Esporte

BAHIA CONSEGUE EMPATE CONTRA CRUZEIRO EM JOGO QUE PERDEU MUITOS GOLS

Botafogo lidera, com 61 pontos; Palmeiras (57), Fortaleza (56), Flamengo(51), São Paulo (50), Bahia (46), Internacional(46), Cruzeiro (44)...
ZedeJesusBarreto ,  Salvador | 18/10/2024 às 23:37
Lucho Rodrigues fez o gol de empate
Foto: Rafael Rodrigues
  Com um gol do uruguaio Lucho Rodrigues, aos 36 minutos do segundo tempo, o Bahia empatou com o Cruzeiro ( 1 x 1) no Mineirão, e chegou aos 46 pontos (à frente do Internacional por conta de ter mais vitórias), ocupando o 6º lugar, a zona de classificação para Libertadores.  Foi um jogo igual, limpo, bem jogado e o empate mais que justo. O tricolor teve mais posse de bola e até criou mais chances de golear, mas o Cruzeiro foi sempre perigoso e abriu o placar numa bela jogada do selecionável Matheus Pereira, um bom meia armador. Ceni mexeu na equipe e o Bahia foi pra cima, empatando numa arrancada de Ademir e a finalização de Lucho, que tem lugar como titular, já.  

*

 Assim ficou a classificação no alto da tabela com os jogos já cumpridos da rodada:

 - Botafogo lidera, com 61 pontos; Palmeiras (57), Fortaleza (56), Flamengo(51),  São Paulo (50), Bahia (46), Internacional(46), Cruzeiro (44)...

**

 Mineirão/BH

 - Noite de sábado primaveril, lua gorda, tempo limpo, boa plateia, relvado linheiro.

 - As duas equipes na cola do G-6, em busca de uma classificação para vaga na Libertadores de América/2025, um jogo de 6 pontos. O tricolor com 45 pontos e a raposa mineira com 43. Dois treinadores jovens e que se conhecem bem, Diniz e Ceni. No confronto do primeiro turno, na Fonte Nova, deu Bahia (4 x 1), mas o Cruzeiro mudou muito de lá pra cá, treinador e elenco; a equipe mineira contratou, reforçou muito.

 - O Cruzeiro com sua tradicional camiseta azul, e o Bahia de branco, calções azuis e meiões vermelhos.

 

 Com bola rolando ...

- Um começo bem parelho, posturas coletivas bem semelhantes, bola no chão, jogo franco. A primeira chance clara de gol foi do cruzeiro, aos 16’, numa boa trama ofensiva, Kaio Jorge arrematou forte, da meia lua, Marcos Felipe espalmou, a bola subiu e desceu quase dentro do gol, Gabriel Xavier safou. Um minuto depois o Tricolor respondeu com um chute de Jean Lucas, fora do alvo.

- Os mineiros com as linhas de marcação mais avançadas, pressionando a saída de bola defensiva baiana. Aos 20 min Everaldo recebeu livre nas cosas da zaga mineira, demorou de definir, enroscou-se com a bola e perdeu a chance. Aos 23’, Thaciano escorou de cabeça um bom passe de Everton Ribeiro, na rede, mas o bandeira viu impedimento e o VAR confirmou a posição irregular do atacante, não valeu o gol. Bom jogo, ritmo intenso, lá e cá.

- Aos 26’, boa jogada individual de Biel na esquerda, livrou-se do marcador e bateu seco, cruzado, rasteiro, buscando o canto, raspou a trave. Aos 27’, num contragolpe, a defesa baiana aberta, bola cruzada da direita, apareceu bem Marcos Felipe, catando no chão. Aos 30’, Biel cedeu a Everaldo na área mineira, ele girou e bateu, por cima. Aos 37’, a Raposa perigou numa bola alçada, a cabeçada foi por cima.  Aos 40’, Biel recebeu limpa na área, pela esquerda, não dominou bem, chutou enviesado e rasteiro, Cassio salvou, a escanteio.

