Esporte

SALVADOR SEDIA COPA INTERNACIONAL DE ÁGUAS ABERTAS ATÉ DOMINGO

A realização do evento conta com o suporte da Marinha do Brasil, da CBDA e de patrocinadores como a Intermarítima e Prefeitura da capital
Tasso Franco ,  Salvador | 06/12/2024 às 14:08
Evento na Baía de Todos os Santos
Foto: Betto Jr
   
Salvador sedia, a partir desta sexta-feira (6), um dos maiores eventos esportivos do ano: a Copa Bahia Internacional de Águas Abertas, que acontece até o próximo domingo (8), na Praia de Inema, localizada na Base Naval de Aratu. Promovida pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) em parceria com a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), a competição contará com a presença de mais de 1,5 mil atletas de todo o Brasil e de países como Chile, Equador e Paraguai. 

A realização do evento conta com o suporte da Marinha do Brasil, da CBDA e de patrocinadores como a Intermarítima e Prefeitura de Salvador, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur). A intenção é fortalecer a cultura esportiva e o turismo na região. 

"O nosso calendário de turismo esportivo tem essa diversidade incrível, e poder mostrar a potência que é a nossa Baía de Todos-os-Santos nos deixa orgulhosos. Um verdadeiro palco para as provas de águas abertas capaz de atrair competidores de todo o país e também de outros países. Tenho certeza que será incrível", destaca o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington. 

Programação – Com mais de mil competidores e disputas acirradas, a Copa Bahia Internacional de Águas Abertas transforma Salvador no centro das atenções para o esporte aquático. A competição acontece das 6h às 12h, com provas como 2,5 km, 5 km, 7,5 km e 10 km, além de revezamento 4x1.500m misto. Também haverá provas de 250m e 500m destinadas aos jovens talentos, fomentando a formação de novos atletas na modalidade. 

Provas e destaques – O evento integra as finais de campeonatos nacionais e internacionais de águas abertas, incluindo a Copa Bahia Internacional, Circuito Sul-Americano de Clubes e Seleções, Campeonato Brasileiro Interclubes e a Copa Brasil de Águas Abertas. Também serão realizadas provas de destaque, como o Troféu Marcelinha Cunha, o Circuito Nacional de Águas Abertas ABMN e o Troféu Dia do Marinheiro.

O Campeonato Baiano de Águas Abertas, seletiva para a tradicional Travessia Itaparica-Salvador, também integra o evento, reforçando o papel da Bahia como polo de esportes aquáticos. Entre os destaques confirmados estão Lizian Simões Sobral, campeã mundial júnior, além de Celine Bispo e Arthur Pazos Brito, vencedores da prova de 4 km na última etapa do Campeonato Baiano.