- O Leão com sua beca rubro-negra, o Jipão de Jequié inteiro de azul.
ZedeJesusBarreto , Salvador |
16/02/2025 às 18:17
Vitória 2x0 Jequié
Foto: Victor Ferreira ECV
O Leão não fez um grande jogo, mas venceu (2 x 0). E mais, continua na liderança isolada do campeonato, com três pontos à frente do segundo colocado, a uma rodada do final, e chega a 16 jogos invicto. Em 2025 não perdeu. Contra o Jequié, jogou pro gasto, teve o controle da partida, soube se aproveitar dos vacilos do adversário e construiu o placar sem sofrer muito. Poderia até ter goleado, não fosse a boa atuação do goleiro Thiago. O torcedor rubro-negro de boa, acreditando no bicampeonato.
**
No Barradão
- Penúltima rodada da fase classificatória do Campeonato Baiano, o Vitória em campo defendendo a liderança (15 pontos ganhos) e o Jequié, com 9 pontos, em 6º lugar, ainda com chances matemáticas de uma classificação.
- Tarde domingueira limpa, calor abafado, aquele relvado meio mastigado, arquibancadas com público razoável. No setor da torcida uniformizada Imbatíveis, muita alfazema, segundo os torcedores para fazer uma ‘limpeza’, depois do jogo de sábado com a presença da torcida rival do tricolor (Barcelona 0 x 1 Bahia) nas arquibancadas.
- O Leão com sua beca rubro-negra, o Jipão de Jequié inteiro de azul.
*
Com bola rolando ...
- Começo bem igual, o Jequié com uma postura avançada, querendo surpreender e evitar aquele sufoco inicial costumeiro do Leão. Mas, logo, o Rubro-negro foi para a pressão.
- Aos 6, Lucas Braga cruzou da esquerda, por baixo, nas costas da zaga, Janderson e o goleiro; o atacante escorou e, no reflexo, de joelho, Thiago evitou o gol. Aos 8’, chute forte e frontal de Mosquito, da entrada da grande área, e uma defesa plástica e providencial de Tiago – já aparecendo, mostrando serviço.
- O Vitória já com o comando das ações, insistindo em bolas alçadas, cruzadas na área dos visitantes, agressivo. Aos 26’, Mosquito rompeu da direita para o meio edeixou Janderson de cara, mas o avante esbarrou no goleiro Thiago, que abafou. Aos 28’, parada técnica para reidratação. Muita paralização, cai-cai, trombadas, calor...
- Aos 40’, escanteio da direita, cabeçada de Janderson, Thiago catou, seguro.
- Gol! 1 x 0 Vitória, aos 41’, William. Mosquito fez boa jogada na direita e levantou, William, homem surpresa, testou forte, de frente, acertando o canto, abrindo o placar.
- Gol! 2 x 0, Janderson, empurrando com o gol aberto, após um vacilo absurdo do zagueiro Ygor, que tinha a bola dominada na meia lua e cochilou; o goleiro Thiago ainda saiu, dividiu, evitou a conclusão mas a bola sobrou ‘na praia’ pro artilheiro, que ampliou, fácil, e agradeceu.
- Aos 49’, presente, uma bobeira de B Xavier, a bola ficou limpa na meia lua, nos pés de Tiago Recife; ele tentou encobrir o goleiro Arcanjo, que saiu bem, triscou no alto e evitou o gol, tirando a força da bola.
Uma primeira etapa rubro-negra, que desceu pra merenda com boa vantagem no marcador, 2 x 0. Pegada forte, correria, lançamentos na área inimiga, bom jogo de Mosquito, o oportunismo de janderson... O Jequié fez 10 minutos bons, intensos, com as linhas de marcação avançadas, mas logo foi arriando, permitindo o domínio do adversário, errando muito na defesa. O Leão não perdoa. O Jequié teve duas boas chances de golear, não fez.
Segundo tempo – Substituições, duas no Jequié, precisando sair pro jogo, tentar algo; uma no Vitória, por problemas físicos de Baralhas. Aos 7’, primeira chegada do Vitória, com chute frontal de Mosquito, Thiago rebateu. O Leão continuava fustigando, buscando mais gols.
- Aos 12’, Raylan levantou uma falta da direita, a defesa rubro-negra dormiu e Tiago Recife testou a queima-roupa para ótima defesa, no reflexo, de Arcanjo. Aos 30’, Fabri acertou a trave, num chute forte, de linha de fundo. O Leão já sem apetite, o Jipão em marcha lenta, a partida morna, sem emoções, tempo passando. Aos 39’, uma bomba de Claudinho, defesaça de Thiago. Aos 40’, cabeçada de Thiaguinho, da linha da pequena área, outra grande defesa de Thiago. Aos 46’, Carlinhos, de cara, deu novamente o goleiro Thiago.
*
Destaques
O goleiro Arcanjo, com duas defesas fundamentais; Mosquito, o mais efetivo. Bruno Xavier e Janderson...
No Jequié, o goleiro Thiago com intervenções providenciais, evitou uma goleada. Talvez o melhor em campo.
*
Ficha Técnica
- O Rubro-negro escalado por Carpini: L. Arcanjo, Claudinho (B Xavier), Néris, Halter, B Xavier e Jemerson/estreante; Baralhas (Thiaguinho), William e W.Rato (Pablo); Gustavo Mosquito (Osvaldo), Lucas Braga (Fabri) e Janderson (Carlinhos).
- O Jequié, o Jipão do treinador Alison Dantas: Thiago, Lima (Raylan), Sergio, Jean e Gilmar; Ygor, Vicente (Marcos Paulo) e João Grilo (Tiquinho); Tiago Recife, Wanderson (Guga) e Gregory (Kaynan).
- No apito, Reinaldo Silva de Santana, malandrão.
*
Na rodada final, próximo sábado, o Leão joga em Alagoinhas, contra o Carcará, o Atlético.
*
Outros jogos da rodada:
- Bahia 1 x 0 Barcelona; Juazeirense 4 x 1 Colo Colo;
Fechando, na quarta-feira: Jacobina x Atlético Alagoinhas; Jacuipense x Porto.
*
A classificação, até aqui:
O Vitória lidera com 18 pontos; Bahia com 15; Jacuipense, 13; Juazeirense, 10; Atlético, 10 pontos; Jequié, 9; Barcelona de Ilhéus, 9; Porto, 8; e, na rabeira, Jacobina e Colo-Colo com 3, praticamente rebaixados. Vitória e Bahia já classificados.