O Bahia, líder absoluto do Baianão, se classificou em primeiro lugar
ZedeJesusBarrêto , da redação em Salvador |
08/02/2026 às 11:23
Jequié 2x2 Vitória
Foto: Victor Ferreira
O resultado (Jequié 2 x 2 Vitória) na tarde de sábado, no Waldomiro Borges, pela antepenúltima rodada da fase de classificação, não foi bom pra nenhum dos dois, poiscom 11 e 10 pontos conquistados até aqui, Vitória e Jequié não alcançam mais o Bahia,que tem 18.
Ou seja, o Tricolor, já classificado, assegurou o primeiro lugar na fase, que lhe dá a vantagem de disputar os jogos decisivos seguintes em casa, na Fonte Nova.
Por conta da temperatura e do relvado ruim não foi um bom jogo tecnicamente, adespeito da aplicação dos atletas. O Leão foi melhor na primeira etapa. Abriu o marcador mas cedeu o empate. Na segunda etapa, o Jequié voltou melhor, fez o segundo gol, da virada, mas a zaga vacilou, num lance bizarro, e o Vitória empatou. Justo.
A rodada segue.
No Waldomirão, em Jequié- Pela sétima, antepenúltima rodada da fase classificatória do Baianão, o Jequié com 10 pontos ganhos, em segundo lugar; o Vitória em terceiro, com 9 pontos. Em disputa, pois, a vice-liderança (O Bahia, 18 pontos, lidera com folga, já classificado).
- Tarde de sábado, verão, sol, calor abafado (mais de 35 graus), um gramado feio, queimado, alto e arquibancadas acanhadas, mas quase cheias.-
O Jequié, ‘Jipão’, agora parceiro do Flu de Feira, de uniforme vistoso, azul predominante e detalhes em amarelo; o Vitória com uma equipe alternativa, mesclada, com seu uniforme 2, branco total, detalhes em rubro-negro.
Com a bola quicando...- Por conta do calor e das condições do gramado, um ritmo compassado de jogo, muitos chutões, dificuldades no domínio da bola e na troca de passes pelo chão.
- Gol! 1 x 0 Vitória, aos 12min. Bola esticada por Ronald, em contra golpe, bela jogadade Osvaldo pela direita, cruzou do fundo e o chute de Savério saiu preciso e deprimeira, do lado oposto, livre de marcação, abrindo o placar.-
O Leão era melhor, mais organizado, tomando as iniciativas e levando vantagem nas disputas individuais. Osvaldo, aos 20’, puxou um bom contragolpe, tabelou e bateu firme, passou perto. Um ‘jipão’ tímido, sem força ofensiva. Mas..- Gol! 1 x 1 Jequié, aos 28min. Nael, sempre ele, aproveitando-se de uma bola espirrada na zaga, após boa jogada de Tiago Recife. Pegou de primeira, na arriada, sem chances pra Yuri, decretando o empate.
E, na sequência, o árbitro deu aquela parada técnica para reidratação e reorientação dos atletas. Aos 36’, uma bomba de Tiago Recife, assustando Yuri. O Jipão equilibrou.
Aos 46’, gol do Jequié anulado, Tiago Recife impedido; mas mostrou a deficiência demarcação da zaga rubro-negra. Um primeiro tempo sob calor intenso, o Vitória começou melhor mas o Jequié equilibrou as ações depois do gol de Nael. Empate justo.
Segunda etapa – Logo no recomeço...- Gol! 2 x 1 Jequié, Tiago Recife. Recebeu em profundidade, ganhou no corpo e nacorrida para a zaga rubro-negra, encarou o goleiro Yuri e, mesmo tropeçando, empurrou para as redes, virando o placar. Aos 2min.
O Jequié voltou bem melhor, mais inteiro, acostumado com a quentura, o gramado. Depois dos 10’, com a virada do adversário, Rodrigo Chagas começou a mexer na equipe: Pablo e Luiz Miguel em campo, ‘pra cima, Leão’, pois. O Jipão bem plantado eadministrando a vantagem.
- Gol! 2 x 2 Vitória, Pablo, de sola, aproveitando-se de uma ratada feia da zaga local, bola quicando, o meia, que acabara de entrar, foi mais esperto e tocou na saída do goleiro.
Aos 26min. Bobeira geral, entregada feia, pane na zaga. Outra parada para hidratação e o Leão, com as modificações feitas, parecia mais inteiro, apertando,cavando faltas, buscando mais o gol.-
Aos 39’, após falta da esquerda, perto da linha de fundo, cobrada por Dudu, nadisputa pelo alto na pequena área, bola no travessão, quase saiu o desempate. As equipes visivelmente exaustas.
O empate foi o resultado mais justo.
Destaques no Leão para o veterano Osvaldo, enquanto teve fôlego, o belo gol deSavério. No Jequié, Tiago Recife dá trabalho, e o bonito gol de Nael.
Ficha Técnica- O Jequié do treinador Rodrigo Fonseca: Fábio, Bolt, Caíque, Sérgio. William e Gabriel; Claudinei, Zé Gatinha, Walfrido e Nael; Tiago Recife. (Cássio, João Grilo, Luiz Fernando,Elivelton)
- O Mistão do Vitória sob comando de Rodrigo Chagas: Yuri, Gean, Ricielli , LucasCândido, Diogo e Felipe Vieira; Dudu Miraíma, Ronald; Osvaldo, Lawan e Savério. (LuizMiguel, Pablo, Loham, Marquinhos, Cabrobó)- No apito, Bruno Pereira Vasconcelos.
Na sequência, pelo Brasileirão, o Vitória recebe o Flamengo, no Barradão, terça-feira ànoite. Casa cheia, o torcedor esperançoso numa resposta positiva, após a goleada de 5x 1 sofrida em São Paulo, para o Palmeiras.
- Ainda no sábado, pela 7ª rodada do Baianão, Porto x Galícia.
- A rodada segue no domingo; o Bahia, com seu mistão, encara a Juazeirense, à tarde,no capinzal do Adauto de Moraes, na beira do São Francisco, norte do estado. Defendea liderança, com 100% de aproveitamento, e a invencibilidade na temporada.