Esporte

VITÓRIA EMPATA COM CAÇULA NA ABERTURA DO BAIANÃO 2021

Com comentário de ZéJesusBarrêto
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 18/02/2021 às 19:46
Unirb 3x3 Vitória
Foto: ECV


  Uma partida de seis gols e com um empate conseguido pelo estreante e novato UNIRB já nos acréscimos. Assim foi a abertura do Campeonato Baiano 2021, ainda com o ‘coronga’ assustando, o Carneirão vazio, e torcida só pela tevê. 
  O Vitória esteve na frente do placar duas vezes: fez 1 x 0 no primeiro tempo, quando dominou as ações. Na segunda etapa, caiu de ritmo e o Unirb surpreendeu, empatando, 2 x 2. O Leão desempatou (3 x 2) já aos 40’ e parecia ter definido, mas um certo Du Paraíba quebrou a guia rubro-negra no apagar da luzes, com um golaço. 
  O pessoal do time estreante de Alagoinhas vibrou muito com o empate. Afinal, primeiro jogo, histórico, da equipe num campeonato baiano profissional, abertura da competição, enfrentando um Leão rodado, cascudo ...  Ótimo resultado. Tá escrito.  
 *
 Bola rolando
  Noite limpa em Alagoinhas, relvado mastigado no Carneirão (Estádio Antonio Carneiro), arquibancadas às moscas.  Ritmo cadenciado e o Leão tomando as rédeas do jogo, elenco mais rodado.  
  Aos 7 min, o primeiro arremate perigoso: Deivid bateu forte, de fora, o goleiro Deijair (foi da base do Bahia) rebateu. Aos 20’, foi a vez de Fernando Neto testar o goleiro batendo de canhota, rasteiro; Deijair espalmou a escanteio. O Unirb segurando a pressão, apenas.
 - Gol ! 1 x 0 Vitória, Samuel, aos 25 minutos. Cobrança de escanteio de Dudu, da direita, na cabeça de F. Neto, pingou na pequena área e o garoto da base, camisa 9, conferiu, abrindo o placar e marcando o primeiro gol do campeonato. 
 O mesmo Samuel, aos 35’, finalizou de canhota de meio voleio, já dentro da área, mas Deijair catou. Aos 37’, Vico ganhou da zaga, na velocidade, uma bola aprofundada, driblou o goleiro mas perdeu o ângulo e rolou para Deivid encher o pé, fora do alvo. Chance clara de gol desperdiçada.
    Só um time atacou. O Unirb tentou resistir, mas não conseguiu chegar na frente. Domínio do rubro-negro, mas o placar foi minguado no primeiro tempo. Destaques para o estreante João Pedro, bom apoiador, e a presença ne área do avante canhoto Samuel, alto, forte, rápido e ligado. 
  *
  O Leão voltou da merenda mantendo a pressão, atuando sempre nas proximidades da área inimiga.  Samuel tentando, testando Deijair, chutando sempre, mesmo de longe, perigoso.
 - Gol ! 2 x 0 Vitória, aos 12 minutos. Cruzamento da direita de Dudu, na linha da pequena área, a defesa do Unirb parou pedindo impedimento, Deivid escorou de primeira. Gol legal, e de outro menino criado na Toca. 
  - Gol ! 2 x 1, Dedé, aos 15’, escorando de cabeça, livre, cruzamento de Carlos Magno, da direita, em cobrança de falta.  O primeiro gol do UNIRB em campeonato baiano, histórico. E a defensiva do Leão a fraquejar nas bolas alçadas, levando gols de escanteio.
  O time de Alagoinhas se animou, foi para frente, começou a incomodar um pouco, também. O Leão parecia cansado, sem o mesmo ritmo, sem pegada. Aos 30, Du Paraíba ganhou da zaga rubro-negra e bateu rasteiro, raspando o poste, por pouco não empatou. 
  - Gol ! 2 x 2.  Du Paraíba tabelou pela direita, foi ao fundo e bateu cruzado, a bola desviou em Leokovick e enganou o goleiro Yuri, empatando, aos 35 minutos. 
  Rodrigo sentiu a equipe em campo cedendo espaços e trocou jogadores, pôs bateria nova, foi pro ataque. 
- Cadê o VAR?  Gol ! 3 x 2 Vitória. 
  - Aos 40’, o Vitória desempatou, com dois toques na pequena área e um calcanhar de Ruan, livre, quase em cima da linha de gol. O bandeira levantou o mastro, anulando, marcando im -pedimento, mas...  depois de muita discussão, tititi, consultas entre árbitro e bandeira, o gol foi confirmado.  Um zagueiro do Unirb, na linha de fundo, teria dado condições ao atacante do Vitória.
  Aos 45’, Deijair salvou duas vezes em chutes de cara, a queima roupa, o Leão mordendo. Daí... 
 - Golaço ! 3 x 3, aos 47 minutos, UNIRB empatou. Du Paraíba na direita, enviesado, livre, invadiu a área inimiga, Wallace deu espaço e ele bateu de direita, três dedos, seco, rasteiro e no cantinho. A bola bateu no poste e entrou. Justo.   
 *  
Destaques 
 No Vitória, Samuel e Pedro Paulo mostraram qualidades. Dudu, se firmando, e Fernando Neto comandando o meio campo enquanto teve pernas.  
 No Unirb, Du Paraíba, entrou e fez dois gols; o bom lateral Leo Alaba; goleiro Deijair e o zagueiro Dudu...
*
Escalações 
- Unirb : Deijair, Leo Alaba, Dedé, Gustavo e Felipe Maradona; Xodó, Paulinho, Carlos Magno (Wélton) e Dener; Rafael Granja ( Du Paraíba) e Henrique (Vinícius).  Treinador, Laelson Lopes.
  O time é estreante no Campeonato Baiano, tem três anos apenas de fundado a partir de um projeto acadêmico/universitário. Uma folha salarial por volta dos 300 mil reais.   
- Vitória : Yuri, Van, João Victor, Wallace e Leokovick (Pedrinho); João Pedro. Fernando Neto e Dudu (; Vico (Ruan), Samuel (Eron) e David (Luan). Treinador, Rodrigo Chagas. 
  A base mantida da equipe que disputou a Série B, mesclando figuras carimbadas com uma garotada a fim de mostrar a cara – oriundos da base ou recém contratados. 
  
Arbitragem, sem VAR, com Reinaldo Silva de Santana no apito. Sem problemas.
  Transmissão TV E. 
*
 A primeira rodada do Baianão segue no domingo, com jogos às 16h:
 - Bahia x Juazeirense; Fluminense de Feira x Atlético de Alagoinhas; Bahia/Feira x Jacuipense. 
**
   O jogo “decisivo” entre Fortaleza x Bahia, pela Série A, é no sábado, às 21 h, no Castelão /CE
**