Os coreanos são ágeis e impetuosos
Tasso Franco , Salvador |
02/12/2022 às 19:07
Coreanos a nossa espera
Foto: REP
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A seleção de futebol do Brasil sentiu na pele no jogo contra Camarões o que significa jogar com raça e vencer uma partida aparentemente perdida, uma vez que o goleiro africano fez grandes defesas em alguns chutes do Martinelli. Fora isso, os atletas de Tite precisam entender que estão jogando uma Copa do Mundo e os juizes não marcam faltas bobas que estamos acostumados a ver no Brasil e até na Europa e nem adianta reclamar. Caiu - e como caem nossos atletas - tem que levantar e rápido, sem choro nem vela.
2. O time brasileiro não fez uma boa partida, mas não decepcionou apesar da derrota, o que, aliás, já aconteceu com a França e a Espanha. Não se entende porque poupar Richarlisson, Paquetá, Alisson, Casemiro e Vinicius Jr se os atletas foram ao Catar jogar. Só fazem isso na vida têm todo um preparo fisico e técnico, mordomias de várias naturezas, fisioterapias múltiplas, hotéis maravilhosos para descansarem, comida de primeira qualidade, assistências médica, dentária e psicologica, encontro com as familias, então deveriam ter jogado.
3. Há de se dizer que um deles poderia se machucar, mas isso é do futebol. Neymar Jr já se machucou; Danilo idem; Alex Sandro também. Os reservas foram convocados para substitui-los. Agora colocar um time quase todo de reservas sem entrosamento não dá. E a seleção levou 1x0 de Camaçarões de time mediano, porém que jogou com uma raça impressionante. Anthony - bom jogador, mas leve - foi ao chão umas dez vezes; Gabriel de Jesus zanzando no ataque; Pedro que entrou em seu lugar caindo demais.
4. Bem, creio que Tite deve absorver a lição e exigir mais vigor, mais força (aliada a técnica) contra a Coreia do Sul, um time que jogo rápido e tem atacantes perigosos. O Brasil para sair da defesa para o ataque leva 'meia hora', lento demais. É um toquinho pra lá; toquinho pra cá. Não tempos cobradores de faltas em tiros diretos. Só acertam as barreiras ou o céu. Então, é melhor utilizar alguma jogada ensaiadas.
5. Às vezes, também, uma derrota serve de alerta. E, os especialistas em tudo dizem que sempre se tira algum proveito de uma derrota. A Argentina começou a Copa perdendo e deu a volta por cima. Já é outro time, outro espírito de luta. A seleção brasileiras tem que assimilar, mais do que nunca, que Copa do Mundo é pra pirão, é jogo com sangue e suor.
*****
6. A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vai reabrir novos leitos de enfermaria para tratamento dos casos de Covid-19, no Hospital Sagrada Família, em Monte Serrat. Os detalhes da ação serão divulgados neste sábado (3), às 8h, no próprio local, pelo prefeito Bruno Reis e secretário da SMS, Decio Martins.
7. A medida está sendo adotada devido ao mais recente aumento do número de casos do coronavírus que, até o momento, a maioria é de quadros leves, aliviando a demanda das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Além da abertura de novos leitos no equipamento que atende toda a região da Cidade Baixa, a SMS também ampliou na cidade os pontos de testagens, que passaram a funcionar também na UPA Barris, no Centro de Saúde Maria da Conceição Imbassahy, em Pau Miúdo, e no fim de linha de Brotas.
8. Os profissionais de saúde, que atuam na rede de Lauro de Freitas, estão sendo capacitados sobre as Profilaxias Pré e Pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP). A atividade faz parte da programação da Campanha do Dezembro Vermelho, com diversas mobilizações voltadas para a conscientização da população e enfrentamento ao vírus.
9. As capacitações foram iniciadas nesta sexta (02) e seguem até a próxima quinta-feira (08), com visitas em todas as unidades de saúde, urgência e emergência. A ação está sendo coordenada pelo Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado (CTA/ SAE) do município.
