O Flamengo está com uma excelente ´performance em 2025
ZedeJesusBarrêto , Salvador |
13/12/2025 às 17:46
Os craques do jogo
Foto: Gilvan de Souza CBF
Mais acostumado com a leveza da bola, o clima de deserto e o relvado rápido liso-tapete do Ahmed Bin Ali Stadium, em Doha/Catar, as arquibancadas ainda com muitos vazios, o Flamengo venceu o Pyramids do Egito, representante do continente africano, e vai enfrentar na final, decidindo o título do torneio/ Copa intercontinental, o PSG da França, campeão da Europa, na próxima quarta-feira.
- Foram dois gols de cabeça, de zagueiros, em bolas paradas bem executadas por Arrascaeta, o maestro da equipe; testadas de Leo Pereira e Danilo (2 x 0). Bastou. A partida final contra o PSG é outra história, outro patamar. Melhor de se jogar, também. Mais um título internacional à vista, ao alcance. Esse Filipe Luiz é um sortudo privilegiado, sem dúvidas. Competente.
*
Com a bola rolando, vimos um time egípcio fisicamente forte, pegador, marcando muito, dificultando, mas sem repertório ofensivo. Sem lances de área, sem emoções até os 20minutos. Daí, na bola parada...
- Gol! 1 x 0 Flamengo, aos 24min. Arrascaeta cobrou falta da esquerda, com maestria, alçando rápido na cabeça do zagueirão Leo Pereira, que na linha da pequena área subiu mais que a defensiva africana e testou forte, inapelável, abrindo o placar.
L
Aos 28’, o mesmo Arracaeta penetrou fazendo ‘catadinho’ pela defensiva egípcia, mas o chute passou por cima. O time carioca a trocar passes, administrando, controlando as ações, mas sem apetite na frente. Então, os africanos começaram a gostar do jogo.
- Aos 42’, pela primeira vez o Pyramids fez sua graça, exigindo do goleiro Rossi, que saiu rápido e abafou bem. Aos 45’, o atacante Mayele, astro da equipe, ganhou da zaga brasileira em velocidade, entrou de cara mas parou na ótima saída de Rossi, evitando empate. Assustou.
Segundo ato – O Pyramids recomeçou melhor, encarando, mas noutra bola parada, bem treinada...
- Gol! 2 x 0 Flamengo, Danilo, de cabeça, aos 7min. De novo Arrascaeta levantou uma falta da esquerda, agora larga, para o lado oposto, na cabeça de Danilo que subiu só e testou forte, o goleirão egípcio aceitou, por baixo. Um repeteco do primeiro gol.
A partir daí só restava ao time do norte africano sair pro jogo, avançar as linhas, buscar um gol a todo custo, e isso o deixaria defensivamente vulnerável aos contragolpes brasileiros, óbvio. Aos 27’, novamente Muyele; arriscou da meia lua, Rossi catou no chão. E o Flamengo administrando, o Pyramids arriscando tudo, até assustando, aqui e ali, em bolas alçadas... mas deu Flamengo, na final. Aos 47’, Pedro,
que acabara de entrar, quase ampliou, com seu faro e gana de artilheiro.
**
Copa do Brasil
- Os jogos de volta, na noite desse domingo, dia 14, definem os finalistas da Copa do Brasil 2025.
Às 18h teremos Corínthians x Cruzeiro, em São Paulo. O time paulista saiu na frente, surpreendendo e vencendo com competência o Cruzeiro (1 x 0) em BH. Além da vantagem, de poder até empatar, o alvinegro conta com um adversário fragilizado. O Cruzeiro, a ‘raposa mineira’ terá dois desfalques importantes: o meio-campista e capitão Lucas Silva, suspenso, e o zagueiro-xerife Villalba, machucado. No mais, a
torcida corintiana pesa, em casa faz muita diferença. Memphis fez o gol no Mineirão.
