Targino deverá recorrer ao Supremo
Tasso Franco , da redação em Salvador |
06/10/2020 às 21:15
Targino Machado
Foto:
Em sessão realiada na noite desta terça-feira (6), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou, por unanimidade, o mandato do deputado estadual Targino Machado (DEM). Os sete ministro votaram favoráveis a cassação do mandato.
Targino é acusado de de abuso de poder ao realizar atendimentos médicos em Feira de Santana durante a eleição de 2018.
ENTENDA O CASO
O parlamentar foi denunciado pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) por ofertar atendimentos médicos para a população de Feira de Santana com o intuito de angariar votos para sua campanha.
No TRE baiano, o resultado parcial é de 3 a 1 a favor da perda do mandato do legislador. No último dia 29, a Corte iniciou a apreciação do processo e teve o voto favorável do relator, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, e da juíza Patrícia Cerqueira Kertzman Szporer.
Com a retomada do caso, o juiz Antônio Oswaldo Scarpa leu seu voto pela procedência do processo. O parecer contrário à perda do mandato foi apresentado pelo juiz José Batista. Os juízes Freddy Pitta Lima e Diego Lima de Castro informaram que vão aguardar o voto do presidente do TRE, desembargador Edmilson Jatahy Júnior, que pediu vista na primeira sessão que apreciou a ação.
De acordo com a PRE-BA, as investigações apontam que a população era atendida em clínicas clandestinas em Feira de Santana e, de lá, transportada para os municípios de Cachoeira e São Félix, onde tinham acesso, irregularmente, a serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). A denúncia foi apresentada pela Saúde do Estado da Bahia.