Esporte

ESPANHA, PORTUGAL E MARROCOS SERÃO SEDES DA COPA DO MUNDO DE 2030

Pela primeira vez na história, o Mundial será disputado em três continentes e seis países.
da Redação , Salvador | 04/10/2023 às 12:34
Valência, Espanha
Foto: BJÁ
   A Copa do Mundo de 2030 terá um formato inédito: o jogo de abertura será em Montevidéu, como homenagem à primeira edição do Mundial, disputado em 1930.

Também haverá jogos da primeira rodada na Argentina e no Paraguai. Daí por diante, as demais partidas do torneio serão em Espanha, Portugal e Marrocos.

A decisão foi tomada nesta quarta-feira, pelo Conselho da Fifa, e anunciada em entrevista coletiva pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.

A Fifa pretendia anunciar a sede da Copa de 2030 apenas em outubro do ano que vem, mas tanto Domínguez quanto o presidente da federação paraguaia de futebol, Robert Harrison, afirmaram abertamente que o Mundial será dividido.

– A Copa do Mundo do Centenário, 100 anos depois da primeira, não poderia ficar longe da América do Sul, onde tudo começou. A Copa do Mundo de 2030 será disputada em três continentes. Vamos começar aqui e vamos terminar na Europa, onde será a final – declarou Domínguez.

O Mundial de 2030, tal qual o de de 2026, será disputado por 48 seleções e terá 104 partidos. Com o anúncio desta quarta-feira, Argentina, Paraguai e Uruguai já estão garantidos no torneio. O mesmo vale para Espanha, Portugal e Marrocos. Também já estão classificados.