Esporte

VITÓRIA RECUA NO 2º TEMPO E DEIXA MIRASSOL EMPATAR JOGO QUASE GANHO

O goleiro Muralha falhou duas vezes e Jair Ventura recuou o time demais no segundo tempo
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 13/09/2026 às 18:35
Cacá lamentou o empate
Foto: BJÁ
   Inacreditável! O Vitória fez 2 x 0 no primeiro tempo, poderia te r ampliado, mas voltou para a segunda etapa covardemente atrás, aputado, e levou o empate, mais duas bolasna trave, foi amassado e por sorte não perdeu de virada para o Mirassol. O time, que tinha o placar e a vitória nas mãos, entregou-se. Assim, continua a saga, a sina de não conseguir vencer fora de casa. Está Invicto ou cabaço?

  Esse empate, quase derrota (levou duas bolas na trave e não atacou na segunda etapa) pode ser creditado à covardia tática de Jair Ventura, que apostou na retranca para garantir o resultado e substituiu tão mal que o time não chutou uma bolinha sequer no gol adversário na segunda etapa. Muito ruim. Um jogo pra deixar o torcedor injuriado. Um sabor amargo de derrota na garganta.

  Em Mirassol/SP- Estádio José Maria de Campo Maia, o Maião, tempo limpo, 26 graus de temperatura, ótimo piso, público abaixo das expectativas.- Rodada 27, o time da casa com 28 pontos, na 16ª colocação, precisando do triunfo para fugir da zona de sufoco; o Vitória, com 32 pontos, em 12º, lutando para fugir dada parte baixa da tabela, com o desafio de conseguir sua primeira vitória fora da casa na competição; é o pior visitante da competição.

   - O Mirassol com seu vistoso amarelão, detalhes em verde; o Leão baiano com seu tradicional vermelho&preto.

    Com bola rolando...- Os donos da casa começaram em cima, postura ofensiva.- Gol! 1 x 0 Vitória, Renê, aos 3min. Chutão do goleiro Arcanjo, bola longa quicando no campo adversário, o goleiro Muralha saiu pra cabecear e foi encoberto, Renê entrou livre, na velocidade, empurrou para o gol vazio. Sorte? Jogada costumeira do time baiano, com Arcanjo de lançador, falha bisonha do goleirão paulista e ... um inesperado e ótimo início para o Leão.

   - O time da casa sentiu, o rubro-negro foi pra cima, tentando aproveitar-se do baque emocional do inimigo. Aos 7’, bola alçada de escanteio, nova saída em falso de Muralha, quase saiu o segundo.- Gol! 2 x 0 Vitória, Renê, após lançamento em profundidade de Erick, Muralha novamente saiu mal, sem tempo de bola ficou na rua, e Renê, esperto, ganhou navelocidade e empurrou, fácil. Aos 12min.Não podia ser melhor, ninguém poderia imaginar tanta facilidade, muralha amarela derrubada. 

   Um Mirassol arruinado, lento, perdido em campo e o Vitória bem postado, atrás, valorizando, jogando sério, garantindo a vantagem e na mira de um contragolpe fatal.

- Só aos 31’, pela primeira vez o Mirassol chegou com perigo, em jogada individual de Mosquito; o chute saiu forte, mas Lucas Arcanjo bem colocado catou. Aos 36’, foi a vez de Formiga tentar, mas o chute da meia lua saiu fraco, Arcanjo agasalhou. Aos 41’,arremate frontal de Jamerson, Muralha espalmou por baixo. Para completar, o ponta Mosquito (ex-Vitória), o mais ativo atacante da casa, sentiu-se mal e deu lugar a Edson Carioca (aos 41min). O árbitro acrescentou 6 minutos. Nada aconteceu.

   Uma primeira etapa tecnicamente pobre, mas muito positiva para o Vitória, que achou dois gols nos primeiros 13 minutos de jogo em falhas de marcação e erros primários do goleirão Muralha. O Leão soube aproveitar, no oportunismo do rápido goleador Renê. O Mirassol sem ganas e o Leão brigando mais. Uma vantagem soberba, dois gols, e a perspectiva bem clara de um primeiro triunfo fora de casa. Era só fazerum segundo tempo aplicado, inteligente.

