Política

ASSEMBLEIA TEM MOÇÃO DE PESAR PELA MORTE DE LUIS H.DIAS TAVARES

Nelson Leal apresenta Moção de Pesar pela morte do historiador baiano Luís Henrique Dias Tavares
ele destaca estudo da história da bahia por um dos mais importantes intelectuais do estado

Tasso Franco , da redação em Salvador | 23/06/2020 às 10:52
Importante lembrança do presidente Nelson Leal
Foto: ALBA

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Nelson Leal, apresentou, agora à noite (22.06), Moção de Pesar pelo passamento do historiador e acadêmico Luís Henrique Dias Tavares, autor de importantes obras sobre a história da Bahia, falecido hoje, aos 94 anos.

“Meu abraço solidário aos amigos e familiares do Mestre Luís Henrique, especialmente ao seu filho Luís Guilherme, nosso companheiro de trabalho na ALBA. Foram mais de 70 anos dedicados ao estudo e pesquisas da história da Bahia. E foi um dos intelectuais que deu um sentido nacional ao nosso 2 de Julho. Pedro I proclamou a Independência do Brasil em 1822, mas ela, de fato, só se consolida no 2 de Julho de 1823, com a expulsão dos últimos soldados portugueses no país”, destaca Leal.

Luís Henrique Dias Tavares, autor de “História da Bahia”, além de livros fundamentais para o estudo da história baiana, formou-se em Geografia e História pela Universidade Federal da Bahia, em 1951. Doutor em História, foi diretor do Arquivo Público do Estado da Bahia. Em 1968,  passou a integrar a Academia de Letras da Bahia, ocupando a cadeira de número 1, cujo patrono é o Frei Vicente de Salvador. Era membro atuante do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia.