A partir de agora as academias de ginástica de Salvador serão obrigadas a manter equipamentos para aferir a pressão arterial de seus alunos, pois o prefeito ACM Neto acaba de sancionar o projeto de lei do presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Câmara (PSDB), nesse sentido.
Satisfeito com a nova lei, o edil destaca a importância da medida, pois as pessoas são induzidas pela mídia a praticar esporte e cuidar da saúde: “A aferição da pressão arterial é muito importante para saber se o aluno está apto a fazer um esforço físico”. A nova regra torna obrigatória a medição diária da pressão.
Para o presidente do Conselho Regional de Educação Física (Cref), Paulo César Vieira Lima, a decisão foi “importantíssima” para o setor, mesmo que o órgão não tenha sido ouvido: “Toda academia deveria ter, principalmente pelos tipos de exercício que realizam”.
O fisiologista Alexandre Dortas também considerou o ato um passo importante: “A hipertensão é uma patologia silenciosa e muitos portadores não sabem que têm o problema e mesmo os que estão sob acompanhamento médico podem ter algum problema”.