Política

CARNAVAL É PRA BRINCAR NO ASFALTO; SE BEBER NÃO SE DIRIJA PARA O MAR

Leur Lomanto Jr assum presidência da CCJ da Câmara
Tasso Franco , Salvador | 10/02/2026 às 17:55
Se beber não dirija sua "carranca" para o mar
Foto: SALVAMAR
   MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), montou uma operação especial para o período do Carnaval. Os agentes, que estão trabalhando desde o Furdunço, no último sábado (7), seguirão em ação até o arrastão da Quarta-Feira de Cinzas, no dia 18. E, recomendam aos foliões sobretudo aqueles que bebem além da conta não cair n'água, no mar. Cair n'água só asfalto.

  2. A operação tem como objetivo garantir a segurança dos banhistas, não só nos trechos dos circuitos oficiais, mas também nas demais praias onde a Salvamar atua, especialmente as que recebem um grande fluxo de pessoas.

  3. O coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, informa que serão 30 pontos entre o Jardim de Alah e Ipitanga, trecho no qual ocorrerão, por exemplo, os carnavais dos bairros da Boca do Rio e Itapuã. Já no Circuito Dodô (Barra/Ondina), serão duas bases fixas e cinco postos.

   4. “Durante os festejos de pré-Carnaval e Carnaval, a Salvamar funciona em um formato diferente. Atuaremos no trecho habitual e também onde acontecem as festas. Na Barra e Ondina, teremos um serviço com equipes rotativas, alternando entre dia e noite, com turnos às 8h e às 20h”, afirma Dantas.

   5. O coordenador reforça os cuidados que devem ser tomados durante o banho de mar na folia. “Este é um período em que registramos muitas ocorrências de afogamento, sobretudo envolvendo pessoas que consomem álcool e tomam banho de mar. Além disso, há muitos turistas, pessoas vindas do interior, que não estão habituadas com o banho de mar. Isso faz com que o afogamento seja potencializado. É bom curtir a festa, mas o banho de mar deve acontecer com cautela”, aponta.

   6. Durante o período, os agentes da Salvamar farão o monitoramento constante das áreas com maior incidência de correntes de retorno, além de promover ações educativas com orientações diretas aos banhistas e atendimentos de primeiros socorros e resgates aquáticos, quando necessários.

   7. Entre os cuidados destacados pela Salvamar, estão:

 

·        Observar sempre as bandeiras de sinalização (verde, amarela e vermelha);

·        Evitar entrar no mar em áreas sinalizadas como perigosas;

·        Não nadar após o consumo de bebida alcoólica;

·        Evitar o banho de mar à noite ou em locais sem posto de salvamento;

·        Deixar as crianças sempre sob supervisão de um adulto;

·        Em caso de corrente de retorno, manter a calma e sinalizar para o guarda-vidas;

·        Seguir todas as orientações repassadas pelas equipes da Salvamar;

·        Procurar imediatamente o posto da Salvamar mais próximo em caso de emergência.

   8. A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Mobilidade (Semob), anuncia a criação do Buzu da Folia, serviço gratuito de transporte durante o Carnaval 2026. A iniciativa contempla as linhas C010 – Lapa x Calabar e a nova C011 – Lapa x Garibaldi, que estreia neste ano como a principal novidade da operação. O serviço conta com identificação lateral e frontal dos ônibus, além da bandeira dos coletivos que terão o nome da linha e do serviço.

   9. Ao todo, 136 veículos serão empregados nas duas linhas, com funcionamento 24 horas por dia, a partir das 12h do dia 12 de fevereiro até as 12h da Quarta-feira de Cinzas, em 18 de fevereiro.

   10. A nova linha C011 – Lapa x Garibaldi foi criada com o objetivo de facilitar a saída dos foliões que encerram o desfile no Circuito Dodô (Barra–Ondina), ampliando as opções de deslocamento e reduzindo a sobrecarga em outros modais ao final dos desfiles.

  11. O ponto de embarque e desembarque da C011 será instalado na saída da Avenida Milton Santos para a Avenida Garibaldi, em local estratégico para atender o fluxo de público que deixa o circuito. Já o da linha C010  ficará na Avenida Centenário nas proximidades da entrada do Calabar. Na Estação da Lapa, o ponto de embarque vai funcionar no subsolo e o de desembarque será no térreo do terminal.

   12. A operação da C011 também contará com estrutura especial de pré-embarque no ponto localizado na saída da Av. Milton Santos. Os locais terão instalação de toldos e uso de gradis organizadores para orientar o fluxo de passageiros, garantindo mais segurança, conforto e agilidade no acesso aos ônibus, especialmente nos períodos de maior movimento. A medida busca melhorar a experiência dos foliões, reduzir aglomerações e tornar o embarque mais ordenado durante todo o funcionamento do serviço.

  13.  Carnaval nos Bairros também reafirma a promessa da gestão em levar a festa para mais perto das comunidades, garantindo mais segurança, conforto, acessibilidade e valorização da cultura local, além de fortalecer a economia dos bairros.

