Política

POPULAÇÃO curda (93%) vota pela independência do Iraque

Bagdá cancelou hoje todos os voos para Irbil. Com The Independent
Da Redacion , Salvador | 28/09/2017 às 09:36
Curda em Irbil quer a independência
Foto:
Quase 93 por cento dos que participaram do referendo sobre o apoio à independência curda do Iraque votaram na divisão de Bagdá, disseram autoridades.

Os resultados da votação de segunda-feira foram anunciados na quarta-feira à noite por funcionários eleitorais em Irbil, capital da capital semi-autônoma do governo regional curdo (KRG).

Um total de 92,73 por cento disse 'sim' em resposta à pergunta: "Você quer que a Região do Curdistão e as áreas do Kurdistani fora da administração da Região se tornem um estado independente?", Disse o chefe da comissão eleitoral Hendrin Mohammed aos repórteres Destaque foi alto, com aproximadamente 72% da população forte de 8,4 milhões de habitantes.

A decisão curda de votar em se divorciar do governo central enfureceu muito Bagdá: o governo do primeiro-ministro Haider al-Abadi se recusou a reconhecer o referendo, declarando-o inconstitucional. Múltiplas tentativas foram feitas para atrasar ou descarrilar, incluindo um pedido da Suprema Corte na semana passada.

A comunidade internacional - e, em particular, o Washington DC - haviam aconselhado contra isso, preocupada porque o voto poderia invadir as tensões inflamadas de Irbil-Bagdá e afetar a luta para destruir Isis nas suas fortalezas no país.