Esporte

SALVADOR PROMOVE CERTIFICAÇÃO DE TURMA DO ‘JOVEM APRENDIZ PARA O REMO’

Salvador promove certificação da 1º turma do Brasil do programa ‘Jovem Aprendiz para o Remo’
Secom Salvador , Salvador | 30/09/2023 às 15:34
Salvador promove certificação da 1º turma do Brasil do programa ‘Jovem Aprendiz para o Remo’
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

A primeira turma do Brasil capacitada pelo programa “Jovem Aprendiz para o Remo” foi certificada em Salvador nesta sexta-feira (29). Os 30 adolescentes em situação de vulnerabilidade social que participaram do curso receberam os seus atestados de conclusão num evento realizado pela Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) em parceria com o clube de canoagem Kaiaulu Va e o Instituto Sagrado Coração de Jesus. A cerimônia aconteceu no colégio com nome homônimo ao do instituto, localizado em Nazaré.  

 

Feliz por integrar a primeira turma de resgate, prevenção e salvamento aquático, Caíque Andrade, de 19 anos, comentou sobre como irá aplicar o aprendizado do curso no dia a dia. Morador da Gamboa de Baixo e instrutor na Praia da Preguiça, o jovem afirma que as noções vão ajudar muito no exercício do trabalho qualificado. “Já fico na Preguiça orientando as pessoas que entram no mar para praticar a atividade. Gostei muito do módulo sobre salvamento e resgate aquático. Tomara que nunca precise usar, mas caso necessite, me sinto pronto”, brincou o rapaz.  

 

De acordo com Geovane Araújo, de 18 anos, o curso foi fundamental para a aquisição de noções precisas de como salvar vidas no momento de um afogamento. “Aprendemos a ter uma visão mais ampla. Um ou dois minutos fazem a diferença, então a gente precisa atuar com precisão”, destaca.

 

O coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, considera que o curso é uma ferramenta social e profissional que faz a diferença no futuro dos jovens. “Me sinto lisonjeado em fazer parte de algo tão grandioso, que é levar apoio aos jovens através do esporte e trabalho. Formamos pessoas de família, agora certificadas e com habilidades que foram implantadas através do projeto”, definiu Kailani, acrescentando que entre os objetivos da Salvamar está a participação em projetos sociais que ampliam o conhecimento com relação à prevenção e salvamento de afogamentos.

 

Para o chefe de setor de prevenção e treinamento da Salvamar, Jou Alexandre, o curso é de grande valia porque visa facilitar o aprendizado aos jovens, capacitando-os com metodologia de conteúdo adequada sobre o remo. “Estamos felizes e orgulhosos em encontrar pessoas e organizações que acreditam, junto conosco, na transformação social através do esporte”, disse, durante a palestra.

 

Lorena Lago, fundadora do Kaiaulu Va, assinala que todas essas ações trazem transformações para a vida dos jovens, através da educação e segurança. “Estamos felizes e orgulhosos em encontrar pessoas e instituições que sonham junto com a gente para promover capacitação e transformação na vida dos nossos jovens. A certificação da Salvamar para a ‘1ª Turma do Brasil de Aprendizagem Profissional de Remo’ representa educação como instrumento de prevenção para segurança marítima do esporte”, frisa.

 

Formação - A segunda turma da capacitação será formada por pessoas com deficiência (PcD's). O curso conta com a parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Instituto Sagrado Coração de Jesus (PapSagrado) e Associação de Remo Salvador (ARS).

 

O conteúdo com carga horária e plano de aula foi direcionado para os temas: “Modalidades de Remo e suas Diferenças”, “Condicionamento Físico”, “Manutenção e Regulagem de Equipamentos”, “Técnicas de Primeiros Socorros”, “Técnicas de Remada”, “Especialização em Resgate”, “Prevenção de Afogamento” e “Noções Básicas de Primeiros Socorros”.