Esporte

NOVA ILUMINAÇÃO EM LED JÁ ALCANÇOU 120 CAMPOS E QUADRAS DE SALVADOR

O projeto “Clareou, é Gol!” investe na economia de recursos, segurança e conforto dos soteropolitanos que praticam esportes à noite
Secom Salvador , Salvador | 30/06/2022 às 08:01
Nova iluminação em LED já alcançou 120 campos e quadras de Salvador
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Os campos e quadras públicas de Salvador estão passando por melhorias. As equipes da Diretoria de Iluminação e Serviços Públicos (Dsip) estão realizando vistorias nos equipamentos, que serão modernizados com iluminação em Led, até o final de 2022. O projeto “Clareou, é Gol!” investe na economia de recursos, segurança e conforto dos soteropolitanos que praticam esportes à noite.

 

Até o momento, cerca de 120 dos aproximadamente 500 equipamentos esportivos foram modernizados em toda a capital, com investimento de R$5 milhões. Segundo a Dsip, nesta segunda etapa, deverão ser modernizados mais 100 campos e quadras. Alguns dos espaços que receberam a iluminação em LED foram o campo Bananeiras, na Ilha de Maré; Campo do Carlitão, em Rio Sena; Campo do Gesso, em Jardim Nova Esperança; quadra da Rua Aristides Milton, em Itapuã; Campo do Paraíso, em São Caetano; quadra da Praça dos Esportes, em Paripe; e o Campo Arena Coutos, em Coutos.

 

De acordo com Jucimar Setúbal, coordenador de Iluminação de Campos e Quadras da Dsip, outras 350 áreas serão modernizadas e 32 receberão obras de infraestrutura elétrica, com instalação de postes e dos projetores em LED. “Quando os refletores convencionais são substituídos por equipamentos em LED toda a comunidade ganha. Há um menor consumo de energia, baixo custo de manutenção e luminárias com garantia mínima de cinco anos”, disse Setúbal.

 

Segundo o gerente, a tecnologia também gera benefícios visíveis e claros para toda a comunidade. “Um deles é uma iluminação de melhor qualidade, que gera maior luminosidade e sensação de segurança”, detalhou. A meta do projeto “Clareou, É Gol!” é instalar os projetores LED em novos campos e quadras, ou substituir os projetores metálicos a vapor existentes.

 

Antes e depois – Morador do bairro da Boca do Rio desde que nasceu, o autônomo Neidson Gomes, de 29 anos, relembra a situação do campo do Imeja, na orla do bairro, antes da requalificação. “Antigamente a gente sofria com iluminação, era horrível. Um dia estava perfeito, no outro nada funcionava. Já jogamos com apenas um refletor funcionando, era raro ver todos em funcionamento”.

 

Hoje, segundo ele, "quem não conhece acha que é campo profissional, por conta da iluminação, chamando a atenção de todos. E desde a requalificação não tivemos mais problemas”, completa.