Esporte

DUPLA BAVI FOCADA NO ANO NOVO: BAIANÃO COMEÇA DIA 11 COM 5 JOGOS

Muito trabalho nos bastidores para a formatação dos times visando 2025
ZedeJesusBarreto , Salvador | 22/12/2024 às 18:14
Rogério Ceni, técnico do Bahia, segue em 2025
Foto: REP
   A dupla Ba VI focada no Ano Novo

 

 

  Jogadores de férias, dirigentes da dupla Ba Vi trabalham duro, nas surdinas, projetando a temporada 2025. Hora de avaliar, reformular, renovar, planejar. Dispensar e contratar, arejar o plantel, pois teremos um ano de muitas competições e desafios: - Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Sul-americana, Libertadores... e o Brasileirão. De janeiro a dezembro. É preciso plantel, elenco farto e de qualidade.

  O torcedor está ansioso e a mídia correndo atrás, querendo furos. Por enquanto, muitas especulações, (in)certezas e nenhum anúncio oficial de novas caras.

*

  O presidente do Vitória promete 12 novos jogadores, um time inteiro de novidades, de goleiro a ponta esquerda, o objetivo é vencer Baianão, Copa do Nordeste, fazer bonito na Sul-americana e brigar por vaga na Libertadores, no Brasileirão. Wellington Rato já estaria acertado.  

 Pelas bandas do lado Tricolor, devem chegar uns oito novos atletas. Estão dando como já acertados os meio-campistas avançados Pulga (do Ceará), Nestor (São Paulo) e Michel Araújo (28 anos, uruguaio, também sampaulino), mais o apoiador Erick, do AthléticoPR. O torcedor, inquieto, pergunta: - E o goleiro, o lateral esquerdo, o centroavante, prioridades? Afinal, décadas depois, o Bahia volta a disputar uma Libertadores, que começa já, e não pode fazer feio.

*

  Anúncios de martelos batidos só em janeiro. Reapresentações, lá pelos dias 9 e 10, para a chamada ‘pré-temporada’, esperamos que com elencos fechados. Mas a jornada começa cedo, já na segunda semana de janeiro.  No começo do ‘baianão’ a dupla Ba Vi joga com equipes sub-20/23, a garotada no fogo pra ver quem ‘tem farinha no saco’. As tais ‘promessas’. Que alguns se firmem.  

**

  Baianão à vista  

  A Federação Bahiana de Futebol (FBF) divulgou a tabela das três primeiras rodadas do Campeonato Baiano/2025. A partida de abertura será no dia 11 de janeiro, um sábado, entre o atual campeão baiano, o Vitória, contra o Barcelona de Ilhéus, às 16h, no Barradão.

 

 Eis as três rodadas completas:

11/1 - 16h - Vitória x Barcelona de Ilhéus, Barradão 
11/1 - 18h30 - Atlético x Colo Colo, Antônio Carneiro 
11/1 - 21h - Porto x Jacobina, no Agnaldo Bento
12/1 - 16h - Jacuipense x Bahia , no Alberto Oliveira 
12/1 - 18h30 - Jequié x Juazeirense - no Waldomiro Borges 


2ª rodada 

14/1 - 19h15 - Colo Colo x Porto, no Waldomiro Borges 
15/1 - 19h15 - Barcelona x Jequié, no Alberto Oliveira 
15/1 - 21h30 - Juazeirense x Vitória, no Adauto Moraes 
16/1 - 19h15 - Jacobina x Jacuipense, no José Rocha 
16/1 - 21h30 - Bahia x Atlético - Casa de Apostas Arena Fonte Nova

 

3ª rodada 

18/1 - 16h - Juazeirense x Barcelona, no Adauto Moraes 
18/1 - 18h30 - Jequié x Colo Colo, no Waldomiro Borges 
19/1 - 16h - Vitória x Jacuipense, no Barradão 
19/1 - 18h30 - Jacobina x Bahia , no José Rocha 
21/1 - 19h15 - Porto x Atlético , no Agnaldo Bento

**

Bahia na pré-Libertadores

 Já sabemos as datas oficiais dos jogos do Bahia contra o The Strongest, da Bolívia, pela 2ª fase da Pré-Libertadores. O Tricolor fará sua primeira partida no dia 18 de fevereiro, às 21h30, no estádio Hernando Siles, em La Paz, a 3.640 metros acima do nível do mar. Altitude de tirar o fôlego. A partida de volta, em Salvador, será realizada no dia 25 de fevereiro, também às 21h30, na Fonte Nova. Nada fácil.

Quem passar, pega o vencedor do duelo entre o Boston River, do Uruguai e o Ñublense, do Chile, na terceira fase.

  *

 O The Strongest marcou presença em todas as edições do torneio desde 2012. A equipe tem  retrospecto negativo como visitante: não vence fora de casa desde 2017, mas em La Paz  o desempenho é positivo: perdeu apenas quatro dos últimos 22 jogos disputados em casa. O maior desafio do Bahia é a altitude de 3.640 metros do Hernando Siles, o segundo estádio mais elevado entre os participantes da Libertadores 2024. Perde apenas para Villa Ingenio, do Always Ready, também na Bolívia, localizado a 4.090 metros acima do nível do mar.

Bem, como diria o poeta sujo “quem tem medo de cagar... não come”. Pois.

**

 Um Leão renovado  

 E ambicioso, quer títulos. Além das caras novas projetadas para 2025, a comissão técnica do Leão trabalha também na manutenção de quem fez parte do elenco em 2024 e aprovou. Segurar, por exemplo, o goleiro Lucas Arcanjo, o zagueiro Wagner Leonardo, garantir o artilheiro Alerrandro... tem muito olho gordo pra cima deles. Dizem que seis nomes na lista de 12 já estariam acertados e devem se apresentar em janeiro.

  Carpini fica, garantido. Ele descartou investidas de clubes interessados e assinou novo vínculo com o rubro-negro até o final de 2025. O treinador esteve 33 partidas à frente da equipe, com 12 vitórias, sete empates e 14 derrotas. Ele almeja muito mais.

*

 Doze jogadores já foram confirmados na lista de dispensas, estão fora dos planos ou em fim de empréstimos ...  Confira a lista de saídas do Vitória em 2025:

  - Zé Hugo (empréstimo não renovado), Luan (volta pro São Paulo após empréstimo),

PK (emprestado ao Remo),Willean Lepo (emprestado ao Goiás), João Pedro (emprestado ao CRB), João Victor (não volta após empréstimo), Dudu (fora dos planos), Daniel Jr. e Yuri Sena (emprestados ao Guarani), Felipe Vieira (emprestado a Chapecoense), Jean Mota e Uvini (fora dos planos do clube).

**

 Vida que segue.

 Um Feliz Natal pra todos!