Esporte

COPA DO BRASIL: BAHIA VENCE RETRÔ/PE MAS A TORCIDA NÃO GOSTOU 3X2

ZédeJesusBarrêto comenta diferença de 1 gol é preocupante
ZedeJesusBarreto ,  Salvador | 30/07/2025 às 22:31
Bahia 3x2 Retô
Foto: Letícia Martins ECB

  O Tricolor foi superior, todo tempo, mas o placar (3 x 2) com a diferença de apenas um gol não satisfez a torcida e deixa em aberto a classificação para a próxima fase da competição, decisão que acontecerá em Recife, onde o Retrô costuma engrossar, na próxima semana. Nada definido, pois, como a torcida esperava.

  O jogo parecia fácil, o Bahia fez 2 x 0 em 20 minutos, mas começou a encardir a partir do erro grosseiro do goleiro Ronaldo, do Bahia, que foi dar um chutão pra frente, sem nenhuma pressão, e acertou o rosto do jovem atacante Diego, pondo-o a nocaute, e a bola, pra infelicidade do goleiro, entrou (2 x 1 no primeiro tempo). Daí em diante, o Retrô se fechou inteiro, arriscando só em contragolpes. No segundo tempo, a despeito do assédio tricolor, o gol não saia e Ceni pôs uns cinco titulares em campo, querendo mais gols. William José fez 3 x 1, em jogada de Ademir, mas os pernambucanos, na tora, depois de um escanteio, diminuíram, e saíram comemorando.

  Basta que eles vençam por um gol de diferença e a partida vai pros pênaltis, especialidade deles. Assim derrotaram o Fortaleza. E o Bahia vai ter de jogar muito lá na Arena Pernambucana, se quiser seguir adiante. O torcedor sabe disso.

**

Na Fonte Nova

- É o primeiro histórico entre o Bahia, atual campeão baiano, e o Retrô, o vice-campeão pernambucano; até porque o Retrô é um clube fundado em 2016, em Camaragibe, por um grupo empresarial ligado à área da educação/Unibra, e somente em 2019 fixou-se oficialmente no profissionalismo em Pernambuco (Série A -2), surpreendendo, ocupando o vácuo de times de maior tradição, como Santa Cruz e Náutico. O Retrô possui dois bons, modernos centros de treinamento, disputou o título estadual com o Sport, eliminou o Fortaleza na Copa do Brasil (nos pênaltis) e está disputando a Série C do Brasileirão. É uma equipe encorpada, que se defende bem e gosta de um empate, 0 x 0, para decidir nos pênaltis.

 - O Bahia é time de Série A, vem atuando bem e busca se impor em casa. O tricolor com seu uniforme ‘superhomem’, azul na frente e vermelho nas costas; o Retrô com uma bela beca amarela dourado, todo amarelão com detalhes em azul. Os jogadores do Bahia entraram em campo com cães/dogs para adoção. A casa não estava cheia, mas um bom público nas arquibancadas, noite de quarta, sem chuva.

*

Com bola rolando ...

 Os pernambucanos começaram marcando duro, fizeram 8 faltas em 10 minutos, sem dar espaços, sem deixar o Tricolor evoluir trocando passes, como gosta. O Bahia melhor, daí...      

- Gol! 1 x 0 Bahia, Lucho, aos 18min. Iago cruzou da esquerda, do lado oposto Kayke bateu de prima, rasteiro e Lucho completou, de frente.

- Gol! 2 x 0 Lucho, de novo. Bola atrasada, o becão não dominou, Lucho esperto atacou  a bola, entrou de cara e bateu no canto, aos 20’.

 Aos 28’, Michel Araújo pegou uma sobra, na área inimiga, e bateu de prima, por cima. Aos 31’, tentativa de Michel Araújo, desviou na zaga, passou perto.

- Gol! 2 x 1 Retrô, aos 35 min. O goleiro Ronaldo, livre, foi dar um chutão, carimbou a cara de Diego e entrou. Bizarro!  Com a bolada no rosto, Diego foi a KO, ficou tonto e saiu, foi substituído.