10. Durante as capacitações, os profissionais de saúde conheceram os prazos para aplicação dos medicamentos, formas de manuseio e os públicos específicos, definidos pelo Ministério da Saúde de acordo com boletins epidemiológicos.
11. O coordenador do CTA, Djair de Deus, explica que a atividade itinerante visa reciclar o conhecimento dos profissionais e melhorar o atendimento ao público. “Decidimos fazer atividades externas para facilitar o acesso de todos. Estamos passando informações importantes sobre as profilaxias disponíveis, mas que muita gente desconhece. São medicamentos fundamentais para combater a Aids”, disse.
12. As capacitações estão sendo feitas com base em recomendações de Protocolo Clínico, para habilitar os profissionais em um atendimento de qualidade, eficaz e seguro. A enfermeira Adriana Souza, que atua na USF de Chafariz, estava atenta a todas as orientações passadas pela equipe do CTA.
13. “É muito bom aprender um pouco mais e ampliar o nosso conhecimento. Muita gente nem sabe que tem essa medicação disponível no município, então temos que estar treinados para orientar e esclarecer todas as dúvidas dos pacientes”, comentou.
14. Atualmente, no município de Lauro de Freitas, a profilaxia pré-exposição (PrEP) está disponível na sede do CTA, localizada no bairro de Vila Praiana. Já a Profilaxia Pós Exposição (PEP) está disponível no CTA e na UPA da Itinga. Em breve, também será implantada no PA Nelson Barros e PA de Areia Branca. Para mais informações: (71) 3369-9501.
15. Um fato novo nas arquibancadas dos brasileiros no Catar foram as imagens sobre Pelé, com camisas e até uma bandeira grande. Pelé está internado no Albert Einstein e seu estado de saúde é preocupante.
16. Após dois anos acontecendo de maneira restrita devido à pandemia, a Festa de Santa Bárbara retorna ao seu formato tradicional no próximo dia 04 de dezembro, domingo. Realizada pela Irmandade do Rosário dos Pretos, com apoio do Centro de Culturas Populares e Identitárias da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, a celebração de cerca de 380 anos é Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia, registrado pelo Instituto do Patrimônio Artística e Cultural.
17. Milhares de pessoas são aguardadas para participar da Missa Campal no Largo do Pelourinho, que terá início às 8h. Os devotos tradicionalmente vestem roupas vermelhas e brancas para a ocasião, formando um lindo tapete no Pelourinho. Outro item recomendado neste ano são as máscaras de proteção facial contra o Covid-19, visando o cuidado de todos que estarão partilhando deste momento de comunhão e reencontro.
18. A Festa de Santa Bárbara abre o calendário de festas populares da Bahia, apresentando características como o sincretismo religioso, por reunir fieis de diversas religiões, especialmente do catolicismo e do candomblé, que a identifica com Iansã; e o contraste entre o sagrado e profano, quando ao final das manifestações religiosas todos se reúnem para o samba. A programação do próximo domingo não será diferente, e como manda a tradição, na parte da tarde vai contar com atrações nos largos do Pelourinho.
19. A programação artística do palco principal no Largo do Pelourinho começa às 13h, sendo aberta pela sambista Gal do Beco. Mais tarde, às 16h, quem sobe ao palco é a cantora Márcia Short. Fechando as celebrações, o Grupo Movimento se apresenta a partir das 18h.
20. No Largo Pedro Archanjo a programação terá início às 15h com o grupo Samba de Oyá, em seguida, às 17h, é a vez do Samba do Pretinho. Tem samba também no Largo Tereza Batista, começando às 15h com o grupo Pinotte, e às 17h com o Afrosambah. Já no Largo Quincas Berro D’Água a temperatura vai subir com a galera do Samba 40°, a partir das 15h, e dando lugar para o grupo Samba Maria, às 17h.
21. Todos os shows são gratuitos, e seguindo o decreto estadual vigente para eventos com controle de acesso e público, para adentrar aos largos será exigido o uso da máscara de proteção facial contra a Covid-19 e a comprovação de vacina (Certificado COVID – ConecteSUS).