Mais respeito à história do Bahia
ZedeJesusBarrêto , Salvador |
03/01/2023 às 10:06
A caminho do centenário
Foto: ECB
Meu sonho tricolorido de primeiro do ano, data do aniversário de criação do Bahia, time de futebol (em 1931): - na procissão do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, pelas águas azuis da Baía de Todos-os-Santos, em direção à igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, eu via majestoso um saveiro com os panos de suas velas em vermelho, azul e branco, e dentro dele seguia uma pequena e afinada banda tocando o hino do Professor Adroaldo Ribeiro Costa e outros cantos sacro-populares, além de atletas de hoje e ex-atletas que fizeram a história do clube, no clima, e todos queriam fotografa e filmar a embarcação do Bahia, notícia de grandeza.
Era um sonho. Foi.
Apois, no 1º do ano, mais um aniversário cocho, sem vibração... como vem acontecendo há muito tempo, a despeito dos marqueteiros de plantão bem assalariados. São 92 anos de muitas histórias e feitos e labutas. Mas parece que nem baianos são (né, Sr Bellintani?), nem sabem o que é um saveiro, tampouco uma ‘Boa Viagem’. Mas tiveram a coragem de sujar o ‘manto sagrado’ com óleo preto, por conta um politicamente correto qualquer. Sujou. Camisa cor de couro, de Leônico? Não, isso não é o Bahia de Teixeira Gomes, Gereco, Biriba, Roberto Rebouças, Baiaco, Beijoca, Zé Carlos... do ‘Somos da Turma Tricolor, a voz do campeão’, do ’ninguém nos vencer em vibração’. Respeites o simbolismo imenso do azul, vermelho e branco. Faz favor.
*
Novidades
Bem, em 2023... um novo Bahia, tipo empresa multinacional, desponta. Não adianta choramingar, é o destino... tem de dar certo, pois. Nos resta torcer, fiscalizar, cobrar...
O fato novo é que nunca tínhamos visto um começo de temporada com tantas mudanças, transformações, novidades.
- De volta à Primeira Divisão, Série A, o Bahia SAF, City, embuchado, dispensou 15 atletas da campanha 2022 (outros mais sairão) e já contratou 11, um time inteiro, a maioria de atletas jovens, mais ou menos rodados, promissores... uma aposta. Uma comissão técnica gabaritada no exterior, comandada por um português (Renato Paiva, 52 anos), métodos e treinamentos novos, rigores profissionais... Vamos ver no que isso tudo vai dar quando a bola rolar.
- Chegaram: Marcos Felipe (goleiro); Kanu, David Duarte, Marcos Vitor, Raul Gustavo (zagueiros); Acevedo e Diego Rosa (meio-campistas); Ciel, Everaldo, Kayky ... as caras novas do CT Evaristo de Macedo.
- O jovem lateral direito André foi novamente convocado para a Seleção Brasileira sub 20. Um menino que tem aprovado. Os olhos dos novos ‘donos’ do clube estão focados na meninada, as divisões de base, as crias da casa.
- O Tricolor começa as atividades pra valer no dia 11, em Pituaçu, estreando pelo Baianão, contra Juazeirense. Quem joga?
*
Rubro-Negro
O Vitória faz seu primeiro jogo no Campeonato Baiano na Arena Cajueiro, em Feira de Santana, dia 12, às 19h15, contra o Bahia de Feira.
A equipe treina com afinco no Barradão há mais de 15 dias, sob comando do treinador João Burse, mantido. Há uma base com atletas da campanha de 2022, mais os jovens da sempre frutuosa divisão de base do clube e algumas contratações de jogadores bem rodados, já passados dos 30, para segurar a onda da meninada e o peso das pressões.
Já chegaram o avante Osvaldo, o artilheiro Leo Gamalho, a volta do zagueirão Denkler, a vinda do lateral Zeca e mais os desconhecidos meio-campistas Gegê e um camisa 10 argentino Diego Torres.
Se o elenco vai dar liga em campo e como Burse vai arrumar o time, um jeito competitivo de jogar só saberemos com a bola rolando em campo, com os resultados. Por enquanto, confiança, apreensão e curiosidade.
*
Copinha São Paulo 2023
A competição de garotos sub-20 Já começou nessa segunda, dia 2. É time pra bater de pau. Dos baianos temos Bahia, Vitória, Vitória da Conquista, Juazeirense e Canaã.
O Vitória integra o Grupo 23, que tem mais o Paraná e os desconhecidos (arrumadinho de empresários a fim de negócios com as revelações) Aster e Ska Brasil. O rubro-negro baiano estreia na terça, dia 3 às 16h15, contra o Aster, em Santana do Parnaíba.
*
O Bahia começa na competição às 13h dessa quarta, dia 4, contra o Operário, em São Bernardo. No grupo 25, do Tricolor, estão ainda o CSA e o São Bernardo. Um grupo teoricamente mais difícil.
*
Bem, é só o começo de uma longa temporada de Baianão, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Série A e Série B...
*
Pelé
Nesta terça, o corpo de Edson Arantes do Nascimento, que encarnou a entidade Rei Pelé, será sepultado, com todas as honras merecidas.
Nos resta agora torcer para que, por conta do Pelé, o cidadão Edson Arantes seja acolhido nos céus.
“Que Deus o tenha no reino da Vossa glória!”.
*