 

  Uma primeira etapa bem equilibrada, bem jogada; o Bahia teve boas chances de marcar, o Cruzeiro também levou perigo, mas o gol não saiu. Com a ausência de Caio Alexandre, Ceni recuou Jean Lucas, como primeiro homem de marcação, e Thaciano, compondo o meio campo com Everton e Cauly na transição meio-campo-ataque. Na frente, pela esquerda, Biel ganhou sua chance, ao lado de Everaldo (que continua devendo). Uma nova formação, mais ofensiva.

 

   Segunda etapa – As mesmas equipes, o mesmo desenho. Aos 2’, Barreal pegou de primeira um rebote defensivo baiano e a bola passou por cima, com perigo. O Cruzeiro voltou insistindo em bola alçadas, cruzadas pelo alto na área baiana; o Bahia evoluindo no seu jeito, trocando passes. Aos 8’, depois de uma saída errada da defesa mineira, Biel roubou a bola e achou Everaldo limpo; ele despejou um tiro para defesaça de Cassio, espalmando. Trocação, jogo aberto.

- Aos 13’, cruzamento de Everaldo da direita, Biel furou na tentativa de cabecear, livre. Aos 15’, Ceni acionou Ratão, no lugar de Biel. Aos 15’, Matheus Pereira deixou Verón de cara, o bandeira marcou impedimento, o VAR foi acionado...

 - Gol! 1 x 0 Cruzeiro, Verón, aos 17 minutos. Recebeu nas costas da zaga, pelo meio e tocou com classe na saída de Marcos Felipe. Valeu.

  O Bahia sentiu o golpe, o Cruzeiro cresceu com o entusiasmo das arquibancadas, em cima.

- Aos 23’,  um Gol  de cabeça dos mineiros, anulado, depois de o VAR acionar o árbitro; houve falta em Gabriel Xavier e impedimento na jogada.  

 - Ademir e Lucho em campo, saíram Everaldo e Cauly ; depois De Pena e Iago, nos lugares de Thaciano e Juba.  

- Gol! 1 x 1, Bahia, aos 36’. Lucho Rodrigues, escorando na pequena área um cruzamento perfeito de Ademir, da direita.

- Aos 44’, depois da cobrança de escanteio, Iago pegou a sobra, livre, bateu por cima. Chance desperdiçada. Aos 51, Lucho arrancou em contragolpe, achou Ademir fechando da direita, Cassio salvou o chute e a bola subiu, desceu, pererecou em cima da linha, não entrou, a zaga safou.   Pressão final do Tricolor, mas deu empate, justo.

 Destaques:

 No Bahia, Everton Ribeiro, qualidade; Jean Lucas, garra e vitalidade; Gilberto, Kanu, o primeiro tempo de Biel e  Lucho, decisivo.

No Cruzeiro, Matheus Pereira, Cassio, Wallace...

 

*

Ficha técnica

- O Cruzeiro de Fernando Diniz: Cássio, William, Willalba, João Marcelo e Marlon;  Lucas Romero, Wallace, Verón e Matheus Pereira; Barreal e Kaio Jorge.  Peralta, Vital, Jhosefer

- O Bahia escalado por Rogério Ceni: Marcos Felipe, Gilberto, Gabriel Xavier, Kanu e Juba; Jean Lucas, Everton Ribeiro, Thaciano e Cauly; Biel (Ratão) e Everaldo.

- No apito, o paulista Flávio Rodrigues de Souza

*

 - Na próxima rodada o Bahia encara o Vasco da Gama em São Januário/RJ, dia 28.

 - Neste domingo, dia 19, Vitória x RB Bragantino, 16h, no Barradão.

 

**

 Outros jogos da rodada:

 - Flamengo 0 x 2 Fluminense; Corínthians 5 x 2 Athlético PR; Botafogo 1 x 1 Criciúma;

   Atlético GO 0 x 0 Cuiabá. A rodada segue..