Política

CORONEL diz que obras P são importantes, mas as de Rui Costa são GG

O recadastramento de servidores ativos do poder Executivo do Estado termina neste domingo (17) e aproximadamente 8,5 mil funcionários públicos ainda não atualizaram seus dados cadastrais
Tasso Franco , da redação em Salvador | 14/09/2017 às 17:54
Angelo Coronel (camisa verde) ao lado de Rui Costa e Joseilto Ramos
Foto: ALBA
   MIUDINHAS GLOBAIS:
   
   1. O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Angelo Coronel, acompanhou hoje (14.09) o governador Rui Costa a Jeremoabo, distante 389 km da capital. Rui e Coronel inauguraram obras, fizeram entregas de equipamentos agrícolas, e autorizaram novos serviços no município, como a ordem para recuperação do acesso que interliga Santa Cruz a BR-110 e à sede municipal.

   2. Foi inaugurado o Sistema Simplificado de Abastecimento, que beneficia com água de qualidade 358 moradores das localidades de Adriana do Alto, Canabravinha dos Candis e Olhos D´Água do Albino. Também foi realizada a inauguração da reforma do Posto de Saúde Dr. Fausto de Aguiar Cardoso.

   3. Uma obra muita ansiada pela população de Jeremoabo era o Ponto Cidadão – uma espécie de SAC mais enxuto - que irá realizar aproximadamente quatro mil atendimentos por mês, com a emissão de carteira de identidade, de trabalho, CPF, antecedentes criminais e serviços do Ceprev e Planserv.

    4. “O Ponto Cidadão vai atender não só o povo de Jeremoabo, mas as populações vizinhas de Macururé, Rodelas, Santa Brígida, Pedro Alexandre, Coronel João Sá, Sítio do Quinto, Novo Triunfo e Canudos. Antes, somente em Paulo Afonso era possível desfrutar dos serviços do SAC”, destacou Angelo Coronel.

   5. Também em Jeremoabo, Coronel participou da entrega de 11 tratores, acompanhados de implementos agrícolas, para 11 municípios da região, fruto de emendas parlamentares impositivas do parlamentares da Assembleia Legislativa da Bahia. “Como tenho pregado, as obras tamanhos ‘P’ são muito importantes, também, mas não posso deixar de destacar que o governador Rui Costa tem feito obras ‘GG’ extraordinárias”, disse Coronel.

    6. Estavam presentes nas solenidades os deputados estaduais Fátima Nunes, Joseildo Ramos, Alex da Piatã, Alex Lima, Aderbal Caldas e Carlos Ulbadino; o deputado federal Waldenor Pereira, o secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes, o superintendente do SAC, Carlos Henrique Martins, o prefeito de Jeremoabo, Antonio Chaves, o empresário Diego Coronel, além de prefeitos e vereadores da região.

                                                      *****
    
   7. O ex-secretário de Assistência Social do município de Barro Alto, Genicleudo Gualberto da Silva, foi denunciado hoje, dia 14, pelo Ministério Público estadual por desviar em proveito próprio um total de R$ 4.449,00 em recursos públicos. 

   8. O montante foi recebido em diferentes valores mensais durante cinco meses de 2014 (julho, agosto, setembro, outubro e dezembro) e em fevereiro de 2015. Segundo a denúncia, oferecida pelo promotor de Justiça Áviner Rocha Santos, Genicleudo da Silva recebeu o total desviado em espécie e pessoalmente no gabinete da Secretaria.

   9. De acordo com as investigações, os repasses foram entregues ao então secretário por três conselheiros tutelares a quem Genicleudo da Silva pediu pessoalmente que recebessem os valores em suas contas-correntes.
 
   10. Aos conselheiros, o ex-secretário teria alegado que o dinheiro era para pagar a remuneração de uma funcionária de serviços gerais recém-contratada pelo órgão. Os repasses teriam sido depositados na conta dos conselheiros a título de pagamento de horas-extras nunca trabalhadas, sacados e depois entregues nas mãos do então secretário.
    
    11. O Ministério Público estadual expediu hoje, dia 14, uma recomendação ao prefeito de Brumado para que seja anulado integralmente o edital e todos os atos praticados no processo seletivo simplificado n º 05/20017, que prevê a contratação temporária de 71 profissionais da área de saúde.

