Esporte

BAHIA QUEBRA TABU E VENCE FLAMENGO NA FONTE, por ZÉDEJESUSBARRÊTO

Um jogo que teve duas expulsões de jogadores do Flamengo e isso prejudicou o time comandado por Felipe Luis
ZedeJesusBarreto , Salvador | 05/10/2025 às 21:06
William José marcou único gol da partida
Foto: Letícia Martins
  Enfim, depois de 12 jogos sem vencer o rubro-negro carioca, o Bahia derrotou o Flamengo na Fonte Nova lotada (1 x 0), tirando a liderança dos cariocas, encostando no grupo de cima na tabela de classificação (agora com 43 pontos, o Bahia está em 5º lugar), tirando uma inhaca de anos - do tricolor e também do técnico Rogério Ceni.

Ufa! Jogamos mais, com inteligência, e merecemos.

O Bahia, reconheçamos, foi favorecido com a expulsão, justa, do veterano zagueiro Danilo, que atingiu com o pé a cabeça do rápido garoto Tiago, que arrancava em direção ao gol. Isso logo aos 15 minutos. Daí, jogando com cautela mas de forma inteligente, aqui e ali também ousada, o Tricolor fez seu gol e soube controlar as ações sem muita sofrência. Teve chance de ampliar, não permitiu contragolpes do adversário, sempre tinhoso, e garantiu o triunfo, bem comemorado. Com a derrota, o Flamengo dorme na vice-liderança, pois o Palmeiras venceu de virada o São Paulo,igualou-se em número de pontos com o time carioca, mas tem a vantagem de um triunfo a mais.
*
Na Fonte Nova
-
 Noite primaveril de domingo, casa cheia (quase 49 mil pessoas nas arquibancadas), gramado linheiro mas danificado, pintado, abaixo das expectativas e do que merecem times e torcedores; mas, diga-se em melhores condições que o São januário. - O Flamengo defendendo a liderança, elenco milionário, com um retrospecto mais que favorável – vencera os últimos 12 confrontos com o Tricolor e o treinador Ceni,
que conquistou títulos à frente do rubro-negro carioca, nunca tinha vencido o Flamengo como treinador, em 16jogos.

- O Bahia, com 40 pontos, em 6º lugar, cheio de desfalques – por lesões e suspensões em todos os setores, mas confiante no fator ‘casa’, no apoio da sua devotada torcida. - Trajes: O Bahia com seu uniforme tri-colorido, o azul predominante; O Flamengo de branco, com detalhes em vermelho e preto. O confronto dos dois ataques mais positivos da competição.
*
Com bola rolando ...

- Um começo muito parelho, com troca de passes, bola no chão, esquemas ofensivos e jogadas de área de parte a parte. Aos 12’, o árbitro aplicou cartão vermelho, expulsou o zagueirão veterano Danilo, que obstruiu jogada de velocidade de Tiago com o pé alto, no rosto do atacante. Filipe Luiz tirou Pedro e colocou o jovem Cleiton para recompor a zaga. O Tricolor com um a mais em campo, pois.

- Muita marcação, disputa pelo meio-campo, poucos lances de área. O Bahia com mais posse de bola e tomando as iniciativas, até por conta de ter um jogador a mais em campo, a tal vantagem numérica. Muito perde e ganha, as defesas prevalecendo.

- Aos 41’, tentativa de Everton Ribeiro, da meia lua; errou o alvo. Aos 42’, Carrascal recebeu de Arrascaeta nas costas da zaga, ficou de cara, Ronaldo saiu, fechou bem evitou o gol carioca, na melhor chance do primeiro tempo.

- Gol! 1 x 0 Bahia. Uma disputa intrincada entre Jean Lucas e a zaga carioca, Tiago livrou-se e a bola sobrou para William José, que bateu seco, rasteiro, cruzado, no canto. Aos 44min. Uma primeira etapa marcada pela expulsão do zagueiro Danilo, por volta dos 15min, justa. Daí, o Bahia teve o domínio, a bola, chegou mais. O Flamengo se fechou atrás e jogou por uma bola, um contragolpe, um escanteio ou falta, um erro do adversário; e quase marcou. Já nos minutos finais saiu o gol do Bahia, que desceu pra merenda na vantagem. Mas ... nada definido. O Flamengo tem jogadores de alto nível. O Bahia não pode errar, teria de jogar com inteligência, sem dar chance de contragolpe ao adversário. Se possível, matando o jogo em jogada de pressão, velocidade.

- No segundo ato, em campo Luiz Araujo, Bruno Henrique e Plata – Filipe Luiz foi pra cima, usando o que tinha de melhor, com jogadores de velocidade e bom poder de finalização. Novas estratégias de jogo, um novo panorama na segunda etapa. O Flamengo com postura mais ofensiva. O Tricolor plantadinho, na moita.
- Antes dos 10’, duas tentativas de Gilberto e Ademir, nas mãos de Rossi, bem colocado. Depois dos 10’, Michel Araujo e Kayky em campo, saíram Ademir e Tiago.

- Olhe o VAR! Gol! Anulado do Bahia, Michel Araújo, aos 20min. Bola roubada no meio campo, Kayky arrancou varando o miolo da defesa carioca e achou Michel Araujo, livre, limpo na esquerda. Segundo as ‘linhas’ do VAR, um bico de chuteira de Michel Araujo à frente. O Bahia jogando com inteligência.

- Aos 29’, Kayky puxou outro bom contragolpe epal direita e cruzou na medida pra Cauly, de cara... ele deu um peteleco nas mãos de Rossi, desperdiçando boa chance. Aos 30’, Luiz Araujo finalizou, depois de boa jogada de Plata, a bola raspou o poste de Ronaldo. Aos 32’, o garoto Walace Yan fez falta dura, cotovelada no rosto, em Gilberto, levou o segundo amarelo e foi expulso. Melhor pro Bahia, já sem pressa,
administrando.

- Aos 42’, falta levantada na área baiana, Leo Ortiz tocou na frente da pequena área, Ronaldo catou. Ufa! O Flamengo lutando, tentando de tudo. Aos 46’, num vacilo de Rossi, quase Kauê aproveitava. O árbitro acrescentou 5 minutos ao tempo normal. O tricolor tentando prende a bola no campo ofensivo. Deu Bahia.
*
Destaques

- Mais uma partida segura do goleiro Ronaldo. David Duarte e Rezende, sem falhas. Acevedo e Jean Lucas, gigantes. A qualidade de Everton. Ademir, depois Kayky, Tiago... - William José e Gilberto, punidos com cartão amarelo, estão fora do Ba Vi.
*
Ficha Técnica

- O Bahia escalado por Rogério Ceni – Ronaldo, Gilberto, David Duarte, Rezende e IagoBorduchi; Acevedo, Jean Lucas e Everton Ribeiro (Kauê, estreante); Ademir (Kayky), William José e Tiago (Michel Araujo). (Cauly)

- O Flamengo de Filipe Luiz: Rossi, Royal, Ortiz, Danilo (expulso) e Airton Lucas; Jorginho, De La Cruz (Plata) e Arrascaeta; Carrascal (L Araujo), Pedro (Cleiton) e Samuel Lino (Bruno Henrique). (Walace Yan)

- Arbitragem do pernambucano Rodrigo José Pereira de Lima. Sem reparos.
*
Próximo confronto do Bahia, depois da Data FIFA (com os jogos amistosos da seleção),
é contra o Vitória, o ‘derby’ baiano, no Barradão.
*
Outros jogos da rodada/domingo.
- Vasco 4 x 3 Vitória; São Paulo 2 x 3 Palmeiras; Juventude 1 x 2 Fortaleza.
Às 20h30 - Cruzeiro x Sport, Ceará x Santos.
**
Amistosos na Ásia
- A seleção brasileira convocada por Carlo Ancelotti se apresenta para treinamentos
nesta segunda-feira, visando os amistosos na Ásia, nessa ‘data fifa’. Na sexta-feira, às
7h30 (horário de Brasília), enfrenta a Coreia do Sul, em Seul. Na terça, dia 14, às 8h30,
encara o Japão, em Tóquio.

Daquela relação inicial de convocados, goleiro Ederson e lateral direito cortados por
lesões, entram e viajam o goleiro John (ex-Botafogo) e o lateral Vitinho (Botafogo)