Política

JERÔNIMO OXIGENA EQUIPE E TROCA DOIS SECRETÁRIOS ESTADO SAEB E SECTI

ACM Neto diz que Jerônimo distorce fatos diante da afirmativa do governador de que ele critica a Policia. "Critico o chefe supremo da Polícia que é o governador", diz
Tasso Franco , Salvador | 12/08/2025 às 17:59
Governador com Marcius Gomes (Secti) e André Pimentel (Saeb)
Foto: Amanda Ercilia
 MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Em coletiva à imprensa no gabinete oficial, em Salvador, nesta terça-feira (12), o governador Jerônimo Rodrigues apresentou os dois novos secretários estaduais da Secretaria de Administração (Saeb), Rodrigo Pimentel; e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Marcius Gomes. O chefe do executivo baiano destacou o bom trabalho realizado pelos antigos respectivos gestores Edelvino Góes e André Joazeiro, e recepcionou os novos titulares das pastas.

  2. “A mudança no secretariado é muito importante para a oxigenação da equipe. Rodrigo Pimentel é concursado do Estado, é especialista, e Marcius, na Ciência e Tecnologia, da mesma forma. É professor da Uneb e estava, antes de assumir a Secti, ao lado de André Joazeiro, como chefe de gabinete. Então, só agradeço pelo trabalho de vocês e dou as boas-vindas”, disse Jerônimo Rodrigues.

  3. À frente da tecnologia, o secretário Marcius Gomes agradeceu ao governador a oportunidade de assumir a Secretaria e falou dos projetos para a sua gestão. “Nós temos uma missão com a Ciência e Tecnologia. Certamente, as prioridades continuarão sendo definidas, mas meu objetivo é fortalecer essa relação da tecnologia e da inovação com o desenvolvimento social, a educação e a economia do nosso estado”, salientou.

  4. Rodrigo Pimentel falou um pouco da sua atuação na gestão pública no Governo da Bahia e da expectativa em assumir o novo cargo na administração estadual. “A minha meta agora é, em linguagem muito popular, oxigenar a Saeb para prestar o melhor serviço para os outros órgãos do Estado. Além de dar atenção àquelas atividades específicas, como o Planserv, o SAC, que são serviços de relação direta com a população”, garantiu.

  5. Perfil dos gestores: Marcius Gomes é professor-doutor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), foi chefe de gabinete da Secti, diretor de Desenvolvimento Científico da mesma pasta e secretário Especial de Relações Internacionais da Uneb. Assume, agora, a titularidade da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado.

  6. Anunciado como o mais novo secretário de Administração da Bahia, Rodrigo Pimentel também é funcionário de carreira do Estado. Estava como diretor-geral do Detran-BA, e já havia passado pela chefia de gabinete da Saeb e pela Superintendência de Previdência do Estado. É especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental.
                                                                                ****
  7. A Alclin Hospital de Olhos prestou uma homenagem à Dra. Maria Odília Teixeira Lavigne, reconhecida como a primeira médica negra do Brasil. O centro cirúrgico da instituição passou a levar o nome da médica, em uma cerimônia que também reverenciou figuras marcantes da família Lavigne, como o Dr. José Leo Lavigne e o Dr. Marzio Azaro, pai e amigo do diretor presidente da Alclin, Dr. André Lavigne.

  8. O evento contou com a presença do corpo clínico, familiares e amigos, reforçando o legado da Dra. Maria Odília e a relevância da família Lavigne para a medicina. Sob o comando do neto da homenageada, o oftalmologista Dr. André Lavigne, a Alclin Hospital de Olhos reúne moderna infraestrutura, com consultórios, equipamentos para exames e centro cirúrgico especializado para os diversos procedimentos oftalmológicos, com mais de 35 anos de atuação em Salvador.

  9. O deputado Hassan (PP) recebeu com alegria e sentimento de dever cumprido o anúncio feito pelo governador Jerônimo Rodrigues de que enviou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) um projeto de lei criando três novos comandos regionais da Polícia Militar (PM) sendo um no sudoeste baiano, no município de Jequié, e os outros dois no norte do estado e no litoral norte.

  10.  “Agradeço ao governador que, com sensibilidade, responsabilidade e compromisso com a nossa população, acolheu a acatou nossa indicação, feita no início deste ano, solicitando a criação do Comando Regional da Polícia Militar em Jequié”, expressou o parlamentar, complementando que “em breve, o projeto seguirá para a Alba, onde, com o apoio dos colegas deputados, temos a certeza de que será aprovado”.

  11. Hassan entende que a existência de um comando regional na cidade representa o compromisso integral com a segurança regional, e analisa que “esse equipamento público não só trará maior segurança à população, como ampliará a eficiência operacional das forças de segurança em todo o entorno do município”. 