 Os visitante se animaram um pouco com o gol achado, mas logo o Bahia voltou a controlar as ações, atuando mais perto da área inimiga. Algumas tentativas, finalizações erradas.

  Segunda etapa:

                             - No Retrô, duas substituições ofensivas. Logo aos 3’, Kayky cruzou uma bola difícil, da direita, Michel Araujo testou de frente, Volpi defendeu. O Bahia tocando bola, atacando. Aos 5’, uma bomba de Nestor, da intermediária, ótima defesa de Volpi, espalmando. Aos 9’, num contragolpe, Fialho puxou um contra-ataque, cruzou e Mascote pegou livre, de primeira, buscando o canto, Ronaldo trabalhou bem. -  Aos 11’, tentativa de Nestor, de fora, passou perto. Aos 15’, bola vadia na área pernambucana, ninguém chegou pra empurrar. Por volta dos 15’, Ceni trocou três: Everton Ribeiro, William José e Ademir em campo; em busca de mais gols. O Retrô todo atrás, fechadinho. Aos 21’, Everton tabelou com Ademir e tentou pelo alto, errou o alvo. Antes dos 30’, Ceni pôs mais três titulares – Juba, Pulga e Jean Lucas em campo.

 - Aos 29 e 30min, duas tentativas com Everton e Acevedo, passaram perto.

- Gol! 3 x 1 Bahia, William José, aos 34min. Everton deu passe primoroso pra Ademir, saiu o cruzamento certeiro e William José escorou, ampliando. Aos 35’.

 - O Tricolor continuou atacando. Pulga tentou, deu goleiro. Aos 39’, o juiz não deu pênalti claro em Pulga, na sequência, contragolpe, Mascote disparou de frente, defesaça de Ronaldo. Pulga saiu machucado.  

- Gol! 3 x 2 Retrô, aos Na cobrança de escanteio, bate-rebate, a defesa não resolveu, Mascote empurrou, diminuindo.

O Bahia com um a menos em campo, Pulga machucado. Aos 43’, Wiiliam José bateu da meia lua, errou por pouco. O Retrô foi inteiro para o ataque, em busca do empate. De repente, ficou difícil.   A torcida não gostou nada da atuação, apesar do triunfo; algumas vaias.    

 *

 Destaques

 - Ramos Mingo, o melhor. Lucho, dois gols. Ademir entrou bem. No Retrô, a luta, a pegada, não desistiram, fizeram mais que o merecido. Vão com tudo lá, com certeza.


**

Ficha Técnica

- O Bahia escalado por Rogério Ceni: Ronaldo, Gilberto, Gabriel Xavier, Ramos Mingo e Iago Borduchi; Acevedo, Nestor. Cauly e Michel Araújo; Kayky e Lucho. (Everton, Ademir, William José, Jean Lucas, Juba, Pulga)

- O Retrô/PE do treinador Itamar Schülle: Fabian Volpi, Eduardo, Robson, Rayan e Salomão; Richard, Iba Ly, Gledson; Diego (Myke), Wagner Love e Tales. (Fialho, Mascote, J Lucas, Rômulo, Radsley)

- No apito, o paulista Flávio Rodrigues Souza.

*

 O próximo jogo do Bahia é sábado, às 16h, pelo Brasileirão, na Ilha do Retiro, em Recife, contra o lanterna Sport.

 O jogo de volta contra o Retrô, pela Copa do Brasil, acontece na Arena Pernambuco, dia 6 agosto.

**

Outros jogos do dia (30jul) pela Copa do Brasil

- CSA 0 x 0 Vasco; Cruzeiro 0 x 0 CRB/AL

  Às 21h30: Corínthians x Palmeiras; Internacional x Fluminense.



 **

- O Vitória joga domingo à tarde, no Barradão, contra o Palmeiras, pelo Brasileirão.