Esporte

O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO MUNDO DA BOLA, por ZÉDEJESUSBARRÊTO

As jogadoras da seleção de futebol feminino do Brasil em alta sob o comando de Pia
ZedeJesusBarrêto , Salvador | 27/07/2022 às 23:09
Brasil 2x0 Paraguai
Foto: Tais Magalhães CBF
    O que de melhor e pior está acontecendo?

Futebol feminino

- Brasil x Colômbia é a final da Copa América feminina.

   O Brasil, treinado por Pia Sundhage, bateu na semifinal o Paraguai por 2 x 0. A equipe brasileira está invicta na competição e sem sofrer um gol sequer. Favoritíssima, apesar de o jogo ser na Colômbia/Bogotá, contra as donas da casa, que venceram a Argentina por 1 x 0. 

   A Seleção Feminina Brasileira já tem vaga garantida no Mundial/2023 e nos Jogos Olímpicos 2024/Paris.  Que venho a título da Copa América.  A final acontece na noite do próximo sábado, 21h.

*

 - Inglaterra x Alemanha é a final da Eurocopa feminina, em Londres, no domingo.

    Nas semifinais, as inglesas atropelaram as suecas (4 x 0) e as alemãs venceram as francesas por 2 x 1, numa partida bem mais dura. As equipes finalistas são robustas, bem treinadas e levam a campo uma rivalidade histórica.

*

  Diferente do que acontece na nossa atrasada latino-américa, os duelos entre seleções femininas da Europa têm levado público de encher os olhos nas arquibancadas, com muitas bandeiras e crianças colorindo. Imagens belíssimas, jogos com boa técnica, uma festa a cada disputa.  Cá, ainda engatinhamos.

**

 Um supercampeão

 Todo foco e homenagens ao superatleta brasileiro Alison dos Santos, campeão mundial (titulo conquistado no fim de semana), recordista em corrida com barreiras. Exemplo de superação em todos os sentidos.

**

Série B

Bahia x Náutico jogam sábado, na Fonte Nova.   O Tricolor tem 5 jogos seguidos sem vencer em casa, diante de seu torcedor apaixonado mas cabreiro.  O time treinado por Enderson Moreia continua  entre os quatro primeiros da tabela de classificação, na quarta posição, com 34 pontos ganhos, mas a gordurinha feita na primeira etapa da competição tá enxugando a cada rodada e a segunda etapa é historicamente mais renhida, mais difícil. O Tricolor precisa de reforços, sobretudo no meio campo e ataque, carece de bons armadores e finalizadores. O treinador tem desfalques para enfrentar o Timbu pernambucano: Patrick e Marco Antonio machucados, Mugni punido com cartões. Qualquer resultado que não seja um bom triunfo pode provocar uma crise, porque a torcida vai ‘pegar no pé’.

  São dois jogos seguidos na Fonte, contra Náutico e CSA, na terça da próxima semana. O foco são os seis pontos ou ... a coisa vai ficar feia. Cada jogo, a partir de agora, é uma decisão. Concentração e entrega total é o que se exige nesse momento.

**

 Série C

 No domingo, pela série C, na obrigação de ganhar para continuar com esperanças de classificação na primeira etapa da competição, o Vitória recebe o ABC, que vem fazendo boa campanha e vencendo jogos fora de casa. A diretoria do Rubro-negro espera o reforço das arquibancadas: 30 mil torcedores empurrado o Leão pra cima do adversário. Faltam três jogos, 9 pontos: ABC, depois o Mirassol (líder) no interior paulista e, fechando, o Brasil de Pelotas, no Barradão. Três finais, não pode pensar diferente.  

**

 Cadê o craque?

 Momento de indigência técnica vive o futebol baiano. Não temos hoje um só craque. Os elencos de Bahia e Vitória, nossas duas maiores equipes, dão dó. Atacantes que não sabem fazer gols, meias que não passam e não chutam, defensores sem categoria, goleiros meia-boca.

Mas temos facções de torcidas uniformizadas, dirigentes de bolso cheio armando com empresários de ‘atletas’, um campeonato estadual chinfrim, um intermunicipal desfigurado, campinhos ruins, arbitragens desastrosas e muito tititi, mimimi, e 171, pra engabelar torcedor bobo. 

*

 Confusões

 No fim de semana, pelo interior, confusão nos jogos das semifinais do “Baianinho”, série B, que definiram já duas equipes que sobem para a Série A, que vão disputar o Baianão 2023: Itabuna e Jacobinense.  No jogo de Jacobina (contra o Juazeiro), o presidente do time local, que é o ‘pastor’ Manassés, ao lado do filho, agrediu (agrediram ambos) covardemente diretores da equipe visitante. Foram punidos pela FBF e o campo de Jacobina ‘rifado’, sem condições de segurança para outros jogos. Até onde? Saberemos adiante.   

 

**

Copa do Brasil

 Começaram as Quartas de final da competição: 

 Nessa quarta, 21 h: Atlético Goiás x Corínthians; Flamengo x Athlético Paranaense.

Na quinta: Fortaleza x Fluminense; São Paulo x América Mineiro.

Tem volta, em agosto.