  12. Ele aponta que Jequié, situada estrategicamente na região sudoeste da Bahia, desempenha papel de relevância no cenário político, econômico e social no estado, e” analisa que “essa posição estratégica requer investimentos proporcionais às suas responsabilidades e desafios, especialmente no que concerne à segurança pública”, sintetiza Hassan.

  13. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, autorizou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente em prisão domiciliar, vá ao hospital para fazer exames médicos após o agravamento de uma crise de soluços.

  14. O despacho foi enviado nesta terça, 12, e permite que Bolsonaro faça os exames no próximo sábado, 16, no DF Star, em Brasília. Moraes determinou que Bolsonaro entregue um atestado de comparecimento à unidade de saúde em até 48 horas depois da realização dos procedimentos.

  15. “A solicitação decorre do seguimento de tratamento medicamentoso em curso, da necessidade de reavaliação dos sintomas de refluxo e soluços refratários, bem como da verificação das condições atuais de saúde”, alegaram os médicos que acompanham a saúde de Bolsonaro.

  16. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) participou, nesta terça-feira (12), em Salvador, do Seminário Estadual Bahia Alfabetizada, com ênfase no Eixo I – Criança, que acontece por grupamento, de forma a contemplar os 417 municípios por índices de alfabetização.

  17. No turno da manhã, na União dos Municípios da Bahia (UPB), o seminário foi voltado para os 11 municípios com taxas de alfabetização na idade certa acima de 60%. À tarde, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), participaram os 58 municípios que, em 2024, apresentaram menos de 25% de crianças alfabetizadas na idade adequada.

  18. Outros encontros serão realizados, ao longo deste mês, com os demais grupos de municípios. A iniciativa tem como foco central a melhoria da aprendizagem das crianças e a elevação dos indicadores de alfabetização em todo o território baiano. Durante o seminário, foram apresentados e debatidos os resultados da alfabetização de 2024, bem como os dados da Avaliação Diagnóstica de Fluência Leitora de 2025. Com base nessa análise, será elaborada uma proposta de plano estratégico voltado para o fortalecimento da aprendizagem e o avanço dos indicadores educacionais.

  19. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), criticou na última segunda-feira (11) o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), insinuando que ele estaria atacando os profissionais da segurança pública ao fazer críticas à atual gestão estadual.

  20. “Se a oposição quiser bater, bata em mim. Mas tenha respeito com o funcionalismo da segurança pública”, disse o governador durante agenda pública, cobrando mais responsabilidade nas declarações da oposição.

  21. Horas depois, ainda na madrugada, ACM Neto respondeu. “Governador, o senhor pode até dar uma de doido, fingir que não entendeu, mas faço questão de repetir: todas as críticas que faço são exclusivamente ao senhor”, disse.

  22. O ex-prefeito acusou Jerônimo de omissão e negacionismo diante da crise na segurança pública e afirmou que sua cobrança reflete o sentimento de milhares de baianos revoltados com a violência no estado.

  23. A Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviço Público da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou, na sessão desta terça-feira (12), cinco audiências públicas que tratarão de temas prioritários para o estado, com destaque para a educação e a segurança pública.

  24.Um dos principais assuntos discutidos foi o pedido da deputada Olívia Santana (PCdoB) para a realização de uma audiência pública sobre o programa Bahia Alfabetizada. A iniciativa ganhou urgência após o recente lançamento do programa pelo governo do estado.

  25. Durante a reunião, Olívia apresentou dados preocupantes, apontando que apenas cerca de 36% das crianças em Salvador estão alfabetizadas e que somente 20% dos municípios baianos apresentam índices acima da média de alfabetização. O governador Jerônimo Rodrigues fez um apelo para que deputados e prefeitos se unam na busca por melhores resultados nesta área.

  26. Outra audiência pública aprovada, a pedido do deputado Robinson Almeida (PT), tem um tema culturalmente relevante: “O museu é a rua: uma experiência de musealização popular a partir da retomada da Festa do Lixo”. O objetivo, explicou Robinson, é valorizar a cultura popular e a memória social da comunidade.

  27. A comissão também autorizou a realização de uma audiência para debater a política de reparação e assistência humanitária às vítimas de ações policiais, conforme determina a Lei 2577/25. O secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, será convidado a participar do evento.

  28. As demais audiências públicas aprovadas terão como foco a atuação dos técnicos industriais e a comemoração do Dia Nacional dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais. As datas para a realização das audiências serão definidas e divulgadas em breve.

   29.Participaram da reunião desta terça os deputados Penalva (PDT), Hilton Coelho (PSOL), Robinson Almeida (PT), Rosemberg Pinto (PT), Felipe Duarte (PP) e Zé Raimundo (PT).

  30. O deputado estadual Zó (PCdoB) disse hoje na tribuna da Assembleia que os governos do Estado e Federal deven ficar atentos para a crise que poderá acontecer na região produtora de frutas do São Francisco diante do tarifaço de Trumpo. "A coisa será séria", frisou.