Política

Jabes assina carta-compromisso para gestão dos resíduos sólidos

veja
| 29/09/2012 às 11:01
Jovens participaram do encontro
Foto:

O candidato a prefeito da Coligação Por Amor a Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP) participou do ciclo de debates "Lixo: Para onde vai? Para onde vamos?", evento organizado pela Casa dos Artistas com apoio do Instituto Nossa Ilhéus, na noite de quinta-feira, 27. Na oportunidade, assinou carta-compromisso que visa à implementação da política pública de gestão integrada dos resíduos sólidos e o fortalecimento da Cooperativa dos catadores de resíduos sólidos recicláveis Consciência Limpa (Coolimpa).

Além de firmar o acordo com os prefeituráveis, o evento objetivou também debater a relação da sociedade com o lixo, e como estímulo ao imaginário dos participantes, foi exibido o trailer do documentário Estamira, seguido das contribuições de professores, catadores, e demais atores sociais ligados à temática. O encontro contou com a presença do professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Leandro Kerber, presidente da Coolimpa, Deizemeire Souza, representante  do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), Andrea Pitanguy, candidatos a vereador, jovens militantes, entre outros membros da sociedade civil.

O fim do lixão localizado no Cururupe e a instalação do aterro sanitário no distrito de Itariri foi um progresso da última gestão de Jabes. Os avanços de caráter institucional, ambiental e humano, como o início da coleta seletiva, a requalificação do aterro sanitário e estruturação da Coolimpa, assim como as demandas necessárias, foram apresentados a Jabes e Cacá, com o intuito de assegurar a renovação do convênio entre a prefeitura e cooperativa.

Jabes lembrou o objetivo da criação da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), que se configura como um espaço de reflexão acerca do meio ambiente, integrado à expansão do turismo e da sua luta para a instalação do aterro sanitário de Ilhéus. O candidato parabenizou os avanços conquistados, considerando-os "fundamentais porque servem de oxigênio, no sentido de ser estímulo, responsabilidade, sobretudo, compromisso de toda sociedade civil".

O candidato do Amor a Ilhéus enfatizou que considera a terceirização dos serviços de coleta e limpeza um gasto excessivo para a prefeitura, e responsabilizará, assim como fez em suas gestões, à administração municipal. Jabes lembrou ainda, da preocupação especial com a coleta nos altos e morros, questão que precisa ser estudada de forma perspicaz, e reiterou o compromisso de realizar um governo transparente e participativo para discutir as demandas dos diversos segmentos. "Combinando transparência, articulação, redes de cooperação, conseguiremos sair dessa precária situação em que Ilhéus se encontra, de mãos dadas", e foi assim, que Jabes e Deizemeire selaram uma união, que simboliza uma cidade mais bonita, limpa e com qualidade de vida.