins lucrativos que não possui cunho político-partidário e religioso. O evento contou com a presença de líderes religiosos, comunitários, vereadores, autoridades locais e agentes da sociedade civil.