- Às 20h, no Maracanã, Fluminense x Vasco da Gama. O Vasco de Diniz venceu de virada (2 x 1, gols de Rayan e Vegetti) o primeiro confronto e convenceu, no Maracanã, lotado. Vimos um Vasco com mais apetite, pegada, e com um garoto, Raylan, desequilibrando. O Fluminense tem bom elenco mas parece uma equipe
cansada, envelhecida. A ver...
Forte emoções domingueiras, pois.
**
Ba Vi
Hora do ‘freio de arrumação’
Temporada/2025 finda, atletas nas merecidas férias natalinas, momento de intensa atividade fora dos gramados, hora de fazer um balanço geral dos erros e acertos, tomar decisões, avaliar e decidir quem fica e quem sai, fazer negócios, novas contratações, planejar 2026, enfim.
- O Vitória em dia de eleições para presidência do clube - neste sábado, dia 13, em que celebramos a Santa Luzia. O Barradão em festa, desde cedo, 20 urnas disponíveis para cerca de 20 mil sócios eleitores do clube, filas até às 19 h, quando saberemos:
- O atual presidente Fabio Motta será reeleito, sua administração será aprovada? Ou teremos mudanças, com a eleição do conselheiro Marcone Amaral que prega uma SAF no Rubro-negro, já em 2026.
- Parte do elenco volta às atividades no dia 26, um sub-20 enxertado sob o comando do auxiliar Rodrigo que vai disputar o Campeonato Baiano. O time estreia no dia 11, contra o Atlético de Alagoinhas. Os titulares se reapresentam no dia 10 e fazem a pré- temporada visando ao Brasileirão/Série A, que já começa no final de Janeiro.
- O treinado Jair Ventura renovou contrato, continua e está, junto com a diretoria, projetando a temporada. O Vitória tem muitos atletas em regime de empréstimo e alguns são prioridades, devem continuar no clube, como Thiago Couto, Halter, Baralhas, Erick, Ramon, Jamerson ... haverá contratações pontuais, dispensas, o
torcedor verá um Leão renovado, certamente.
- O Rubro-negro tem pela frente o Baianão, a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e, a principal competição, o Brasileirão; não dá para ficar três anos seguidos na sofrência do cai-não-cai para a segundona no final da temporada. Chega! É preciso pensargrande; a torcida, fanática e fundamental, merece.
**
No Bahia/City, tempo de negócios e especulações. O garoto Tiago vai mesmo, por uma fortuna, para o Orlando/EUA? O centroavante Ratão, que estava emprestado e foi artilheiro no Japão, volta ou vai ser negociado pra clubes europeus interessados? O lateral Fabiano, que estava no Ceará, será enfim anunciado oficialmente? Muito tititi no noticiário, de quem chega e sai.
- O clube tem interesses em reforços para o gol (um reserva à altura de Ronaldo), laterais mais robustos, um zagueiro rodado, tipo ‘xerife’, um centroavante com mais velocidade e fome de gol, meio-campistas mais pegadores e uma sombra à altura de Everton Ribeiro, o único Craque, com cê maiúsculo, do time.
- E quem sai? SantiÁrias já foi. Gabriel Xavier, ufa, continua? E o Borduchi, o Kayky, Cauly...
- Rogério Ceni continua, prestigiadíssimo pelos patrões ingleses, embora criticado por parte (corneteiros) da torcida.
- O Tricolor vai disputar o Baianão com um time mesclado, sub-20 (Ruan Pablo, Dell...) e reservas dos titulares que estão pedindo passagem, tipo o zaqueirão Luis Gustavo que veio do Vasco e não jogou ainda; começa dia 11. Os titulares se reapresentam por volta do dia 5 e entram em pré-temporada para o Brasileirão que começa dia 28 de janeiro. Logo em fevereiro (dias 18 e 25) já tem parada dura, valendo pela pré-libertadores.
*
Teremos uma temporada, um ano de calendário espremido, cansativo, por conta da Copa do Mundo/FIFa 2026, entre os dias 12 de junho e 19 de julho, nos EUA, México e Canadá – quando tudo para, olhos na bola da copa.
**
Viva Santa Luzia!