Política

ELEIÇÕES BRUMADO: Juiz suspende divulgação da pesquisa Gasparetto

vide
| 30/09/2012 às 19:50

A pesquisa eleitoral encomendada pelo proprietário do Brumado Agora, Wilker Porto, através da Gasparetto Pesquisas e Estatísticas Ltda, teve sua divulgação suspensa pelo juiz eleitoral Genivaldo Guimarães neste sábado (29). O magistrado acatou representação da Coligação ‘Brumado Melhor e Mais Forte', encabeçada pela candidata Marizete Pereira (PT), por considerar que o questionário submetido aos entrevistados mostrou-se nitidamente tendencioso, intuitivo e dirigido à manipulação da opinião pública em favor do candidato Aguiberto Lima Dias (PSL).

Na sentença, Guimarães ressaltou que o questionário visava atrelar a figura de Aguiberto à figura do atual prefeito Eduardo Vasconcelos, na medida em que o mesmo induzia o eleitorado a promover uma avaliação da atual administração. Logo, segundo o juiz, àqueles que bem avaliarem a atual gestão estariam sendo induzidos a apoiarem o candidato do prefeito municipal; "fato que, à véspera do pleito, poderá desencadear verdadeiro desequilíbrio eleitoral".

Além disso, Guimarães também destacou que em pesquisas eleitorais os eleitores devem ser indagados de forma a considerarem somente as pessoas dos candidatos e ninguém mais. Assim, com vistas a assegurar a isonomia entre os candidatos, o juiz deferiu o pedido de liminar impedindo a divulgação do resultado da referida pesquisa. Em caso de desobediência, os responsáveis serão multados em R$ 70 mil, sem prejuízo da adoção de outras providências. Os representados poderão apresentar defesa em até 48 horas. A pesquisa seria divulgada neste domingo (30). (Brumado Noticias)