Política

AUDIÊNCIA NA ALBA DEBATE VACINAÇÃO PARA COVID-19 NA BAHIA

Esforços para vacinação em massa e prioridade de vacinação deram a tônica
Ascom Fabíola Mansur , Salvador | 11/05/2021 às 18:48
Audiência na ALBA debate Vacinação para Covid-19 na Bahia
Foto: divulgação
  A deputada estadual Fabíola Mansur, presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) realizou Audiência Pública virtual "Vacinação para Covid-19 na Bahia: Conquistas, Lutas e Desafios".  A audiência, ocorrida conjuntamente com a Comissão de Saúde e Saneamento da ALBA, presidida pelo deputado Eduardo Alencar, contou com falas importantes, em âmbito estadual e municipal. 
 
Atual secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates destacou a força de trabalho para muito mais aplicações de vacina no município, em paralelo com o contingenciamento de vacinas, por parte do Governo Federal. "Temos prazos distintos, vacinas distintas e uma dificuldade de planejamento pois na maioria das vezes não conseguimos saber com certeza que dia receberemos as doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde. Temos ainda uma mudança constante no planejamento nacional e a inclusão de novas categorias prioritárias", explica. 
 
Representando a União dos Prefeitos da Bahia, o prefeito Marcão, fez questão de pontuar as dificuldades de aprovação de novas vacinas e os critérios para a distribuição nos municípios. 
 
A deputada Fabíola destacou que a Assembleia Legislativa está empenhada em visibilizar angústias, defender a vacinação para todos, e o SUS. "A vacina é a nossa principal força mas não é a única, e temos que manter medidas sanitárias, compreender medidas restritivas, como toque de recolher, e conscientizar o nosso povo", alerta. 
 
Em sua fala, o deputado Eduardo Alencar parabenizou a deputada Fabíola pela iniciativa conjunta e destacou que "seria muito bom se o Governo Federal pudesse entender que é preciso união com os governos estaduais e municipais. Essa é a única saída que temos, seguir vacinando".   
 
Presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/Ba), Stela Souza fez um panorama geral da evolução do cenário no Estado, e destacou os atrasos constantes e o não cumprimento dos acordos, por parte do Ministério da Saúde, que ainda orientaram a liberação das doses inicialmente reservadas para a segunda dose. "Estamos em contato diário com todos os municípios, e monitorando os principais entraves. Temos atraso nas segundas doses e ainda recebemos lotes com quantidades inferiores de doses por frasco, o que também não ajudou na logística planejada". 
 
Já o Promotor de Justiça, Dr. Rogério Queiroz, destacou que o Ministério Público recebeu diversas representações de grupos de comorbidades, mas explicou que essa decisão não cabe ao sistema de justiça e sim ao gestor. "Cabe ao Ministério Público exigir o cumprimento dessas políticas públicas". 
 
Destacando a participação de mais de 250 pessoas, de forma remota, a deputada Fabíola Mansur fez a leitura de diversos questionamentos do público presente, com reivindicações por priorização de categorias, até críticas de recorte de renda para vacinação de Pessoas Com Deficiência - PCD. "Priorizar as prioridades é um grande desafio, e com a falta de vacinas é uma verdadeira escolha de Sofia", lamenta. 
 
O Secretário Estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas fez um relato demonstrando todos os principais esforços do Governo do Estado para avançar a vacinação na Bahia. "Chegamos ao primeiro lugar no Brasil na velocidade de vacinação, e estamos nos mantendo entre os top 5 dos percentuais de vacinação da população. Aos poucos fomos adaptando as estratégias, adquirimos ultra congeladores, reforçamos a logística na parte aérea e terrestre, e desenvolvemos um sistema de acompanhamento vacinal, atualizado duas vezes ao dia", explica. 
 
No encerramento da Audiência, Fabíola, que também é médica, deixou uma reflexão: "Essa Casa Legislativa recebe diversos pleitos, e uma audiência como essa nos obriga a pensar no espírito de solidariedade de cada um de nós que merece a vacina, mas que precisa esperar um pouquinho mais para que o outro, que precisa mais do que a gente, possa ser vacinado".