   14. A programação contemplará os bairros da Boca do Rio, Itapuã, Liberdade, Pau da Lima, Periperi, Plataforma, Rio Vermelho, Piatã, Cajazeiras, Nordeste de Amaralina e as ilhas de Bom Jesus dos Passos e Frades (Paramana).

   15. Entre as atrações, estão artistas como Timbalada, É o Tchan, Daniel Vieira, Pagodart, Guig Ghetto, Targino Gondim e Isaque Gomes.

   16. Em 2025, dados do Observatório do Carnaval nos Bairros apontam que 82% das pessoas entrevistadas avaliaram positivamente a festa, considerando critérios como qualidade das atrações, mobilidade, ordenamento dos ambulantes e limpeza urbana. O evento também gerou impacto significativo na economia local, beneficiando diretamente ambulantes, bares, restaurantes e pequenos empreendedores.

   17. Durante o período carnavalesco, a Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB) atua, em conjunto com os órgãos competentes, no apoio ao ordenamento do território, acompanhamento e fiscalização das estruturas dos eventos, como palcos, trios e equipamentos.. A pasta também acompanha as ações de zeladoria urbana e limpeza, além de realizar monitoramento permanente das atividades nos bairros e ilhas contemplados.

    18. Para o titular da SACPB, Luciano Sandes, o projeto vai além da festa. “O Carnaval nos Bairros não só leva a folia para perto das comunidades, mas também valoriza os artistas locais, gera oportunidades de trabalho e descentraliza a festa, permitindo que mais pessoas aproveitem a celebração com segurança, organização e comodidade”, destaca.

  19. O deputado Leur Lomanto Jr (União-BA) assumiu hoje (10/02) a presidência da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados para um mandato de um ano. Ele foi eleito pelo colegiado por unanimidade com 36 votos, passando a comandar a comissão considerada a mais estratégica da Casa.

  20. Responsável por analisar a constitucionalidade, a legalidade e a técnica legislativa das matérias em tramitação, a CCJC é a principal porta de entrada dos projetos no Parlamento. Atualmente, mais de 9 mil proposições aguardam análise ou passam pelo crivo da comissão, que tem papel decisivo no ritmo e no conteúdo das votações no Congresso.

  21. Entre os temas que devem ganhar protagonismo neste período está o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), já sinalizou que a proposta será encaminhada à CCJC com prioridade, reforçando a centralidade do colegiado na condução de discussões sensíveis e de alto impacto social.

  22. Ao assumir o cargo, Leur destacou o peso institucional da função e a dimensão da responsabilidade à frente da comissão. “Presidir esse colegiado é uma grande responsabilidade institucional, que exige equilíbrio, rigor técnico e compromisso com a Constituição. Nosso trabalho é garantir segurança jurídica e respeito às regras democráticas, dando previsibilidade ao processo legislativo”, afirmou.

  23. A expectativa é de que, sob a nova presidência, a CCJC mantenha uma agenda intensa, com foco na organização dos trabalhos, na análise célere das proposições e no enfrentamento de temas centrais para o país ao longo do próximo ano legislativo.

  24. O Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, concederá entrevista em coletiva de imprensa sobre o tema "Fraternidade e Moradia", da Campanha da Fraternidade 2026. A coletiva acontecerá no dia 18 de fevereiro (Quarta-feira de Cinzas), às 14h30, na Igreja da Santíssima Trindade (Avenida Jequitaia, 165, Água de Meninos, Salvador), local onde há uma experiência concreta de construção de casas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

  25. Pelo segundo ano consecutivo, a Reserva, marca de moda masculina do Grupo AZZAS 2154, é parceira do Camarote Salvador, um dos espaços mais emblemáticos do Carnaval brasileiro. Em 2026, a marca assina a camiseta oficial do camarote e amplia sua atuação com um espaço exclusivo de customização, reforçando seu olhar para a moda como linguagem cultural que é parte viva da experiência da festa.

  26. Em um Carnaval cada vez mais marcado pela busca por identidade e autoria, a Reserva propõe ir além do vestir. Além dos modelos desenvolvidos para cada dia do evento, a marca assina o espaço de customização do Camarote Salvador, um local pensado para o público a transformar a própria peça. Mais do que consumir moda, o folião passa a participar ativamente dela.

  27. Clientes Reserva Prime contam ainda com benefícios exclusivos, como descontos em ingressos, fila preferencial no meeting point e ativações interativas ao longo do evento.

  28. “O Carnaval é um território essencial para a Reserva, porque traduz os nossos valores como a criatividade, a brasilidade e a conexão com as pessoas. Assinar as camisetas de um dos principais camarotes reforça este olhar para a moda como expressão cultural e parte viva da experiência dessa celebração”, afirma Joana Bittencourt.

  29. Com essa atuação no Carnaval 2026, a Reserva reforça um movimento estratégico de expansão nacional, ampliando sua presença em diferentes regiões do país, especialmente no Nordeste, região estratégica para seu crescimento. A iniciativa consolida a Reserva como uma marca cada vez mais conectada à cultura brasileira, acompanhando seu crescimento físico e simbólico em novos mercados.