Campeonato baiano de snooker está sendo disputado no Clube 2004, em Armação, Salvador
Tasso Franco , Salvador |
05/04/2024 às 16:01
Jogos estão sendo realizados no Clube 2004, em Salvador
Foto: BJÁ
Está sendo disputado no Clube 2004, em Armação, Salvador, o campeonato baiano de snokker etapa final e o serrinhense Patrick Almeida Peixinho vai tentar ampliar sua liderança como bicampeão baiano de snooker profissional e conquistar o almejado tri.
As disputa serão realizadas neste final de semana nas cinco mesas profissionais do Clube 2004 e 80 atletas da vários municípios baianos estão participando. O jogo profissional é realizado no estilo inglês com 8 bolas.
Patrick disse ao BJÁ que se trata de uma competição muito acirrada, há bons atletas em todo estado da Bahia, especialmente em Salvador, Feira de Santana, Juazeiro e Conquista, mas que ele está preparado para vencer.
"Meu objetivo é esse. Levar a taça e o tri para Serrinha onde mora meu pai Edson Peixinho (Maninho Pintor) grande atleta de snooker o qual aposentou o taco nas disputas profissionais", confessa.
Diz, ainda, que embora more em Santaluz onde trabalha como técnico químico em mineração, disputa o titulo por sua terra natal e onde mantém uma mesa profissional (3m10cm de comprimento por 1,78cm de largura) onde treina sempre ao lado do seu pai.
"Ele ainda é o maior jogador da Bahia e do Brasil, mas agora só se dedica à pintura", diz o filho com ponta de orgulho pelo pai, personagem muito querida em Serrinha e região.
O snooker profissional é uma prática considerada esportiva e segundo Patrick, hoje, muito difundida no Estado especialmente em Salvador - só dois clubes o 2004 e a AABB possuem 10 mesas profissionais -, Juazeiro, Feira de Santana, Itabuna, Conquista, etc, e só tende a crescer diante de tantos admiradores e da prática saudável deste esporte que exige muita concentração e habilidade dos atletas, além de tacos especiais e técnicas de jogar.
O taco usado por Patrick, por exemplo, foi feito na Tailândia com madeira Ash, inglesa, terra onde nasceu o jogo do snooker. Mas, o taco - peça fundamental no jogo - também pode ser feito de ipê, goiabão e maple.
No evento desta sexta-feira, os coordenadores do Encontro dos Amigos de Serrinha, captaneados por Jorge Matos, estiveram acompanhando os jogos no 2004 e entregaram a Patrick o livro do jornalista Tasso Franco, "A História dos Bairros de Serrinha". O jornalista TF não pode compareceu porque está ciceroneando o filho e nora que moram na Espanha há 6 anos e estão em Salvador.