Esporte

VITÓRIA VENCE SAMPAIO SOBRA COMO LIDER E ESTÁ PRATICAMENTE NA SERIE A

Com gol de Osvaldo o Vitória venceu o Sampaio Correa jogando no Marandão
ZedeJesusBarreto , Salvador | 20/10/2023 às 21:20
Sampaio 0x1 Vitória
Foto: Ronald Felipe SC
 O Leão fez uma partida estratégica e madura, venceu o Sampaio Correa (1 x 0) em São Luiz, abriu cinco pontos na liderança (a rodada continua) da Série A e praticamente carimbou o passaporte para a elite/Serie A em 2024; chegou a 64 pontos e está 10 pontos à frente do quinto colocado. Uma equipe aplicada, bem preparada fisicamente e com jogadas ensaiadas precisas, objetivas. O Leão está com cara de campeão, sim.

*

   Em São Luiz do Maranhão

 - Estádio Castelão, noite limpa, lua minguante, sem chuvas, público meeiro nas arquibancadas, aquele gramado alto e fofo mas verdinho e bem cuidado.

 -  O Sampaio, tricolor maranhense, ‘bolívia querida’, há três jogos sem vencer, nas bocas da zona do desespero, lutando contra um possível rebaixamento, na parte baixa da tabela; O Vitória, Leão rubro-negro baiano, líder absoluto, precisando de um triunfo apenas para comemorar a volta à primeira divisão, paroano, a torcida sonhando com um título nacional, Campeão da Série B. Bem possível.  

 - Mas o jogo é jogado. O Sampaio costuma endurecer em casa, mais ambientado no gramado e as nuances do clima e do vento no Castelão; do outro lado, o técnico Leo Condé foi treinador do Sampaio, conhece os buracos do gramado e a característica dos atletas maranhenses. Sem surpresas, pois, estratégia armada.

 - O time da casa em campo com seu vistoso uniforme tricolorido, camisetas em listras verticais – vermelho, amarelo e verde; calções brancos. E o Leão baiano de camisetas brancas, calções pretos.  

 

*

 Com bola rolando ...    

  - Um Vitória plantado, sem pressa, marcando e sem oferecer espaços; o Sampaio esticando as bolas pelos lados, pondo velocidade, querendo surpreender. Aos 7’, Riquelmo fez boa jogada, ficou de frente, mas demorou de definir, foi travado; na resposta, Osvaldo recebeu nas costas do zagueiro e disparou da direita para defesa de Luis Daniel, espalmando; na cobrança, fechada, Osvaldo obrigou o goleirão a trabalhar de novo, tirando da pequena área. Aberto.

 -  O time da casa arriscando chutes da intermediária, sem acertar o alvo. Aos 19’, pressão do Sampaio, ataque pelos flancos, cruzamento rasante na pequena área,  Lucas Arcanjo mostrando serviço. O tricolor mais presente no campo adversário, o Leão fechadinho, querendo o contragolpe. Aos 28’, um tiro longo de Edson Lucas assustou a torcida. 

- Gol! 1 x 0 Vitória, aos 37min.  Bola roubada no meio campo, contragolpe rápido, Osvaldo fechando da direita recebeu de Iury nas costas da zaga, encarou o goleiro e resolveu com classe, abrindo o placar. Tudo com bem planejado pelo artimanhoso Condé.

  Mais na vontade, na correria do que na técnica, aos 43’ quase rolou o empate; bola cruzada da direita, de fundo, atravessou a pequena área, ninguém chegou a tempo de escorar.   

  E o Leão desceu para os vestiários, a merenda do intervalo na vantagem, como queria. Era só administrar bem a segunda etapa, na manha. O Sampaio não mostrou poder de fogo. Mas...

*                   

 No segundo tempo, o rápido e experiente Pimentinha em campo, saiu Riquelmo. O Sampaio tinha de se abrir, tentar o gol, atacar... o Leão na moite, esperando o momento do bote certeiro, fatal. Aos 3 minutos, a primeira chance com Mateusinho, chute por cima. Jogo franco.

 O tempo passando e o Leão travando e contendo o ritmo e investidas dos maranhenses, sem passar sufoco, marcando bem. Pouco trabalho para o goleiro Lucas Arcanjo. Aos 18’, Pimentinha desbravou a defesa baiana, foi trombado na área, o árbitro ignorou a reclamação de pênalti, a bola sobrou para Robinho que bateu chapado, de frente, pra fora – na melhor chance até então dos donos da casa.

- Aos 26’, contragolpe pela esquerda, Iury cruzou da esquerda, no chão para Gamalho que não aproveitou. Aos 28’, a resposta do Sampaio, com um chute de fora, de Ferreira, para defesa de Lucas Arcanjo. Aos 29’, um chute de Pará raspou a trave. Aos 31 arrancada de Dudu, pela esquerda, Iury atirou-se na pequena área, não chegou a tempo e sentiu o musculo,  aos 38, bol alçada, Welber de cara, o goleiro salvou.  Domínio total.  

 Pimentinha desbravou pela direita, ninguém chegou.  

 

*

Destaques

Lucas Arcanjo, seguro, ótima reposição de bola, o melhor goleiro da Série B; o lateral mascarado Edson Lucas, cada dia melhor; o veterano Osvaldo, qualidade; Rodrigo Andrade e Dudu, raça pura; a velocidade de iury, que saiu machucado.   

 No Sampaio, o goleiro evitou mais gols do Leão, e Pimentinha, no segundo tempo.   

 

*

  Ficha Técnica

- Sampaio Corrêa escalado pelo técnico Fernando Marchiori: Luis Daniel, Lucas Mota, Ícaro, Gustavo Henrique e Pará; Claudinei, Ferreira e Robinho; Riquelmo, Ytalo e Vitinho. (Henrique, Diogo, Pimentinha, Jô, e Patrick

- O Vitória do treinador Leo Condé: Lucas Arcanjo, Railan, Camutanga, João  Vitor e Edson Lucas; Dudu, Rodrigo Andrade e Mateusinho; Osvaldo, Gamalho e Iury. (Ze Hugo, Giovanne, Welder, Nem e Mateus Trindade).     

- Arbitragem FIFA/DF, com Sávio Pereira Sampaio no apito. Contemporizador.  


*

Pela rodada 34ª, o Vitória enfrenta o Juventude/RS, domingo, dia 29, às 19h, no Barradão. Casa cheia, festa vermelha e preta.


*

 Pela Série A, neste sábado, às 18h30, na Fonte Nova, Bahia x Fortaleza, pela 28ª rodada. Clássico nordestino, rivalidade à flor da pele.  

 

**