O Desafio Arara de Lear, competição de ciclismo que acontece em Euclides da Cunha, reuniu neste domingo (17/janeiro) 177 atletas de várias regiões da Bahia. A disputa era válida pelo Campeonato Baiano de Ciclismo e foi acompanhada do início ao fim pela Federação Baiana de Ciclismo (FBC).
Foram premiados atletas em 23 categorias distintas. Segundo o idealizador e organizador, Edvânio Pereira, o resultado foi excelente, e ele destacou, também, o papel social do evento. “O Desafio Arara de Lear, além de promover estas trilhas maravilhosas, essa competição federada, que faz parte do ranking baiano, ele, como contrapartida, destina 10% das inscrições feitas pelos atletas para o Jardins da Arara de Lear em prol da preservação da espécie”, lembra.
O atleta euclidense Daniel Oliveira da Silva, o Ligeirinho, conquistou o primeiro lugar da categoria principal, a Elite, com um tempo de 2h56min. “Ganhar em casa sempre é bom, uma expectativa maravilhosa, o coração bate mais forte, uma preparação a semana toda para correr esse Desafio aqui hoje. Não é nada fácil correr em casa, representar esse povo euclidense, que é muito maravilhoso, tem sempre uma torcida carinhosa por mim”, disse o atleta logo após cruzar a linha de chegada.
Madrinha do evento, a deputada estadual Fátima Nunes também destacou a contribuição do Desafio Arara de Lear para o meio ambiente. “Uma competição que é ranqueada e faz um chamamento da nossa atenção para o cuidado com a natureza, o cuidado com os animais, principalmente a arara-azul-de-lear. Nós sabemos que tudo isso faz parte do nosso sertão, e o esporte é vida, é cultura, é arte, é saúde também, então parabéns para todos que prepararam e que participaram. Estamos juntos para novos desafios”, disse a parlamentar.
Quem também marcou presença foi o prefeito do município, Luciano Pinheiro. “Um evento muito bem organizado. Quero parabenizar todos os organizadores, parabenizar todos os atletas, as famílias que vieram prestigiar esse evento, e é um orgulho muito grande nesses 90 anos de emancipação política. O prefeito Luciano está aqui prestigiando e incentivando esse esporte que só cresce na Bahia e em todo o Brasil”, disse.
Confira abaixo os primeiros colocados de cada categoria.
Sub 30 – Danilo Santos da Luz (Entre Rios)
Dupla Masculina – Arthur Luid Lima Gomes e Jonatas Pablo Damasceno (Macururé)
Sport A Masculino – Elber Alves de Souza (Cansanção)
Sport B Masculino – Manoel Gonçalves Costa (Euclides da Cunha)
Sport C Masculino – Aureo de Almeida Pereira (Conceição do Coité)
Sport Feminino – Sara de Souza Felix (Uauá)
Master A1 – Rogério Leite (Feira de Santana)
Master A2 – Ederlando Santos (Capim Grosso)
Master B1 – João do Nascimento Rangel (Ilhéus)
Master B2 – Gilson Ricardo Galvão (Feira de Santana)
Master C1 – Regivaldo Marques Moreira (Senhor do Bonfim)
Master C2 – Antonio Carlos Conceição de Jesus (Feira de Santana)
Master A Feminino – Edlaine Pinho dos Santos (Capim Grosso)
Master B Feminino – Rosecleide Moreira Carneiro Almeida (São Domingos)
Elite Feminino – Adriana Santana Macedo (Irará)
Elite Masculino – Daniel Oliveira da Silva (Euclides da Cunha)
Iniciante A Masculino – José Carlos Felix Maia (Macururé)
Iniciante B Masculino – Mateus Pinheiro Cruz (Nordestina)
Iniciante Feminino A – Clenilda Cerqueira (Monte Santo)
Iniciante Feminino B – Érica Nascimento Arauna (Euclides da Cunha)
Junior – Geovane Carvalho de Souza (Euclides da Cunha)
PNE – Tiago Santos da Silva (Macururé)
Nelore - Marcos de Oliveira Souza (Conceição do Coité)