Esporte

BRASIL GOLEIA COREIA DO SUL JOGANDO BONITO E SELEÇÃO TRAZ ESPERANÇA

Uma mudança de comportamento da seleção
ZedeJesusBarreto , Salvador | 10/10/2025 às 10:38
Brasil 5x0 Coréia do Sul
Foto: Rafael Ribeiro
  Sem dúvidas, o melhor e mais vistoso jogo da seleção sob o comando do italiano Ancelotti. Futebol alegre, objetivo, intenso, aplicado, com brilhos individuais também. Uma goleada (5 x 0) que anima, nesse momento de preparação com olhos na Copa do Mundo 2026, sobretudo pelo crescimento coletivo, pela ousadia ofensiva, pela aplicação, a postura, ‘atitude’, como pediu Ancelotti. Que tenha continuidade. Há
muito caminho até lá.

Na próxima terça-feira tem outro amistoso na Ásia, contra o Japão – às 7h30, horário de Brasília. Bom teste, mas precisamos enfrentar, na sequência, seleções como Marrocos (sim, ranheta), uns times europeus de qualidade (tipo França, Espanha, Alemanha) e pedreiras sul-americanas como Equador, Argentina... são escolas diferentes, mais difíceis de encarar. No entanto, loas à atuação do escrete em Seul, como há muito não víamos.
**
Na Coreia, a do Sul 

- Manhã de sexta-feira limpa, em Salvador, e noite chuvosa em Seul, do outro lado do mundo, Ásia, Coreia do Sul. Muitos vazios nas arquibancadas e gramado em condições, sem alagamentos – estádio construído para a Copa de 2002, disputada em campos da Coreia e do Japão, Brasil (de Rivaldo, Ronaldo, Ronaldinho) Campeão, pela última vez.

- O foco do treinador Ancelotti, da seleção brasileira, já todo voltado para a Copa do Mundo 2026, que acontece de junho a julho, pela primeira vez em três países: EUA, Canadá e México, no norte das américas.
- Em campo, Ancelotti escalou um time diferente do que vinha usando na disputa dos jogos eliminatórios, até por conta de desfalques por lesões: goleiro, zaga e ataque, num 4-2-4, teoricamente bem ofensivo. Continuamos com problemas no meio de campo, nos falta um meia armador tipo ‘camisa 10’, que comande. Camisas amarelinhas.

- A Coreia do Sul classificou-se para Copa, no grupo asiático, de forma invicta. Correm muito. Já não são tão bobos. Uniforme vermelho. - Time brasileiro escalado: Bento, Vitinho, Militão, Gabriel Magalhaes, Douglas;
Casemiro e Bruno Guimarães; Estevão, Matheus Cunha, Rodrygo e Vini Jr. (Paquetá, Carlos, PH, Richarlison, André, Igor Jesus
*
Com bola rolando...

- Primeiro chute em gol foi do Brasil, aos 3 min; Rodrygo arriscou de longe, passou perto. Aos 9’, depois de boa troca de passes, outro chute da entrada da área coreano, de Vini Jr, ainda mais perto, outra vez fora do alvo. Brasil dominante, com a posse de bola e iniciativas, bola no chão.

- Gol! 1 x 0 Brasil, aos 13min. O garoto Estevão, completando, de cara, um ótimo passe em profundidade e rasteiro, de Bruno Guimarães.

Aos 17’, Casemiro testou nas redes uma bola alçada de falta por Estevão, mas o gol foi anulado por impedimento do meia e capitão brasileiro. Aos 20’, Vini Jr deixou Rodrygo de cara, mas ele parou na boa saída do goleiro coreano. Aos poucos os coreanos foram se soltando, saindo mais de trás. Aos 26’, após trama de Cunha e Estevão, Vini Jr tentou completar de letra, ficou na zaga. Na sequência, escanteio alçado, Militão testou, raspando o travessão.

- Gol! 2 x 0 Rodrygo, finalizando na grande área, depois de vistosa trama coletiva. Belo gol.

Bom primeiro tempo da seleção; dinâmico, superior, envolvente. Até merecíamos um placar maior. Os donos da casa correram e marcaram apenas. Rodrygo e Bruno Guimarães jogaram muito, com Casemiro dando as cartas. A postura, o trabalho coletivo. Seguramente, o melhor jogo até aqui sob o comando de Ancelotti.

A seleção voltou dos vestiários com a mesma pegada, intenso, marcando alto, com fome de bola. Daí, logo aos 3min...

-Gol! 3 x 0 Brasil, Estevão, de novo. A defesa vacilou, o menino esperto roubou, encarou o goleiro e finalizou bem, ampliando. Mal recomeçou ...

- Gol! 4 x 0 Brasil, Rodrygo, outra vez. Marcação na frente, na pressão, bola roubada, Rodrygo não perdoou, definindo goleada. Aos 5’.

Por volta dos 20’, Ancelotti fez quatro substituições, dando oportunidade a Paquetá, Paulo Henrique, Carlos/ saíram Vitinho, Estevão, Douglas. A Coreia trocou vários jogadores, manteve a marcação a correria. O Brasil arrefeceu, já administrando.

- Gol! 5 x 0 Brasil, aos 34min. Os coreanos subiram inteiros e... se abriram ao contragolpe brasileiro. Vini jr ganhou no mano a mano, na velocidade, livrou-se do marcador e fez o seu, a seu estilo, ampliando a goleada.

- Richarlison, Igor Jesus e André em campo/ saíram Bruno, Matheus Cunha e ViniJr. Mantendo a pegada, quem entra quer mostrar serviço, luta por espaço.Destaques

- Rodrygo, Estevão, Bruno Guimarães, Casemiro, Cunha... Goleiro e defesa pouco exigidos, deram conta. A postura coletiva e a aplicação de todos.
**
Já são 20 seleções até agora classificadas para a Copa do Mundo2025:
- Brasil, Argentina, Equador, Uruguai, Colômbia e Paraguai; Marrocos, Egito, Argélia,
Tunísia; EUA, Canadá, México; Coreia do Sul, Japão, Irã, Uzbesqusitão, Jordânia,
Austrália e Nova Zelândia.

Faltam as europeias, ainda disputando eliminatórias. Aos todo serão 48 seleções, algo
inédito.