   12. A recomendação, feita pelo promotor de Justiça Ruano Fernando da Silva Leite, também orienta que sejam restituídos aos candidatos todos os valores de inscrição e que o prefeito se abstenha de efetuar ou prorrogar a contratação de servidores por tempo determinado para postos de saúde, hospitais, Programa Saúde da Família (PSFs), Centro de Atenção Psicossocial (Caps); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); Serviço de Atendimento Médico (Samu), exceto para atender necessidade estritamente temporária.
   
   13.  O prefeito ACM Neto e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, inauguram mais um posto avançado de recadastramento biométrico em Salvador, nesta sexta-feira (15), às 9h. Desta vez, o posto será instalado na Prefeitura-Bairro Liberdade/São Caetano, na Avenida General San Martin, 241 - em San Martin (próximo ao Atacadão dos Pisos).

   14. O posto possui cinco guichês e estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O atendimento ocorre com hora marcada, por meio de agendamento disponibilizado no site do TRE-BA. Diariamente, serão disponibilizados 165 recadastramentos biométricos na unidade.

   15. O posto na Prefeitura-Bairro Liberdade/São Caetano é o décimo instalado por meio de parceria entre a Prefeitura e o TRE-BA. O procedimento também pode ser feito nas Prefeituras-Bairro do Subúrbio/Ilhas, Pau da Lima, Itapuã/Ipitanga, Cidade Baixa, Cabula/Tancredo Neves, Barra/Pituba, Valéria e Cajazeiras, além de uma unidade no Bahia Outlet Center, no bairro do Uruguai.
   
   16. O Presidente da Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça da Bahia, Antonio Diamantino, nesta quinta-feira (14), protocolou ofício solicitando à Presidente do TJBA, Desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, o cumprimento imediato da ordem do STF nos termos determinado pelo Relator do Mandado de Segurança nº 0004436-02.2014.8.05.0000.

   17. O Mandado de Segurança transitou em julgado em 17 de junho deste ano, possibilitando a cumulação do Adicional de Função Incorporado com a Função Gratificada, vantagem acessória  específica de Assessores de gabinetes de Desembargadores. Passados quase três meses depois da ordem do STF, não houve cumprimento da decisão, para juntar aos autos a comprovação da implementação na folha de pagamento das parcelas do AFI/FG.

   18. A Assetba requer ao TJBA o cumprimento do pagamento dos valores retroativos a data da concessão da liminar e o restabelecimento da percepção da vantagem acessória ( TJFG) criada pela Lei 12216/ 2011 e do Adicional de Função Incorporado, cumulativamente.
     
   19.  deputado federal Luiz Caetano (PT) reuniu-se com o representante da presidência do Banco do Brasil, Carlos Henrique Santos. A audiência ocorreu no gabinete do parlamentar, em Brasília, e teve como pauta a reabertura da agência do Banco do Brasil no município de Irecê. O prefeito de Irecê, Elmo Vaz, também participou do encontro.

   19. De acordo com o representante do Banco do Brasil, a agência já está em obras; e há um prazo entre 90 e 150 dias para que seja reaberta à população. De acordo com ele, após as obras serem concluídas, deve ser aprovada a instalação do cofre para que haja a reabertura oficial da agência.

   20. O deputado Federal Claudio Cajado (DEM/BA) foi escolhido vice-líder do Governo Federal no Congresso, e representante da liderança na Comissão de Orçamento, nesta terça-feira (12). A indicação reforça seu mandato na defesa da Bahia junto aos Ministérios e Órgãos Federais, em prol do desenvolvimento dos municípios baianos, que honrosamente representa em Brasília.

    21. O recadastramento de servidores ativos do poder Executivo do Estado termina neste domingo (17) e aproximadamente 8,5 mil funcionários públicos ainda não atualizaram seus dados cadastrais. Deste total, a maior quantidade pertence à Secretaria da Educação do Estado, que ainda tem cinco mil servidores sem atualizar seus cadastros. Aqueles funcionários que não se recadastrarem até o dia 17 deste mês vão ter os salários suspensos.
 
   22. O recadastramento iniciou no dia 13 de junho, mas o Governo do Estado prorrogou duas vezes o prazo final, porque um contingente grande de servidores não atualizou seus dados cadastrais. A Secretaria da Administração fez, também, uma ampla campanha de comunicação, com divulgação em rádios, jornais, sites e TV. Não vai haver nova dilatação de prazo.