Com informações da Brava Inteligente
Brava , Salvador |
27/09/2017 às 18:44
Carla Liane uma das candidatas
Foto: DIV
No mês de agosto foi dada a largada às campanhas para as eleições de reitor e vice-reitor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que ocorrerá no dia 03 de outubro deste ano. Nesta corrida três chapas concorrem à gestão de 2018 a 2021, são elas: “A UNEB com a nossa cara” que tem como candidata à reitoria a Dra. Carla Liane e vice-Reitor o Me. Joabson Figueredo, “Somos Todos UNEB” liderada pelo atual reitor José Bites que concorre à reeleição e o vice- Reitor Marcelo Ávila e “Novos Caminhos UNEB, diversidade e participação” que tem como candidato a reitor Valdélio Santos Silva e a sua vice-Reitora Márcia Guena.
A chapa liderada pela doutora em Ciencias Sociais, Carla Liane, leva inovação para a campanha unebiana com a criação da primeira plataforma colaborativa a qual permite a construção das propostas da gestão pleiteada juntamente com a comunidade acadêmica em seu Projeto Participativo. Todos os três segmentos: docentes, técnicos e discentes, podem sugerir ações no site www.nossacara.org, as quais a futura gestão irá utilizar para entender as demandas de cada Campus para poder gerir estrategicamente conforme as suas necessidades.
A ação possibilita um alinhamento com as particularidades de cada departamento a partir da visão e relatos da própria comunidade que convive com as dificuldades locais. A plataforma colaborativa promove a inovação digital na Uneb e interação com a comunidade acadêmica. A chapa sinaliza nos debates a importância de uma gestão digital que utilize os aparatos tecnológicos em prol da qualidade da prestação dos serviços e otimização de tempo. “Há um desejo evidenciado pela comunidade unebiana de renovação.
Essa foi a nossa maior motivação para prosseguir com este projeto iniciando um movimento que começou a partir de um grupo e foi ganhando, mais e mais, adesões ao longo do tempo. Em tempos duros, nos servia de inspiração uma tradição cara à democracia no estado de direito, voltada para a defesa intransigente da principal liberdades: a de expressão do pensamento pelo livre e de debate de ideias e concepções”, afirma Carla Liane.
Uma das ações que só confirma a responsabilidade da chapa liderada pela Dra. Carla Liane foi a entrega, em agosto, do Termo de Compromisso ao SINTEST sinalizando a sua responsabilidade com os servidores técnicos administrativos.
O documento contém propostas construídas de maneira colaborativa com o segmento reafirmando a responsabilidade que a gestão terá com a comunidade através do diálogo, respeito à diversidade e transparência nos processos decisórios. “Assumimos o compromisso da gestão responsável, por isso apresentaremos Princípios, Eixos e Ações com foco na retomada do diálogo com a comunidade interna e externa sobre temas candentes para o futuro da UNEB. Muitos compromissos podem e devem ser colocados em prática imediatamente, outros demandarão um esforço conjunto em prol da ampliação e readequação dos recursos financeiros e orçamentários, bem como de estudos de viabilidade jurídica”, sinaliza a doutora.
Para ela a gestão universitária precisa representar a coletividade da Universidade e necessita que a Universidade seja colocada a serviço do povo. “Precisamos colocar a UNEB pra dialogar com os bairros, com os diferentes territórios de identidade. Temos que defender que as Universidades sejam sem muros, elas estejam a serviço da nossa sociedade.
"Esta não é qualquer Universidade. É a maior e principal Universidade do Estado da Bahia, aquela que teve a coragem de levar para o interior os cursos de formação de professores. Aquela que desenvolve pesquisa e extensão. É por isso que temos compromisso com os pilares da Universidade e temos compromisso também com a qualificação da gestão universitária”, afirmou a candidata.