O Brasil entra em campo, no Estádio Education City, às 12h desta sexta. Enfrenta a Croácia, atual vice-campeã do mundo. Com arbitragem inglesa, Michael Oliver no apito.
ZedeJesusBarrêto , Salvador |
08/12/2022 às 16:12
Brincadeira com Vinicius Jr
Foto: Lucas Figueiredo, CBF
“A bola quando chegava na pequena área me procurava: ‘Cadê Dadá?’
Eu a cumprimentava e botava ela pra dormir na rede. Viramos amantes.”
(Dario, artilheiro, o Dadá Maravilha)
*
Uma sexta e sábado decisivos nos campos do Catar, dois jogos por dia, eliminatórios, de quarta de final da Copa do Mundo. Somente quatro continuam na disputa do título.
Na sexta: Brasil x Croácia; Holanda x Argentina.
No sábado: Marrocos x Portugal; Inglaterra x França.
**
Seleção brasileira
- O Brasil entra em campo, no Estádio Education City, às 12h desta sexta. Enfrenta a Croácia, atual vice-campeã do mundo. Com arbitragem inglesa, Michael Oliver no apito.
- Neymar em campo, mais inteiro, a dúvida de Tite está na lateral esquerda, com o retorno de Alex Sandro aos treinamentos, recuperado de um estirão no músculo dos quadris. Era o titular da equipe. Retoma a posição ou o treinador vai manter Danilo deslocado, improvisado – como jogou na goleada contra a Coreia – na esquerda e Militão mantido na lateral direita?
O provável time: Àlison, Militão (Danilo), Thiago Silva, Marquinhos e Alex Sandro (Danilo); Casemiro, Paquetá, Neymar; Raphinha, Richarliso e Vini Jr.
Trocemos por mais dancinhas.
*
A Croácia não é um time bobo. Tem um bom goleiro, Livakovic; o veterano zagueiro Lovren (33 anos); o jovem zagueiro revelação Gvardiol (20 anos); o bom lateral canhoto Sosa; os meio-campistas Modric (escolhido como craque da Copa da Rússia), Kovacic, Perisic e o grandalhão centroavante artilheiro Petkovic, de 1m93, 28 anos. O treinador, Zlatko Dalic, 56 anos, é um amante estudioso do futebol brasileiro. Vai por dificuldades, armar arapucas.
A seleção brasileira é favorita, mas não vai encontrar moleza.
**
Messi na fita
Mais tarde, às 16h, no Estádio Lusail, Argentina x Holanda, um clássico, difícil prognóstico. Os dois já disputaram uma final de Copa, em 1978, nos enlameados gramados do nosso vizinho do Plata, que venceu o jogo, duríssimo, na prorrogação, com participação decisiva do meia camisa 10 Mário Kempes. Arbitragem espanhola, Antonio Mateio soprando o apito.
Os argentinos sonham com o título de Messi, 36 anos, na sua copa derradeira. O treinador Lionel Scaloni tem problemas: o Meia atacante Di maria e o meia apiiador De Paulo mal treinaram esta semana, são dúvidas e suas ausências significam grandes desfalques.
A Holanda de Luis Van Gaal, treinador experiente, está inteira e crescente na competição. Tem um goleiro de 2 metros, Nuppert, o zagueiraço Virgil Van Dijk, o bom lateral direito Dumfries, o meio-campista De Jong (do Barcelona) e Menphis Depay no ataque.
Expectativa de um jogão de bola.
*
Os irmãos gajos, Mbappé ...
No sábado, 12h, o esfuziante Portugal (sem o CR7) que atropelou a Suíça (6 x 1), contra o surpreendente Marrocos. São vizinhos, ou bem próximos, 14 km de mar os separam. Tudo pode acontecer. Uma nova goleada dos gajos ou ... zebra norte-africana pintando no Al Thumama, em Doha.
Mais tarde, às 16 h, no Al Bayt, o grande clássico europeu, digno de uma final de Copa, Inglaterra x França. Os ingleses fazem uma boa competição, com destaques para o veterano avante Kane e o jovem meio-campista Bellignham, jogando demais. A França ... bem, ‘Les Bleus’ são os atuais campeões do mundo e têm um cara goleador chamado Mbappé. Basta?
Duelo imperdível.
**
Minha seleção das oitavas de final:
Bono, Hakimi, Thiago Silva, Van Dijk e Theo Gonzalez; Casemiro, Bruno Fernandes e Bellingham; Messi, Gonçalo (o jovem portuga) e Mbappé.
*
Queda espanhola
A derrota da Espanha para Marrocos (nos pênaltis) e desclassificação da jovem seleção do tic-tac derrubou o treinador Luiz Enrique. Sobrou posse de bola e faltaram objetividade e um bom artilheiro aos espanhóis. Futebol é gol, bola na rede.
- Dança, Brasil! Faltam três jogos para o hexa.
Viva Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia.