Política

BAHIA: VOLTA CRESCER NÚMERO INFECTADOS PELA COVID: 14.363; ÓBITOS 104

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 22.425, representando uma letalidade de 2,11%
Tasso Franco , da redação em Salvador | 12/06/2021 às 19:15
No Dia dos Namorados a vacina atendeu 900 pessoas em Lauro de Freitas
Foto: PMLF
   MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 5.565 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 4.949 recuperados (+0,5%). O boletim epidemiológico desta sábado (12) também registra 104 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.062.742 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.025.954 já são considerados recuperados, 14.363 encontram-se ativos e 22.425 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.315.674 casos descartados e 238.671 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sábado. Na Bahia, 49.881 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 22.425, representando uma letalidade de 2,11%. Dentre os óbitos, 55,83% ocorreram no sexo masculino e 44,17% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,80% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,17%, preta com 15,54%, amarela com 0,42%, indígena com 0,13% e não há informação em 6,94% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 61,49%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,12%).
                                               *****
4. A Prefeitura de Feira autorizou, excepcionalmente, o funcionamento de restaurantes e bares até as 22h30, nesta sexta-feira, 11, e no sábado, 12, em virtude das comemorações pelo Dia dos Namorados. O decreto foi publicado hoje, 11, em edição extra do Diário Oficial Eletrônico. Os estabelecimentos devem cumprir as normas sanitárias em prevenção à Covid-19, inclusive, está proibido mais de quatro pessoas em uma única mesa. 

6. Lauro de Freitas ampliou o público de vacinação da 1ª dose neste sábado (12) para pessoas com 54 anos ou mais, nos quadros drive-thrus. A procura nos postos foi intensa. Até as 13h, quando foram aplicadas as últimas doses do estoque de vacina do município, mais de 900 pessoas já haviam recebido o imunizante. A vacinação estará suspensa a partir deste domingo (13) e será retomada assim que o Governo Federal encaminhar novas doses. 

7. Neste Dia dos Namorados, o casal formado pela dona de casa Isaura Lopes, 57, e o autônomo Ailton Ferreira, 54, celebraram a data com a imunização da Covid-19. A trilha sonora para o momento especial ficou por conta do grupo Tinho Amigão do Forró, que alegrou o momento com um repertório repleto do ritmo nordestino, no Ginásio de Esportes do Aracuí.

8. Juntos há 13 anos, eles revelaram que esta data ficará para sempre marcada na memória do casal. “Deus é maravilhoso e faz tudo no momento certo. A partir de hoje, essa data será especial para a gente. É muita emoção!”, afirmou Ailton.

9. Enquanto relembrava as festas juninas dos anos anteriores, a dona de casa Ana Sueli Alves, 54, moradora da Lagoa dos Patos, aguardava a vacinação. Ela revelou que ama forró e que o som deixou a espera mais alegre. “Para mim, é a melhor festa do ano. Em breve estaremos todos vacinados e dançando forró agarradinho”, contou. Para ela, a imunização é um dos melhores presentes do ano. “A expectativa era grande. Feliz que chegou a minha vez. Só resta agradecer”, completou.

10. Quem também agradece é o secretário municipal de Saúde, Augusto Cesar Pereira. “Temos muito a agradecer, principalmente a parceria com o Estado, que tem dado todo suporte para que Lauro de Freitas continue se destacando na campanha de vacinação e no atendimento aos pacientes positivados. Nossa torcida é para que chegue mais vacina para o Estado e a gente possa se livrar desse vírus”.

11. A vacinação deste sábado contou com apresentações da Filarmônica Uni Sons, regida pelo maestro Roque Vieira, no Colégio 2 de Julho, em Itinga, e de Tinho Amigão do Forró, na unidade do Aracuí. A iniciativa leva descontração para quem está na fila de vacinação.

12. Liderada pela Superintendência de Promoção Musical nas Escolas, que tem como superintendente Wellington Ferreira, o projeto, ainda em fase inicial, tem a pretensão de ser difundido para os demais locais de vacinação, através de outras entidades musicais sob a tutela da superintendência.  

13. Os integrantes da ocupação Carlos Mariguella, situada em um imóvel na Avenida Sete de Setembro, no Centro de Salvador, foram recebidos na tarde desta sexta-feira (11) pela vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, no Palácio Thomé de Souza. 

14. O encontro, que também teve a presença da vereadora Maria Marighella, teve como objetivo a promoção do diálogo e a escuta das reinvidicações do movimento, referentes principalmente à moradia e a formalização da escola de educação popular Selma de Jesus Batista.

15. Na ocasião, a vice-prefeita se comprometeu em buscar uma solução conjunta com o grupo e com o Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), já que a ocupação está sendo feita em um prédio da Embasa. “O mais importante foi a abertura do diálogo, identificando as necessidades e nos colocando à disposição de resolver e buscar os caminhos disponíveis para ajudá-los nesta demanda, muito justa e imediata, que é o direito à moradia”, declarou Ana Paula.

16. O Governo do Estado disponibiliza, no site da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (bit.ly/3wgGYJv), a cartilha “Fui Vítima de LGBTfobia: o que fazer?”. A cartilha apresenta informações e instruções para pessoas LGBTQIA+ que sofrem ou já sofreram algum tipo de violência LGBTfóbicas.

17. Segundo o coordenador LGBT da SJDHDS, Kaio Macedo, a ideia da cartilha surgiu durante o Maio da Diversidade. “Percebemos que essa parcela da população desconhece os seus direitos e não tem acesso à justiça. A cartilha traz os avanços que conquistamos, a nossa rede de proteção e promoção dos direitos, que atende as pessoas que sofreram violência LGBTfóbica, além de orientações pós violência”, explica Kaio.

18. Na cartilha, os cidadãos e cidadãs têm acesso a informações sobre os tipos de violências e violações de direitos sofridas pela população LGBTQIA+, assim como contatos e formas de denúncias de cada órgão da rede de proteção, a exemplo do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD-LGBT), Conselho LGBT da Bahia, Ouvidoria Geral do Estado (OGE), Secretaria da Segurança Pública (SSP) e Defensoria Pública (DPE).

19. “Vejo essa cartilha como uma arma importantíssima na luta em defesa da comunidade LGBTQIA+ e no combate à LGBTfobia, que está tão presente, infelizmente, em nosso país. Com essa cartilha, podemos criar uma rede de amparo onde as informações serão difundidas para que mais pessoas saibam como denunciar”, comemora o produtor cultural Roberto Júnior.

20. A LGBTfobia é um conceito que abrange diversas formas de violência contra pessoas que não são heterossexuais ou cisgêneras, seja verbal, física ou psicológica. Em 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) criminalizou o preconceito contra homossexuais e transexuais, equiparando crimes de LGBTfobia ao de racismo. Ou seja, atos de violências contra pessoas LGBTQIA+ devem ser enquadrados de acordo com a Lei no 7.716, de 5 de janeiro de 1989.