  Segundo ato – Ao time da casa, com 2 x 0 nos costados, só restava partir pra cima, o torcedor empurrando, e correr os riscos de deixar a defesa exposta aos contragolpes. O Leão na moita, sem se expor, sem pressa, à espera do bote, apostando em mais um erro do adversário ou num contragolpe rápido, uma bola alçada. Cada vez mais recuado, aceitando as investidas do adversário. As ações acontecendo mais no campo defensivo baiano. 
   
   Enquanto isso, outra postura do Mirassol, agora em cima, competindo, disputando cada bola.- Aos 8’, em falta bem cobrada por Alesson, Arcanjo espalmou. Daí...- Olha o VAR! Gol! Do Vitória, anulado, aos 13 min. Falta lateral alçada, a defesa local pastou, Ze Vitor do outro lado testou e Muralha entrou com bola e tudo, grosseiramente. O VAR chamou, o árbitro foi ao vídeo e ... anulou o gol, porimpedimento.

 ; Gol! 2 x 1 Mirassol, aos 23min. Chute cruzado e forte da esquerda, por baixo, a defesa baiana tropeçou, a bola sobrou na frente da pequena área, Bruno Santos girou e bateu, diminuindo.O Mirassol voltaria pro jogo? Os treinadores fizeram substituições. O Vitória muito recuado, suportando a pressão, apenas, aos chutões.- Aos 33’, quase Reinaldo empatou; o chute desviou, com Arcanjo já no chão.

   Aos 38’,cruzamento de Shaylon, Bruno Santos subiu livre na pequena área e testou na trave de Arcanjo, o goleirão só espiando. Quase o empate. Aos 40’, uma bomba de Edson Carioca balançou o travessão de Arcanjo, não entrou. Só dava Mirassol, na pressão.- Aos 42’, novamente Bruno Santos, de frente, livre, cabeceou por cima, noutrachance clara de gol.

    O gol dos amarelos estava maduro. O Leão entregue.- Gol! 2 x 2 Mirassol, Edson Carioca, aos 45min. Jogada de Shaylon, chutaço cruzado, por baixo de Edson Carioca, que fez o gol e foi provocar os rubro-negros, deuconfusão. O árbitro acrescentou 10 minutos ao tempo normal. O Mirassol em cima. O Leão parecia já sem pernas, nas cordas. O time baiano fez um péssimo segundo tempo, não jogou. Aos 53’, Chico Kim bateu de longe, assustou Arcanjo.

  Destaques Negativos para o goleiro Muralha, um horror, e para o técnico Jair Ventura, infeliz na estratégia de recuar inteiro no segundo tempo e nas substituições efetuadas, que tiraram o poder de contragolpe do time que fez um péssimo final de jogo, com o placar nas mãos. De positivo, a postura do Mirassol na volta do intervalo, outra pegada.

   Ficha técnica- O Mirassol escalado pelo técnico Rafael Guanaes: Muralha, Formiga, Knesowitch,William Machado e Reinaldo; Wálisson, Xico Kin, Eduardo; Gustavo Mosquito, Bruno Santos e Alesson. (Edson Carioca, Shaylon, Fernandinho, André, Lucas)

  - O Vitória do treinador Jair Ventura, fechadinho: Lucas Arcanjo, Britez, Cacá, LuanCândido; Mateus, Caique, Zé Vitor, Tarzia e Jâmerson; Erick e Renê. (Pochettino,Marinho, Edenilson, Kayzer- No apito, o catarinense Ramon Abatti.**- Na próxima rodada (a 28ª), em casa (no Barradão), o Leão recebe a Raposa, o Cruzeiro de Minas.- 

   Ainda, fechando a 27ª rodada, o Bahia recebe o Remo de Belém do Pará, segunda feira-a à noite (20h), na Fonte Nova. Este ano o Tricolor enfrentou o Remo em trêsocasiões e perdeu as três, inclusive uma na Fonte. É hora de dar o troco, ou...chancelar a freguesia.

   Outros jogos da rodada 27- Atlético Mineiro 3 x 1 Fluminense; Grêmio 1 x 2 Vasco da Gama;Chapecoense 1 x 2 Internacional; Palmeiras 2 x 0 São Paulo; Coritiba 3 x 3 AThlético, Botafogo 1 x 1 RB Bragantino; Santos 2 x 1 Cruzeiro; Coritiba 3 x AThlético PR.