Esporte

PREFEITURA INAUGURA BIKE COMUNIDADE EM SÃO CAETANO

A iniciativa faz parte do Movimento Salvador Vai de Bike
Secom Salvador , Salvador | 19/08/2021 às 19:49
Prefeitura inaugura Bike Comunidade em São Caetano
Foto: Adam Vidal/Segov

Em celebração pelo Dia Nacional do Ciclista, a Prefeitura entregou, nesta quinta-feira (19), a unidade Bike Comunidade na 1ª Travessa da Vila Camurujipe, no bairro do São Caetano. A iniciativa faz parte do Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB) e foi realizado em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa), com o objetivo de estimular o uso da bicicleta como meio de geração de emprego e renda, bem como modal de transporte sustentável e gratuito no trajeto casa-emprego-casa.

 

"Hoje é um dia muito simbólico. Nesse evento, a bike significa respeito ao corpo, à saúde, à natureza e também serve à comunidade. Já tem comerciante que vai usar a bike no seu delivery e o morador pode ir pedalando para seu emprego sem pagar transporte”, disse a vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos.

 

Além da disponibilização de dez bikes para uso comunitário, foi ministrada a oficina “Manutenção Básica de Bicicletas" para moradores de São Caetano. A vice-prefeita anunciou ainda que a Empresa Salvador Turismo (Saltur) está em conversação com o Senac para a oferta de cursos profissionalizantes no âmbito do Bike Comunidade.

 

"Esse projeto tem feito a diferença em todos os locais onde foi instalado e, a partir dele, queremos estreitar o laço das ações ligadas à bike dentro das comunidades, principalmente quando se trata em gerar renda e trabalho para as pessoas", reforçou o coordenador do MSVB e presidente da Saltur, Isaac Edington.

 

Daniela Farias, mãe de um dos jovens que participaram da oficina, comentou sobre a importância da ação para os residentes da 1ª Travessa da Vila Camurujipe, em São Caetano. “Agradeço à Prefeitura e à Cufa, que têm nos ajudado muito aqui. Esse projeto da bicicleta é muito importante para os jovens da comunidade, uma oportunidade que chega num momento difícil para a gente conseguir emprego e ajudar com as despesas de casa”, avaliou.

 

Próximas atividades – Nesta sexta-feira (20), na sequência da programação de uma semana dedicada aos ciclistas, a oficina "Manutenção Básica de Bicicleta" será realizada na sede do Bike Comunidade de Vila Matos (Rio Vermelho).

 

No mesmo dia, ocorre a iniciativa “Multa Moral”, a partir das 11h, nas imediações do Morro do Cristo, na Barra. Nessa ação de conscientização no trânsito, ciclistas distribuem adesivos que alertam os motoristas sobre os riscos e infrações implicados em se estacionar em vias exclusivas para ciclistas.

 

No sábado (21), é a vez da inauguração da quinta unidade do Bike Comunidade no bairro de Massaranduba, onde também será oferecida a oficina de manutenção de bicicletas. 

 

Pesquisa – O MSVB também está realizando uma pesquisa sobre o perfil do ciclista de Salvador. As informações coletadas servirão para o aprimoramento da estrutura cicloviária da cidade e para a criação de políticas públicas ligadas à mobilidade e ao uso da bicicleta. O link da pesquisa se encontra na biografia do perfil do MSVB no Instagram (@salvadorvaidebike).