Esporte

CRIANÇAS A PARTIR DE 12 ANOS PODEM FREQUENTAR ACADEMIAS DE MUSCULAÇÃO

Equipe da Well Prime aponta benefícios da musculação para jovens atletas
José Mion , Salvador | 30/04/2021 às 11:34
Well Prime
Foto: divulgação
Com a pandemia e por conta da suspensão por um longo período das atividades escolares, houve uma mudança de comportamento das crianças e jovens adolescentes. Muitos pais viram nas academias uma nova atividade para seus filhos passarem o tempo e, unindo o útil ao agradável, cuidando da saúde com todos os protocolos. A Well Prime Academia, na orla da Pituba, foi uma das que viu o número de alunos a partir de 12 anos crescer.
 
Segundo o Diretor Técnico da academia, Tobias Pellegrini, os jovens atletas passam por uma avaliação junto ao professor antes de ser admitido. "Como até certa idade, a criança ou o adolescente ainda está em formação de certas estruturas do corpo, evitamos atividades de alto impacto e atuamos sempre no limiar de adaptação, que é a intensidade perfeita para esta faixa", explica.
 
Enquanto para adultos que buscam hipertrofia o limite é a falha dos músculos, para crianças acima dos 12, o foco é buscar, desde cedo, uma boa relação com a atividade física e a alimentação, otimizando os resultados futuros, ao longo do desenvolvimento. "Até mesmo a frequência ideal do treinamento, a gente indica, para que o corpo possa se recuperar do treino anterior", conta Tobias.
 
Desmistificando o assunto, o também instrutor e personal ressalta os diversos benefícios da atividade física nas academias em idade mais jovem. "Atividades físicas, de maneira geral, colaboram na melhora da composição corporal e de taxas como glicemia e do colesterol, uma preocupação cada vez maior entre pais, com o aumento do número de crianças diabéticas, por exemplo", destaca o profissional.
 
Para ele, as atividades na academia, que devem contemplar outras capacidades físicas além da força, ainda aumentam equilíbrio, coordenação motora e resistência, colaboram no controle de peso, reduzem ansiedade e stress, e são excelentes potencializadoras de disciplina e de concentração nos estudos, além de aumentarem a auto estima e sociabilidade dos jovens.
 
Para mais informações, visite @wellprime.